Buscar

Avaliação Institucional

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
 Curso de graduação em Pedagogia
 Aluna: Ianara do Carmo Silva
 Matrícula: 202001137823
 Disciplina: Avaliação Institucional (EEL0019)
 Prática como componente curricular (pcc)
 
 Macapá
 2021
 Introdução
 Quando eu estava no Ensino Médio, lembro de um professor de história, que ensinava seus alunos com uma facilidade, entusiasmo e muita didática. Era um professor que ouvia as dificuldades dos alunos e estava sempre prestativo e a disposição para ajudá-los da melhor forma possível, e repassava seus conhecimentos que todos entendiam com grande facilidade.
 
 Desenvolvimento
1- Como você agiria se estivesse no lugar do (a) professor (a) da charge e ao lançar esse conteúdo os alunos tivessem reações parecidas? 
Resposta: Ouviria cada aluno e questionaria o que eles sabem a respeito do assunto a ser repassado para eles.
2- Quais atividades sugere para que o conteúdo do tema lançado na aula seja assimilado pelos alunos? 
Resposta: Primeiramente sondariam os alunos para saber seus níveis de conhecimentos e levaria a proposta de estudar as regiões do Brasil como seus costumes, sotaques, crenças, etc. Usaria materiais como mapas, revistas, livros o que mais fosse necessário.
3- Como você fará a avaliação dessa aula para saber se os alunos entenderam o que foi apresentado?
Resposta: A avaliação seria um trabalho apresentado em pequenos grupos, cada grupo apresentava sua ideia, e eles poderiam usar recortes de jornais, cartazes, revistas entre outros recursos que eles achassem melhor para repassar o seu aprendizado.
4- Quais conselhos daria para si mesmo para que exerça com ética, dinamismo e didática a docência?
Resposta: O aluno também tem conhecimentos e que a sala de aula é um lugar onde podemos trocar opiniões. E ao atuar em sala de aula, exercerei minha profissão com ética, competência de forma prazerosa, e sempre respeitando a opinião de cada aluno, para que minhas aulas não se torne cansativas e sejam proveitosas, que meus discentes adquirem os conhecimentos passados para eles.
 Conclusão
Conclui-se, que após analisar a charge, é possível entender que para alcançar o objetivo é preciso que os alunos possam se sentir à vontade e interessados no assunto, que por parte do docente haja engajamento, paciência e, principalmente, flexibilidade, o professor dando espaço para que seus alunos exponham suas vivências e conhecimentos, sendo assim, o assunto torna-se mais atrativo e menos complexo para ambos, assim o processo de entendimento se torna mais prático e didático.
 
 
 Referências
 DIAS SOBRINHO, José. Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In: RISTOFF, Dilvo I. ; ESTEBAN, Maria Teresa (org). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.
 FREITAS, D.N.T. A avaliação da educação básica no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
 
 “Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos”.
 Augusto Cury

Continue navegando