Buscar

(FASE 1) APOL 2 HISTÓRIA E SOCIEDADE 100CORRETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL – 2 ARTES VISUAIS HISTÓRIA E SOCIEDADE	
1- “O surgimento e a popularização da fotografia contribuíram para que os pintores começassem a procurar outros valores que a fotografia seria incapaz de reproduzir, como as texturas. Não havia motivo para um pintor insistir em fazer um retrato realista se a fotografia nisso era bem mais eficiente”.
Sobre  o impressionismo:
RESPOSTA: Com o intuito de captar determinada luminosidade que incidisse sobre o objeto em diferentes momentos, os artistas se inspiravam em pesquisas ópticas sobre a luz.
2- “O programa atraiu Diego Rivera, que já era um artista atuante na Europa. Então, ele voltou ao México e se integrou aos artistas muralistas.”.
Sobre a produção do artista assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: Diego Rivera realizou um trabalho de destaque que foi o afresco Man at the Crossroads, que ele produziu no Rockefeller Center, em Nova York.
3- “A arte do final dos anos 50 e começo dos anos 60, nos Estados Unidos e na Europa, foi pontilhada de esforços pró-conceitual, pós-duchampianos, contextualizados e postulantes do não objeto, [...]”.
Diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte contemporânea, assinale qual alternativa corresponde à forma de arte na qual os artistas rejeitam a ideia tradicional do objeto de arte, no qual até mesmo a arte não precisa possuir uma materialidade:
RESPOSTA: Arte conceitual.
4- "Courbet retrata quase 50 pessoas ao ar livre em torno de um evento solene. E uma obra sobre um ritual religioso, mas não apela em nada para um sentido de moralidade ou de tentativa de conversão."
Sobre a obra ENTERRO EM ORNANS de Gustave Coubert, é correto afirmar que:
RESPOSTA: os rostos e olhares das pessoas são neutros e a maioria não se importam com o acontecimento.
5- “Os artistas se inspiraram em pesquisas ópticas sobre a luz, tentando captar determinada luminosidade que incidisse sobre o objeto em diferentes momentos do dia, em diferentes estações do ano. O objeto retratado ficava agora em segundo plano, pois o que mais importava era a forma de retratá-lo".
Sobre as origens do movimento moderno na Europa, o primeiro movimento de arte moderna foi o:
RESPOSTA: Impressionismo.
6- “Balla foi um dos pintores do futurismo cujo objetivo era representar o movimento. Com a profusão de linhas em cores quentes que são projetadas pelo poste de luz, Balla objetivava representar esse movimento, a passagem do tempo.”
Sobre o Futurismo é correto afirmar que:
RESPOSTA: os artistas futuristas representavam os problemas da vida moderna, que fora totalmente modificada pela técnica.
7- "Trata-se da cena de um piquenique, um almoço nos arredores de Paris, em que dois distintos senhores da sociedade, vestindo trajes da moda da época, entregam-se a um encontro amoroso com duas prostitutas - uma delas aparece nua. A pintura, que foi recusada no salão oficial, tornou-se um ícone".
Sobre as origens do movimento moderno na Europa, assinale a alternativa correta a respeito do nu na obra Almoço na relva de Manet:
RESPOSTA: O contraste do branco com o preto surpreendeu por serem aplicados puros na tela, lado a lado, como nunca tinham sido até então.
8- "Bueno Aires, na década de 1880, era a capital política, financeira e econômica do país e, durante muito tempo, seu único grande foco cultural. Em sua transformação, houve a busca em fontes europeias."
Sobre Bueno Aires, assinale a alternativa que apresenta qual foi o marco importante, o espaço urbano, que se tornou um verdadeiro salão urbano:
RESPOSTA: Avenida de Mayo.
9- "Na imagem, o artista criticou a burguesia hipócrita que pregava um discurso de moralidade, mas que na surdina frequenta prostíbulos locais."
Sobre a obra “Almoço na Relva”, pintada por Edóuard Manet, assinale a alternativa que apresenta qual era a cena representada na pintura que causou polêmica na sociedade parisiense:
RESPOSTA: A cena representava um almoço entre dois senhores da sociedade parisiense acompanhados com duas prostitutas.
10- Considerando a imagem e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte da Argentina do final do século XIX, assinale a alternativa que apresenta as características do nu na pintura argentina do referido período:
RESPOSTA: O nu em questão não é idealizado, pois a mulher representada era uma pobre criada e seu corpo aparenta estar desgastado pela vida difícil.

Continue navegando