Buscar

Estudo de Caso CASAS BAHIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: 	
ESTUDO DE CASO - Super Casas Bahia
A Super Casas Bahia concentrou numa área de 151 mil metros quadrados do Anhembi, em São Paulo, o maior shopping de compras e entretenimento. As grandes marcas em moveis, linha branca, portáteis, telefonia, informática, som e imagem se juntaram em um espaço de exposição próprio e diferenciado, totalizando 77 fornecedores / expositores, em 6 grandes áreas, de acordo com as categorias dos produtos. Cada área era um à parte, com estrutura de loja e comunicação visual padronizada.
Para mostrar a eles as super vantagens de participar da Super Casas Bahia, a agência criou um super broadside de vendas com dados logísticos, de conteúdo e comerciais, Na Super Casas Bahia, os consumidores dos mais diferentes tipos, idades, gastos e necessidades tem acesso a um grande mix de produto e uma infra- estrutura completa de lazer, entretenimento e alimentação.
Entre outros, jovens, adultos e crianças puderam usufruir 90 apresentações do show 100 Anos de Magia Disney, de Lan House, dicas na área Super Saúde, Espaço Culinário, Cinema Casas Bahia, Feirão de Automóveis, Lojas de CD e DVD, 4 Tabacarias, Museu Casas Bahia, Planetário, Recreação/Fraldário, 6 Rádios Super Casas Bahia com transmissão direta, 2 praças de alimentação, Estúdio Super Casas Bahia, Praça Natal, Ponto de encontro, quiosque bala e com a aparição do Mickey, além de segurança e banheiros.
E para contar tudo isso à população da cidade e de outras partes do país, todos os detalhes e meios utilizados foram super programados. Em cada ano, diferentes temas e atrações são criados para complementar a grandiosidade do evento e se superar em relação ao ano anterior. Em 2005 a Super Casas Bahia mostrou sua capacidade de inovação, trazendo um tema de peso e ações diferenciadas. A temática escolhida é uma unanimidade entre adultos e crianças: o mundo Disney. A cenografia externa e interna, o material de comunicação, a decoração de todos os espaços, tudo foi baseado no Mickey e sua turma. E, pela primeira vez no Brasil, a Super Casas Bahia apresentou o show 100 Anos de Magia Disney, com a presença dos principais personagens “ao vivo” e em animação.
E como se tudo isso não fosse bastante forte para fazer da Super Casas Bahia um evento de enorme sucesso no ano de 2005, a agência foi também responsável por um dos mais grandiosos acordos comerciais entre Casas Bahia, a Disney e o Bradesco, o maior banco da América Latina. A instituição financeira se tornou patrocinadora do show, transformando-o em um evento dentro do evento. A aquisição de ingresso foi vinculada a uma promoção dos cartões de crédito Bradesco, sendo trocados por tíquetes de compras. Foi criado também o cartão Casas Bahia/ Bradesco, que também significava o ganho de ingressos a quem o adquirisse. E a compra de DVDs Disney também poderia ser transformada em ingressos, tudo isso fazendo do show uma atração ainda mais exclusiva e desejada. A Super Casas Bahia 2005 demonstrou o sucesso de um projeto que tem todos os requisitos para vencer nesta categoria como venceu nos seus objetivos.
Em 2003, a Casas Bahia, maior rede de varejo do Brasil, sentiu sua necessidade de criar um evento que ultrapasse as fronteiras de suas lojas. Queria implementar uma idéia que marcasse a força de seu nome junto ao consumidor e deixasse uma imagem institucional e de pioneirismo junto ao mercado, além de resultados de vendas. Escolheram a agência para concepção criativa, a construção e operacionalização de um evento de final de ano. A agência então colocou toda sua experiência em eventos proprietários para propor o que viria a ser o maior evento varejista do mundo. A idéia foi juntar quatro grandes forças de vendas – a maior loja, o maior espaço único reunindo lojas e entretenimento, a época de maior consumo, o Natal, e a maior cidade do país, São Paulo. Nasceu
assim, no centro de Convenções Anhembi, um evento que viria a fazer parte do calendário da cidade: a Super Casas Bahia.
Em 2005 os objetivos iniciais se mantiveram e mais um foi agregado: superar em tudo os resultados alcançados até então. Isso implica em aumentar o espaço ocupado, aumentar número de expositores, atrair um público ainda maior, trazer uma programação ainda mais atrativa. E tudo foi respondido à altura do super objetivo. Estratégia de Campanha Para divulgar a nova edição da Super Casas Bahia, ninguém melhor do que um garoto-propaganda que com certeza sabe dar seu recado e conquistar multidões: o próprio Mickey. A estratégia da campanha foi explorar este personagem e fazer delo o protagonista da campanha. Mickey e o inédito show 100 Anos de Magia Disney foram explorados para chamar a todos para um evento já esperado e ainda e ainda mais atraente, já que o mundo Disney estaria ali para complementar a super receptividade. Conceito Promocional Pelo seu residual e por ter criado a expectativa de uma nova edição a cada ano, optamos por utilizar o próprio nome do evento e seu logo já identificados pelos consumidores em todas as edições.
A chamada Super Casas Bahia 2005 associada á imagem a Mickey e à exclusividade do show 100 anos de Magia Disney foram conceitualmente fortes para promover o evento. Sempre apoiados pelos do Natal, meios de comunicação utilizadas, uma campanha multidisciplinar tomou conta da cidade. Filmes, anúncios, outdoors, convites a formadores de opinião para inauguração e sessões exclusivas, hot site da Super Casas Bahia e do Bradesco, mídia alternativa, mídia exterior, mala-direta, blitz, banners nos estacionamentos, painéis na área do show, quiosques de troca de ingressos dentro e fora da Super Casas Bahia, material de PDV para agências bancárias e lojas, comunicação próxima ao Anhembi e a própria cenografia externa do local foram super utilizados para divulgar todas as atratividades de um evento de tamanha envergadura. Resultados Os objetivos determinados foram plenamente atingidos.
De 20 de novembro a 30 de dezembro, passaram pelos 151.600m² da Super Casas Bahia mais de 2 milhões de pessoas, realizando compras, se entretendo com todas as atrações e saboreando os 550m2 de praça de alimentação. E, mais do que tudo, saindo plenamente satisfeitos com o que viram, fizeram ou compraram. Torna-se um programa familiar no final do ano esse milhões de paulistanos e de pessoas que atravessaram fronteiras para visitá-la, comprovando esse enorme resultados.
O volume de vendas foi 20% acima do ano anterior. O incremento da base dos associados dos cartões Bradesco superou as expectativas assim como o lançamento do cartão Casas Bahia/Bradesco foi um grande sucesso vindo ao encontro das necessidades mercadológicas do cliente e do desejo dos consumidores.
1) Quais atividades da Super Casas Bahia estão focadas no princípio da Cadeia de Valor? Justifique!
2) Quais atributos da Super Casas Bahia representam vantagem competitiva? Justifique!
3) Considerando o atual cenário econômico e as particularidades do público-alvo capixaba o que a Super Casas Bahia pode oferecer aos clientes do Espírito Santo, após dez anos da estratégia adotada em São Paulo, para aumentar sua participação no mercado?
4) Quais estratégias de Marketing de Relacionamento (CRM) podem ser adotadas pela Super Casas Bahia para fidelizar clientes?

Continue navegando