Buscar

N2-Gess e Contratos

Prévia do material em texto

Usuário
	WILLIAM DE SOUZA CARVALHO
	Curso
	POS0690 GESTÃO DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS EM PROJETOS PG0747211 - 202112.ead-15817.01
	Teste
	Teste Final (N2)
	Iniciado
	17/05/21 22:57
	Enviado
	17/05/21 23:27
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	8 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	30 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Todo projeto passa por uma série de fases, desde sua concepção até seu ponto de conclusão; e cada fase tem suas próprias necessidades e características. À medida que o projeto passa por essas fases, o montante cumulativo dos recursos e o tempo despendidos aumentarão, bem como prazo e recursos restantes diminuirão. Essa série é conhecida como ciclo de vida do projeto.
 
KEELING, R. Gestão de projetos : uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.
 
Sobre o ciclo de vida de um projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. Na fase de planejamento, busca-se identificar as motivações e demandas para a criação do projeto.
II. Após a decisão de planejar e executar o projeto, iniciam-se os estudos de viabilidade.
III. O plano do projeto é realizado na fase de execução do projeto.
IV. O cliente deve ser envolvido no processo de elaboração do projeto.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a afirmativa I está errada. É na fase de iniciação que se busca identificar as necessidades de realização do projeto. A afirmativa II está incorreta, pois o estudo de viabilidade é realizado antes de se iniciar o plano do projeto. Por fim, a afirmativa III também está equivocada, pois o plano do projeto é realizado na fase de planejamento.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa do início ao fim. As fases são, geralmente, sequenciais, e seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle da(s) organização(ões) envolvida(s) no projeto, da natureza do projeto em si e de sua área de aplicação.
 
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK : guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Assinale a alternativa que representa a fase responsável pela realização do planejado nas fases precedentes:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Execução.
 
	Resposta Correta:
	 
Execução.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, na fase de execução, há intensificação da utilização de recursos, e tudo o que foi planejado nas fases de planejamento e iniciação é colocado à prova. E, caso tenha havido erros de planejamento, estes ficarão evidentes durante a execução do projeto.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Após o planejamento das aquisições, o próximo grupo de processos é a condução das aquisições, que “é o processo de obtenção de respostas de vendedores, seleção de um vendedor e adjudicação de um contrato. O principal benefício deste processo e que seleciona um vendedor qualificado e implementa um acordo legal para entrega” (PMI, 2017, p. 482).
 
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK : guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
Sobre os contratos firmados entre os fornecedores e o projeto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Diante da complexidade que envolve a formulação de acordos e contratos, é indicado que seja desenvolvido um modelo único para todo o projeto.
Pois:
II. Um contrato visa defender as necessidades e os interesses apenas do projeto em si.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
 
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição falsa, uma vez que não é recomendado e nem possível que um projeto utilize apenas um modelo de contrato; é necessário que sejam desenvolvidos modelos de acordo com a necessidade do projeto. A asserção II também é uma proposição falsa, pois um contrato busca defender os interesses de todos os envolvidos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade” (VARGAS, 2018, p. 18).
 
VARGAS, R. Gerenciamento de projetos : estabelecendo diferenciais competitivos. 9. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um projeto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Desenvolvimento de um novo produto.
	Resposta Correta:
	 
Desenvolvimento de um novo produto.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que o desenvolvimento de um novo produto é considerado um projeto, pois atende aos requisitos básicos de limitação de tempo, ou seja, é um empreendimento temporário que apresenta datas de início e término definidas para a realização de atividades.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O gerenciamento das aquisições do projeto inclui processos necessários para se comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. Mais que isso, esse gerenciamento inclui os processos de gerenciamento e controle necessários para se desenvolver e administrar acordos, como contratos, pedidos de compra, memorandos de entendimento (MOAs) ou acordos de nível de serviços (ANSs) internos.
 
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK : guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
 
Sobre o gerenciamento das aquisições do projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. Para maior efetividade, o gerente do projeto deve ser especialista em legislação comercial.
II. Os contratos são os instrumentos utilizados para se garantir o acordado entre as partes.
III. Devido à flexibilidade dos prazos de entrega, os contratos não contemplam os cronogramas.
IV. A obrigação contratual limita-se, exclusivamente, ao que contempla o contrato.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa II está correta: por meio dos contratos as partes envolvidas garantem que o acordado seja cumprido (é uma forma de proteger as partes). A afirmativa IV está correta, pois tudo o que não está incluso no projeto não poderá ser reclamado legalmente.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma das ferramentas mais utilizadas no processo de planejamento das aquisições do projeto é a análise para seleção de fontes, que busca, por meio de alguns critérios de avaliação, selecionar o melhor fornecedor para o projeto. Desse modo, “como os métodos de seleção competitiva podem requerer que os vendedores invistam uma grande quantidade de tempo e recursos no início, é uma boa prática incluir o método de avaliação nos documentos de aquisições, para que os licitantes saibam como serão avaliados” (PMI, 2017, p. 473).
 
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK : guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
 
Sobre a análise para seleção das fontes, assinale a alternativa que representa o método que deve ser aplicado quando o valor da compra é baixo e a avaliação se baseia no nível de experiência que o vendedor possui:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apenas qualificação.
	Resposta Correta:
	 
Apenas qualificação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o método de qualificação do fornecedor ou vendedoré aplicado quando o preço da compra é baixo. Portanto, o processo de seleção limita-se à avaliação de critérios, como qualificações, experiência e expertise do fornecedor.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os projetos tornaram-se mais populares a partir dos anos de 1960, devido à corrida espacial. A partir desse período, diversas metodologias e melhores práticas de gerenciamento de projetos passaram a ser desenvolvidas. Essas práticas foram disseminadas, inicialmente, em empresas de grande porte; posteriormente, empresas médias e pequenas também buscaram aplicar métodos de gestão de projetos em seus empreendimentos.
 
Sobre as características de projetos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os produtos, serviços ou resultados gerados por um projeto são finitos e não repetíveis.
Pois:
II. Como os projetos são finitos e não repetíveis, seus resultados apresentam as mesmas características.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
 
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas asserções são proposições falsas. Os projetos são finitos e não passíveis de reprodução; no entanto, os produtos, serviços ou resultados podem não ter data de finalização definida, por exemplo, a grande muralha da China e as pirâmides do Egito.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O gerenciamento das aquisições de um projeto está baseado na aplicação de diversos processos, que estão divididos em três principais grupos. Por meio desses processos, o gerente do projeto e sua equipe objetivam desenvolvê-lo em conformidade com o planejado para atingir seus objetivos.
 
Assinale a alternativa correta, que representa o grupo de processos do gerenciamento das aquisições responsável por garantir que o projeto seja executado de acordo com o planejamento:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Controle das aquisições.
	Resposta Correta:
	 
Controle das aquisições.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o controle da aquisição é o grupo de processos responsável pelo controle das atividades relacionadas às aquisições do projeto e por garantir que todo o planejado nas etapas anteriores seja rigorosamente executado em prol do atingimento do objetivo do projeto.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Você foi contratado por uma grande empresa de tecnologia para gerenciar os projetos que estavam em desenvolvimento; no entanto, devido ao baixo conhecimento da companhia em gestão de projetos, foi necessário revisar todos em desenvolvimento até o momento.
Durante a revisão, você identificou que um projeto não possuía descrição clara e consistente sobre seu estudo de viabilidade e necessidades que motivaram sua criação.
 
Nesse cenário, assinale a alternativa que representa a fase do ciclo de vida do projeto em que você identificou a inconsistência:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Iniciação.
	Resposta Correta:
	 
Iniciação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, na fase de iniciação do projeto, são realizados os estudos necessários à identificação de sua viabilidade, necessidades a serem atingidas com seus produtos e serviços, e motivações do cliente para sua realização.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O planejamento das aquisições é o primeiro passo a ser realizado pelo gerente do projeto e sua equipe no processo de gerenciamento das aquisições. Para o PMI (2017), esse planejamento é importante para se saber o quê, quando e como serão adquiridos os suprimentos necessários para a realização do projeto.
 
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK : guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
 
Sobre as técnicas e ferramentas utilizadas para se planejar o gerenciamento das aquisições, analise as afirmativas a seguir:
I. A pesquisa de mercado é uma técnica de coleta de dados e fornece informações sobre as oportunidades de mercado.
II. A técnica de comprar ou fazer o escopo é uma das principais técnicas de coleta de dados.
III. A opinião especializada é uma técnica que consiste na contratação de profissionais com experiência em projetos similares.
IV. A decisão de comprar ou fazer o escopo do projeto deverá ser tomada com base na experiência do gerente do projeto.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, por meio da pesquisa de mercado, é possível que o gerente do projeto e sua equipe identifiquem as oportunidades e ameaças que o envolvem. A pesquisa de mercado possibilita que o projeto tenha informações relevantes sobre o mercado em que está inserido.
	
	
	
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 23h30min18s BRT

Continue navegando