Buscar

POP-Caso-clinico-Disturbios-tireoide

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM
	Disciplina:
	Cuidando do Adulto II
	Procedimento:
	Processo de Enfermagem no Estudo de caso clínico 
	Responsável:
	Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira
	Revisão:
	Núcleo Docente Estruturante
	Código: 011
	Criado em: 21/09/2021
	Revisado em: 
	DEFINIÇÃO
	É Estudo de caso clínico é uma ferramenta educação para a problematização de situações cotidianas na prática da profissão a fim de trazerem o discente a simulação clínica da realidade com desenvoltura do pensamento clínico baseado em seus conhecimentos prévios.
	OBJETIVOS
	Sistematizar a assistência de enfermagem ao paciente com distúrbios gastrointestinais mediada pelo processo de enfermagem.
	ATRIBUIÇÃO
	Discente de graduação em enfermagem
	MATERIAIS
	• Boneco de simulação clínica;
· Cenário de simulação de leito de enfermaria;
· Papel e caneta;
· Casos clínicos impressos;
	PROCEDIMENTOS
	Reconhecer o cliente, apresentar-se, iniciar o processo de enfermagem direcionado a suspeita diagnóstica. No caso em questão, foram elaborados diagnósticos de enfermagem que demandam a estruturação das demais etapas (coleta de dados: anamnese e exame físico; planejamento: resultados esperados; implementação: intervenções de enfermagem). Pode ser adotada a taxonomia NANDA-NIC-NOC ou mesmo a elaboração de ideias relacionadas. Utilizar fichamento da SAE em anexo.
	REFERÊNCIAS
	
POTTER, P. A. PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 9 ed. Ribeirão Preto, 2018.
Caso 1
Mulher, de 32 anos, chega ao atendimento com fadiga, palpitações, sudorese profusa e labilidade emocional de início recente. Deu à luz ao seu segundo filho há oito semanas. Pulso 100bpm, leve retração palpebral, tremor fino em mãos.
Caso 2
M.A.F, feminino, 26 anos, casada, professora, residente em Vila Velha -ES. Procurou Unidade de Saúde referindo insônia há cerca de 2 meses associada a palpitações e dispneia a esforços antes habituais. Relata ainda perda de peso involuntária no último mês apesar do aumento de apetite, além de nervosismo e incapacidade de concentração. Nega uso de medicações diárias. Nega presença de comorbidades cardíacas, respiratórias e endócrinas. Relata historia familiar de distúrbios tireoidianos.
Caso 3
M. S. O. S, 61 anos, feminino, aposentada, casada, natural de Sobral. Chega à consulta de enfermagem com história de DM tipo 1, fadiga, sono intenso e dificuldade de concentração, ganho de peso. Aos exame físico: estado geral regular, orientada, hidratada, hipocorada, eupneica, anictérica, afebril. Apresenta nódulo indolor na tieroide. Discurso e pensamento lentificados. PA: 110X60mmHg, FC: 80bpm, FR:17 irpm; Peso: 71Kg, Altura:161cm.
Escolha um caso clínico e elabore a SAE a seguir (NANDA, NOC e NIC):
	Histórico de enfermagem: Pacreatite crônica agudizada
	 Queixa principal
	Fatores de risco
	Histórico
	 Diagnósticos de enfermagem
	 Resultados esperados
	 Intervenções de Enfermagem
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
https://deenfermagem.com/

Continue navegando