Buscar

Genograma e Ecomapa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Genograma e Ecomapa
O que é o Genograma?
É a leitura de um núcleo familiar através de um gráfico. Construído de acordo com as informações coletadas sobre a família e o que está sendo observado. E através dele é possível identificar de forma rápida vários aspectos daquela família.
-Instrumento multiprofissional;
-Representação gráfica;
-Leitura dinâmica do núcleo familiar;
-Identifica componentes da família, as relações, aspecto saúde-doença;
-Planeja as ações e intervenções;
-Cria vínculo indivíduo/família- profissional.
Símbolos do Genograma
Os símbolos podem variar de acordo com o autor, mas o autor sempre traz a legenda para que os símbolos possam ser identificados. Essa imagem acima é do UNASUS. 
-Pessoa índice/paciente zero é o indivíduo que levou o início dessa investigação no núcleo familiar, o indivíduo investigado.
-Coalizão é a união de duas pessoas ou mais contra outra (ex. dois irmãos contra outro irmão, devido as relações não serem boas). A coalizão é muito mais conflito do que uma relação conflituosa. A relação conflituosa você ainda consegue lidar com a pessoa, na coalizão o indivíduo vai contra o outro e se une a outros membros da família para ir contra, é além do conflito.
-Separação conjugal é quando tinham um relacionamento sem ser casados, eles tinham um relacionamento e houve uma separação.
Exemplo de Genograma
A linha vermelha envolvendo a K49, P16, J1, V23, K28 quer dizer que todas essas pessoas dentro desse contorno vivem juntas, morando na mesma casa.
Genograma é isso, as representações de tudo aquilo que acontece na família através do gráfico.
Linhas de relacionamento e de moradia
O que é o Ecomapa?
Identifica as relações e ligações da família e de seus membros com o meio e a comunidade onde habitam (AGOSTINHO, 2007).
Ajuda a avaliar os apoios e suportes disponíveis na família e pode apontar a presença de recursos. É algo dinâmico e mutável. Pode ser aplicado em todas as famílias, sendo ideal nos casos com maiores dificuldades tanto familiares como sociais, para que a equipe compreenda como se dá essas relações.
Uma família com poucas conexões com a comunidade e entre os membros, necessita de uma maior atenção. Pois o apoio dela é menor. A equipe de saúde deve ficar atenta para que consiga chegar nessas famílias e melhorar o bem estar e fortalecer a relações.
Geralmente utilizam os mesmos símbolos do genograma, mas também dependerá do autor. Por isso é importante se atentar as legendas.
Símbolos do Ecomapa
Exemplo de Ecomapa
No exemplo de ecomapa acima o trabalho do pai mostra ser bem estressante, deve ter conflitos; o trabalho da mãe tem esse fluxo de energia onde deve dar recursos para a família; faculdade da irmã a seta indica que a família da recursos para a faculdade; recursos de saúde se apresenta com algum conflito; em relação ao trabalho tem a linha que demanda energia e recursos sendo vice e versa; a família do noivo de uma das filhas tem uma aliança forte com essa família estudada; academia tem aliança que demanda recursos; faculdade tem aliança forte e gera energia e recursos (talvez ela ganhe bolsa).
Importância do Genograma e Ecomapa na assistência
-Ferramentas que auxiliam a compreensão da dinâmica familiar e todo o contexto – cuidado holístico e integral, conseguindo ver as redes de apoio. E só consegue ser feito a partir da coleta de dados na consulta de enfermagem. Essas ferramentas permitem reconhecer a comunidade de forma integral;
-Auxiliam o processo de investigação terapêutica;
-Diferencial na qualidade do atendimento prestado – pois investiga o indivíduo e os seus familiares no ambiente em que eles vivem;
-Envolvimento da equipe multiprofissional – discussão de casos para definir o que precisa ser feito. E assim consegue traçar as intervenções e o planejamento para a família e o indivíduo.
Exercitando - Genograma
Dona Aparecida, 45 anos, esta é viúva há 1 ano e possui dois filhos com seu falecido marido, Joana que possui 21 anos é sua filha mais nova e diagnosticada com Síndrome de Down, e Lúcio, seu filho mais velho, que possui 24 anos, com o qual ela tem uma relação conflituosa. Lúcio morou junto com Carla, 22 anos, e tiveram uma filha chamada Juliete, 2 anos, entretanto eles se separaram e Carla mudou-se com Juliete não mantendo contato com Lúcio e sua família, desta forma dona Aparecida tem um relacionamento distante com sua neta Juliete.
Exercitando - Ecomapa
Dona Aparecida tem duas relações distantes: uma com a neta Juliete e outra com sua vizinha, a Beth. A única relação fortificada encontrada foi com a Joana, sua filha. Com a ESF e com a ACS, a relação identificada é classificada como harmônica e a única relação conflituosa encontrada é a com o filho. E com o filho possui uma relação conflituosa. 
Seus recursos financeiros demonstrados no quadro se resumem a uma pensão de 1 salário mínimo. Mostra-se também que o filho, com uma relação conflituosa exerce uma função como trabalhador informal. A filha Joana tem direito de receber o Benefício de Prestação Continuada, porém a não recebe, sendo necessária essa informação no Ecomapa.

Outros materiais