Buscar

AD1 Educação e trabalho 2 2022-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade 
EAD 
Avaliação a Distância - ADX 1 – 2022.1 
 Disciplina: Educação e Trabalho 
 Coordenadora(o): Prof. Dr. Carlos Soares Barbosa 
Aluno(a): Letícia Maia da Cruz____________________________________________ 
Matr.: 20112080356_______________________Polo: Rocinha__________________ 
 
Questão 1 (3 pontos) 
No decorrer da História, os grupos humanos instituíram diferentes modos de organizar a produção e a sociedade, tendo o trabalho como elemento central. Das comunidades primitivas ao atual modo de produção capitalista, o trabalho adquiriu distintos formatos. Com base Saviani (2005), disserte sobre o conceito de trabalho, demonstrando a forma que adquire na sociedade capitalista. 
Inicialmente na sociedade educação e trabalho andavam juntos, uma vez que o homem não tem a sua existência garantida, porém no desenvolver da sociedade esse conceito foi se alternado. Isso se inicia quando a sociedade passa a ser dividida em classes, é quando há a ruptura de trabalho e educação criando duas classes sociais fundamentais: a classe dos proprietários e a dos não-proprietários.
Na sociedade capitalista o trabalho manual passa a ser realizado pelos não-proprietários e o trabalho intelectual pelas pessoas que iam para a escola. Pois a sociedade capitalista é uma sociedade baseada na troca de mercadorias, essas podendo ser a força de trabalho.
Como 
 
Questão 2 (3 pontos) 
No texto de Saviani (2005) é possível perceber o surgimento da sociedade de classes e as consequências produzidas a partir de então. Com base no referido autor, indique algumas consequências produzidas pela sociedade de classes, inclusive na educação, e explique como essas consequências se configuram na atual sociedade brasileira. 
Quando a sociedade passa a ser dividida em classes uma das primeiras coisas que se altera é a relação entre trabalho e educação. Quando a sociedade início o processo de divisão de classes na antiguidade tanto grega como romana a sociedade passou a ser dividida em aristocracia e os escravos (ou os proprietários de terras e os não proprietários de terras) e a maior parte dos trabalhos é realizado pelos escravos. 
Com isso a primeira modalidade de educação deu origem as escolas, que deriva do grego que significa lugar o ócio. Pois era o lugar que ia os membros da aristocracia, pois tinham tem livro. Logo essa educação ele se contraporia a ideia inicial que era de o de aprender para trabalhar. 
Nesse momento que se inicia p processo de institucionalização da educação, pois ela passa a ser feita em um lugar específico, deixando de ser realizada única e exclusivamente no local de trabalho, portanto quem tem acesso a essa educação e a classe dominante. 
Mais a frente podemos ver o surgimento das escolas unitária que tinham como o objetivo distribuir os educandos segundo suas funções sociais que geralmente vinham de sua origem social. 
Hoje em dia podemos observa que a escola que é chamada de básica é divida em ensino fundamental que é o princípio educativo, uma vez que o princípio do trabalho é inseparável da escola elementar. Então temos que a relação trabalhe e educação é implícita. Já no ensino média essa relação é mais próxima, uma vez que deverá ser tratada de maneira explícita e direta. Logo podemos observa que a relação entre as classes está ligada até hoje na nossa sociedade. 
Questão 3 (4 pontos) 
Considerando que uma das funções da educação capitalista é transmitir para as gerações futuras os valores e ideias que garantam a manutenção do sistema capitalista, Gramsci defende um outro modelo de escola a ser oferecido para as classes trabalhadoras. De acordo com os textos estudados, qual a escola defendida por Gramsci? Como deve ser organizado este modelo educacional? 
 Ele propunha uma escola não elitizada, onde todos poderiam aprender indiferente da classe social.
A escola proposta por Gramsci tem viés marxista, essa escola tem dois fundamentos e um compromisso. Princípios fundamentais: entender a educação como fator intrínseco no processo histórico de produção da existência social e ver o trabalho como princípio educativo; Compromisso: ver a luta de classes como parte importante do processo educacional.
Se a educação é o processo de formação de uma pessoa, então historicamente, segundo o ideal de ser humano em contexto: a escola construiu um espaço para que ela se desenvolva.
Gramsci dizia que a escola deveria se “comum, única e desinteressada”. Comum no sentido de ser acessível a todos, única no sentido de não ser hierarquizada de acordo com as classes sociais e desinteressada relacionada ao conceito educacional Isso oferece aos alunos a oportunidade de assimilar e assimilar todo o seu passado cultural.
A escola única é a expressão escolar mais madura de Gramsci. Pressupõe o ideal da formação humana como um todo, um ser tão desenvolvido quanto possível intelectual e fisicamente.
A ideia da escola única fornece aos alunos os elementos culturais mais desenvolvidos, compostos por ciência, tecnologia, filosofia e arte, que se refletem de forma abrangente nos clássicos de várias áreas. Ao se apropriar desse patrimônio cultural gerado pelo homem, os níveis de consciência dos alunos podem aumentar, desencadeando outro tipo de ação individual e coletiva, pois eles se tornarão mais conscientes de si e do mundo, condição essencial para desenvolver estratégias e promover ações direcionadas para a superação as contradições sociais que desafiam sua existência.
Dessa forma, as escolas unitárias expressam saberes e ações em um mesmo processo de ensino. O conhecimento servirá ao propósito de conhecer, compreender o mundo e os problemas que nele existem e, portanto, requer um conhecimento prévio e humanístico. Eles têm o potencial de despertar habilidades críticas e criativas nos alunos e contribuir para o desenvolvimento de personalidades moralmente autônomas. O fazer, por sua vez, visa capacitar os alunos a operar no mundo do trabalho, dominar os processos de produção social existentes e aplicar habilidades, especialmente os princípios científicos existentes nos dispositivos tecnológicos das sociedades ocidentais. Como resultado, os alunos poderão se projetar no mundo do trabalho não apenas com disciplina, mas também com autodisciplina e racionalização, típicas do mundo industrial moderno.

Continue navegando