Buscar

agenda 4 atividades

Prévia do material em texto

Agenda 4 Administração modulo 1
Fichário
Planejamento Estratégico- Daqui uns 5 anos ampliaria o negócio, indo para um espaço maior para atender melhor e mais conforto e comodidade meus clientes.
Planejamento Tático- Dividir os departamentos de cada setor do mercado, reorganizar o estoque.
Planejamento Operacional- Os funcionários atenderiam com novo sistema de tablet, senhas para pedir no açougue, padaria, laticínios. Mudaria toda a rotina da loja, porque nos caixas e até nos pontos de encontros seria mais fácil o atendimento do cliente, eles mesmo passariam suas compras e efetuaria o pagamento na máquina de cartão e no ponto de encontros os pedidos seriam feitos via celular ou tablet, e chegaria até ao setor e a atendente levaria ao cliente seu pedido.
Debate
Lançamento de novos produtos. (Médio Prazo) - Tático
Emitir ações para aumentar o capital. (Médio Prazo) - Tático
Construir uma nova unidade fabril. (Médio Prazo) -Tático
Contratar e treinar novos empregados. (Pequeno Prazo) - Operacional
 
Blog
Flexibilidade - A flexibilidade de um indivíduo é a qualidade de compreender, aceitar ou assumir as opiniões, ideias ou pensamentos de outras pessoas. Normalmente, as pessoas flexíveis são consideradas dóceis e diplomáticas. A capacidade de um indivíduo conseguir realizar várias atividades ou ocupações ao mesmo tempo, pode ser considerada um tipo de flexibilidade.
 Versatilidade -Característica do que ou de quem é versátil, eclético ou flexível. 
Capacidade de aprender coisas novas - a capacidade e a importância de aprender novas tecnologias e ferramentas utilizadas no trabalho de análise de dados, até o conhecimento de outras áreas.
Dê um exemplo de organização flexível, mostrando como ela se diferencia de uma organização tradicional.
Organizações flexíveis
· Novo perfil de empresa é resultado de mudanças ocorridas no mercado.
· Trabalhadores permanentes limitam as opções de gerentes que estão diante de um mercado em constante mudança. Para reduzir custos e aumentar a flexibilidade, muitas companhias estão convertendo empregos permanentes em empregos temporários ou contratos de trabalho por tempo determinado.
· As organizações têm reagido à diversidade multicultural e às mudanças na composição da força de trabalho de diversas maneiras: implementando, por exemplo, programas para aumentar a consciência e a compreensão da diversidade, e reduzir os estereótipos. 
· Muitas companhias têm respondido ao aumento do número de mulheres trabalhadoras e de casais com duas carreiras com programas de benefícios "favoráveis à família": assistência pediátrica e geriátrica, por exemplo, horários flexíveis, compressão da semana de trabalho, licenças não remuneradas e assistência à relocação de membros da família dos funcionários.
Wiki
O planejamento participativo é o processo que envolve a organização do trabalho em grupo de uma instituição escolar. Também tem como base o trabalho coletivo com objetivo de solucionar os problemas comuns existentes no meio social.
Como é realizado o planejamento participativo?
Nesse processo as pessoas envolvidas decidem, discutem, refletem e questionam, ou seja, elas realmente participam e possuem um papel transformador.
É interessante você saber que o planejamento participativo foi construído para grupos e instituições cujo objetivo NÃO era o lucro e sim a transformação e construção da realidade social.
Ele envolve os atores do ambiente, transformando a realidade a partir da participação, análise e reflexão de todos.
“A participação, sem seu sentido pleno caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pelo qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua cultura e de seus resultados, poder esse resultante de sua competência e vontade de compreender, decidir e agir em torno de questões afetivas”. (LÜCK, 1996, p.18).
O principal benefício desse tipo de planejamento não é o resultado final e sim o desenvolvimento de todo o processo.
Contemplar os diferentes olhares dentro da realidade escolar permite a criação de vínculos entre pais, alunos, professores e funcionários.
Proporcionar um debate democrático auxilia na elaboração de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento, agregando significados comuns aos diferentes agentes educacionais, colaborando com a identificação desses com o trabalho realizado na escola. Quando não existe a participação, ocorre a fragmentação desses diferentes olhares sobre a escola.
Fases do planejamento participativo
De acordo com Ferreira (1979), podemos identificar três fases do processo de construção, dentro do planejamento participativo:
· A preparação do plano escolar,
· O acompanhamento da execução das operações pensadas no plano escolar,
· A revisão de todo o processo.
Podemos dizer que o planejamento pode ser visto como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar, tendo como papel principal transformar uma dada realidade.
Para a elaboração de um planejamento participativo, primeiramente deve-se fazer com que os problemas a serem tratados pelo Plano partam da comunidade escolar. Após o levantamento de dados desse problema apontado também por todos os seguimentos da escola, torna-se necessário nomeá-los e hierarquizá-los, priorizando aqueles mais voltados para a comunidade escolar.
Os problemas devem estar dentro dos limites da escola, sendo expresso de forma clara e objetiva, garantindo propostas para a solução com a cooperação de todos na execução.
Como o planejamento participativo se insere no ambiente escolar e como funciona o acompanhamento dentro desse contexto?
A ideia é que todos possam crescer juntos, transformando a realidade de forma coordenada.
Sendo assim, professores, pais alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar participam articulando teoria e prática, produzindo assim, novos conhecimentos a partir da realidade local. Lembramos que a ação de planejar não pode ser neutra.
ATENÇÃO!!!
Quando há oportunidade para todos participarem, abre-se também um leque de oportunidades com diferentes experiências e olhares sobre o assunto que está sendo abordado.
Amplia-se a capacidade de ação juntamente com a de resolução de problemas, que serão discutidos a partir de vários pontos de vista.
Esse tipo de planejamento é diferente do planejamento normativo que é caracterizado pelo modo determinístico, porque está situado na ótica da determinação de formas de ação dentro de uma programação mais fechada e pré-ativa.
O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.
Como as organizações aplicam o planejamento participativo nas suas atividades? Quais os autores envolvidos? Por meio de encontros que sejam capazes de discutir e planejar ações efetivas na busca de soluções para um determinado problema social. Na realidade, a composição desses encontros é dada por representantes das empresas privadas, das escolas, das igrejas, da polícia militar e famílias. Nessa perspectiva, estes entes sociais discutem e lançam proposições de melhorias em certas áreas da comunidade que atuam. Como exemplo de melhoria que pode ser realizado em uma comunidade, podemos destacar: a pintura de uma escola – que pode ser realizada com o apoio financeiro e humano dos entes sociais citados.
Qual a importância dessa prática para a entidade e para a sociedade? Dê exemplos. O planejamento participativo é importante para debater e encontrar soluções para os problemas (nas áreas de segurança, saúde pública, meio-ambiente, transporte e educação) presentes na comunidade em que a organização está instalada. Nessa direção, empresas privadas, escolas, polícia militar, igrejas e famílias – que são os demais entes da sociedade – podem participar do planejamento participativo, de modo que elesconsigam dialogar e encontrar soluções acessíveis para os problemas locais.

Continue navegando