Buscar

AVALIAÇÃO II TEORIA E METODOLOGIA ATIVIDADES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação II - Individual - Teoria e Metodologia da Atividade Rítmica e Dança (19585)
Para Barreto (2000), a psicomotricidade é uma forma de educação através do movimento direcionado e consciente.Sobre a psicomotricidade, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BARRETO, M. V. C. et al. Perfil antropométrico de alunos de dança de salão: Uma análise comparativa. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 6, n. 33, p. 208-216, maio/jun. 2012.
A) Desenvolvimento físico.
B) Desenvolvimento múltiplo.
CORRETA C) Desenvolvimento funcional.
D) Desenvolvimento cognitivo. 
Hoje, a dança é percebida como um recurso didático na aprendizagem de gestos, dos movimentos expressivos e criativos e desenvolve aspectos significativos na vida de seus estudantes.Sobre as danças folclóricas que fazem parte da Região Norte, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Ciranda.
INCORRETA B) Frevo.
C) Obaluaiê.
D) Carimbó.
O ensino das atividades rítmicas no ambiente escolar pode contribuir para o desenvolvimento da percepção espaço-temporal e, paralelamente, da imagem corporal. Considerando exemplos de danças típicas gaúchas, assinale a alternativa CORRETA:
A) Carimbo e lambadão.
B) Forró e frevo.
CORRETA C) Chamamé e milonga.
D) Tango e bolero. 
É o conhecimento que temos do corpo em movimento ou em posição estática em relação aos objetos e o espaço que o cerca. Assinale a alternativa CORRETA que denomina um aspecto com esse conceito:
A) Tônus.
B) Lateralidade.
C) Equlíbrio.
CORRETA D) Esquema corporal. 
Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Além da valorização das danças de salão como uma manifestação cultural relevante, o trabalho desse estilo de dança nos anos finais do ensino fundamental tem objetivos.Sobre esses objetivos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Experenciar individualmente os movimentos vinculados a esse estilo de dança.
B) Desenvolver as capacidades físicas de resistência aeróbica e flexibilidade.
C) Identificar os estudantes mais habilidosos na execução dos gestos das danças de salão.
CORRETA D) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão. 
O desenvolvimento infantil é um processo com início na vida intrauterina, sendo a escola o local em que se deve oportunizar variadas formas de movimento e garantir o desenvolvimento e crescimento adequado. Sobre os aspectos de devem ser analisados durante esse processo, assinale a alternativa INCORRETA:
INCORRETA A) Nível de inteligência dos alunos.
B) Maturação neurológica.
C) Construção de habilidades (esferas cognitivas, afetivas e sociais).
D) Crescimento físico. 
 Segundo Souza, Gonçalves e Pastre (2006), o controle postural visa controlar a posição dos segmentos do corpo, permite a realização dos movimentos e atinge os objetivos de suporte, estabilidade e equilíbrio por um sistema complexo.Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SOUZA, G. S.; GONÇALVES, D. F.; PASTRE, C. M. Propriocepção cervical e equilíbrio: uma revisão. Fisioterapia em movimento, v. 19, n. 4, p. 33-40, 2006.
A) Percepção; integração dos estímulos não sensoriais; planejamento motor; execução da postura adequada para o movimento pretendido.
CORRETA B) Percepção; integração dos estímulos sensoriais; planejamento motor; execução da postura adequada para o movimento pretendido.
C) Falta de percepção; integração dos estímulos sensoriais; planejamento motor; execução da postura adequada para o movimento pretendido.
D) Percepção; integração dos estímulos sensoriais; planejamento químico; execução da postura adequada para o movimento pretendido.
Hoje, a dança é percebida como um recurso didático na aprendizagem de gestos, dos movimentos expressivos e criativos e desenvolve aspectos significativos na vida de seus estudantes.Sobre as danças folclóricas que fazem parte da Região Nordeste, assinale a alternativa INCORRETA:
INCORRETA A) Chula.
B) Frevo.
C) Maracatu.
D) Bumba meu boi.
Para alguns autores, o desenvolvimento infantil é um processo que inicia desde a vida intrauterina, e a escola é o local em que se deve oportunizar variadas formas de movimento e garantir o desenvolvimento e crescimento adequados. Sobre os aspectos desse desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) Maturação motora, crescimento cognitivo e construção de habilidades (esferas afetiva e social). 
B) Maturação neurológica, crescimento fisiológico e construção de capacidades motoras. 
CORRETA C) Maturação neurológica, crescimento físico e construção de habilidades (esferas cognitiva, afetiva e social). 
D) Maturação neurológica e crescimento físico, apenas. 
Educação física é uma área do conhecimento diretamente relacionada com a sua capacidade de movimentação e o movimento humano consciente, ou seja, a corporeidade do educando. A dança, assim, se apresenta como prática educacional eficiente e sua inclusão deve ser feita nas séries iniciais, promovendo melhor socialização e desenvolvimento nos mais diversos ritmos e estilos de dança. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A dança deve ser incorporada como conteúdo curricular. ( ) A criança possui a necessidade de andar, saltar, agir, criar. A experiência corporal resultante dessas necessidades permite o conhecimento do próprio corpo, da expressividade, do ritmo e a possibilidade de se orientar no espaço e no tempo de forma criativa. ( ) A faixa etária de 7 a 11 anos é o período das operações concretas. Deve-se, assim, oportunizar atividades para que a criança estabeleça relações. ( ) Na educação, a dança deve propiciar aos alunos o autoconhecimento, as vivências de corporeidade, relacionamentos com outras pessoas e com o mundo, incentivando a expressividade artística e humana. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – F – V.
B) V – V – F – V.
CORRETA C) V – V – V – V.
D) V – F – V – F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais