Buscar

Relatório Aula 2 - Calibração de Vidrarias e Erro

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
ARTHUR HENRIQUE ALVARENGA FAGUNDES
PEDRO HENRIQUE
...
MEDIDAS BÁSICAS DE VOLUME E MASSA, CALIBRAÇÃO E ERRO
BELÉM/PA
2021
1. INTRODUÇÃO
1 
Diversas atividades humanas do cotidiano são passíveis de medição, através dela e de um conjunto de medidas bem definidas pode-se manter a coerência de dados obtidos, sobretudo em laboratórios. Nesse contexto, define-se que, para uma boa medição, é necessário equipamentos devidamente calibrados, que comprovem que as medidas sempre serão iguais, com a finalidade de manter a confiabilidade e orientar com qualidade a discussão dos dados obtidos (MARTINS, 2019). Com isso, tem-se que a calibração garante efetividade e precisão das aferições realizadas por instrumentos de medição.
Em relação ao foco do relatório, tem-se em calibração de vidrarias volumétricas, sendo elas: pipeta graduada e volumétrica, balão volumétrico e proveta. O método de calibração utilizado foi através da balança analítica, a partir da diferença de massa do líquido contido no recipiente (HARRIS, 2013), sem adoção de práticas mais rigorosas de acordo com a SOP 14, como a medição de temperatura da umidade do ar, por exemplo, adotou-se a água destilada para ser o líquido transferido.
2. OBJETIVOS
2 
No presente relatório consta as práticas que tiveram por objetivo:
1 – Identificar, manusear, realizar medidas básicas de massa e volume e calibrar algumas vidrarias no laboratório;
2 – Estimar o erro associado a algumas vidrarias utilizadas no laboratório.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3 
Materiais reagentes e equipamentos
· 
· 1 pipeta volumétrica de 10 mL;
· 1 pipeta graduada de 10 mL;
· 1 balão volumétrico de 100 mL;
· 1 proveta de 50 mL;
· 1 béquer de 50 mL;
· 1 pipetador de 3 vias;
· Balança analítica;
· Pisseta com água destilada;
· Termômetro.
Calibração das pipetas volumétrica e graduada
Pipeta volumétrica
Primeiramente, um béquer foi pesado na balança analítica, obtendo-se uma massa, mbéquer = 31,7611g. Em seguida, utilizou-se a pipeta volumétrica de 10 mL, para pipetar a água destilada, o líquido foi transferido para o béquer previamente pesado, como a pipeta volumétrica possuía 2 faixas, todo o líquido foi pipetado para o béquer. Pesou-se novamente o conjunto béquer + água, obtendo-se uma massa mbéquer+água = 41,7086. Após pesado, foi medida a temperatura da água pipetada com o auxílio de um termômetro, obtendo-se T1 = 20 ºC.
Para o segundo procedimento, descartou-se a água do béquer e com um papel, o excesso de água foi retirada, para o segundo procedimento, o béquer vazio não foi pesado novamente, logo adotou-se a massa pesada no primeiro procedimento, portanto, mbéquer2 = 31,7611g. Novamente com a pipeta volumétrica, transferiu-se 10 mL de água destilada para o béquer, ao ser pesado, o conjunto béquer + água, obteve-se a massa mbéquer+água2 = 41,7884g. Com termômetro, foi medida uma temperatura T2 = 20 ºC.
Para a última repetição, descartou-se a água do procedimento anterior e o béquer foi limpo com um papel, para este procedimento, o béquer vazio foi pesado, resultando em uma massa m3 = 31, 7683g. Com a pipeta volumétrica foi transferido 10 mL da água destilada para o béquer, após pesado, foi obtida uma massa mbéquer+água3 = 41,7117g. Por fim, com o termômetro, foi obtida uma temperatura T3 = 20 ºC.
Pipeta graduada
O béquer utilizado foi o mesmo utilizado no procedimento para pipeta volumétrica, dessa forma, de início o béquer foi pesado, obtendo-se uma massa m1 = 31,7834g. Com a pipeta graduada, foi transferido 10 mL da água destilada para o béquer, ao ser pesado, o conjunto béquer + água resultou em uma massa mbéquer+água1 = 41,8635g. Por fim, com o termômetro, obteve-se uma temperatura T1 = 21 ºC.
Para o segundo procedimento, a água utilizada foi descartada, o béquer foi limpo com um papel e foi pesado novamente, resultando em uma massa m2 = 31,7605g. Com a pipeta graduada foi transferido 10 mL de água destilada para o béquer, ao pesar, foi obtida uma massa mbéquer+água2 = 41,8170g. Por fim, o termômetro indicou uma temperatura T2 = 20 ºC.
Os procedimentos para ambas as pipetas foram realizados em triplicata, garantindo uma maior precisão dos resultados.

Continue navegando