Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

U1 - Avaliação Virtual
Questão 1
Tributo é gênero, comportando algumas espécies. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, ao ponderar acerca da classificação adotada no âmbito da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, tributo é gênero que se subdivide em cinco espécies: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições especiais. Já o CTN (Código Tributário Nacional) por ser anterior à nova ordem constitucional, adota a teoria tripartite, isto é, considera como tributo apenas os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.
Quanto às espécies tributárias, assinale a alternativa que apresenta a relação correta.
Escolha uma:
A resposta correta é:
Contribuições de melhoria: instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária..
Questão 2
O tributo representa, para o direito financeiro, fonte de arrecadação de receitas para os cofres públicos, custear a máquina pública de forma genérica (estrutura, pessoal, insumos) e, eventualmente, de forma específica, como contrapartida de alguns serviços. Apesar disto, há um conceito de tributo constante do art. 3º do Código Tributário Nacional que permite ao intérprete o conhecimento de uma série de elementos que caracterizam a fisionomia do ato de o Estado invadir o patrimônio do contribuinte. Esta invasão deve acontecer mediante a presença de alguns critérios, que são inicialmente fornecidos pela definição legal de tributo.
 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
II. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria, segundo o CTN (Código Tributário Nacional).
III. Contribuição de melhoria é competência exclusiva do município.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta correta é: I e II, apenas..
Questão 3
O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação se caracteriza como tributo de finalidade fiscal, considerado a principal fonte de receita de alguns entes Federados. Também seria possível verificar feição extrafiscal nesse imposto, pois poderá adotar o princípio da seletividade e incidir de maneira diferenciada pela essencialidade das mercadorias e serviços (art. 155, § 2º, III, da CF).
 
Analise o excerto abaixo, completando suas lacunas.
A Constituição Federal estabelece que o ICMS respeitará o específico princípio da ____________, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas ____________ pelo mesmo ou outro Estado ou pelo ____________.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
A resposta correta é:
não cumulatividade / anteriores / Distrito Federal..
Questão 4
O Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza (ISSQN) tem como fato gerador a prestação dos serviços constantes da lista anexa da Lei Complementar n.116/2003, possuindo finalidade fiscal, arrecadatória, de maneira preponderante.
Sobre o ISSQN, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
A resposta correta é:
Competência municipal e não é exceção às anterioridades anual e nonagesimal..