Buscar

Como são desenvolvidas as teorias de desenvolvimento humano?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LILIAN DIEPES DE ALMEIDA - 20212101561
As teorias organizam e explicam os dados, informações reunidas pela pesquisa. Elas também suscitam hipóteses, explicações possíveis ou previsões que podem ser testadas por pesquisas adicionais e assim conseguir prever comportamentos. Que são influenciadas por seus valores e experiência. As teorias mudam para incorporar novas descobertas. A maneira como os teóricos explicam o desenvolvimento depende em parte da maneira como eles encaram duas questões: se as crianças são ativas ou passivas no próprio desenvolvimento e se ele é contínuo ou ocorre em estágios, e se ele é influenciado pela hereditariedade ou pelo ambiente.
Os filósofos muito contribuíram para as teorias clássicas e contemporâneas que os psicólogos usam para descobrir o sentido do desenvolvimento. As filosofias de Locke e de Rousseau contribuiu para dois modelos do desenvolvimento:
Modelo mecanicista – Para John Locke, os indivíduos são como máquinas que reagem a estímulos ambientais. O comportamento humano é um resultado de estímulos externos e internos. Os mecanicistas observam os fatores que levam o indivíduo a se comportarem de tal modo. O desenvolvimento humano é visto como contínuo, ocorre em pequenas etapas progressivas.
Modelo organicista – Para Jean Jacques Rousseau, os indivíduos são como organismos ativos em crescimento e seu comportamento como orgânico, que não pode ser previsto em respostas simples ao estímulo ambiental. O desenvolvimento ocorre de forma descontínua, em estágios.
É muito importante observar a que perspectiva teórica a pesquisa se baseia para que ocorra uma plena interpretação dela. Há cinco grandes perspectivas de teorias de desenvolvimento humano que sustentam boa parte das teorias influentes:
- Psicanalítica – se concentra nas emoções e mecanismos inconscientes
- Aprendizagem – estuda o comportamento observável
- Cognitiva – analisa os processos do pensamento
- Contextual – enfatiza o impacto do contexto histórico, social e cultural
- Evolucionista/socio-biológica – considera as bases evolucionistas e biológicas do comportamento.
O desenvolvimento humano, para Erikson, é dividido em etapas /” crises” da personalidade, que é influenciada pela sociedade e se desenvolve mediante a uma série de eventos. Enfatiza os desafios lançados pela formação da confiança, da autonomia, da iniciativa, da produtividade e da identidade. Cada estágio requer o equilíbrio entre o positivo e o negativo, ou seja, o positivo deve predominar, mas é necessário o negativo para um desenvolvimento ideal. A cada etapa o indivíduo cresce a partir das exigências internas, mas também das exigências do meio em que vive, portanto, é essencial a análise da cultura e da sociedade em que vive o sujeito. Sua teoria e importante devido a sua ênfase nas influências sociais e culturais e no desenvolvimento. Erikson considerava o ser humano como um ser social, antes de tudo, um ser que vive em grupo e sofre a sua pressão e influência.
A mudança e a estabilidade na personalidade, as emoções e as relações sociais constituem o desenvolvimento psicossocial e este pode afetar o funcionamento cognitivo e físico. Exemplo: o apoio social pode ajudar as crianças a lidar com os efeitos do estresse na saúde física e mental. As influências que afetam muitos indivíduos em certa idade ou em um período da história e como o tempo pode acentuar o impacto de algumas influências.
Diversos autores afirmam que o desenvolvimento humano é fruto da interação entre a hereditariedade, que seria características pessoais inatas ou congênitas herdadas dos pais biológicos, que são únicas, e o ambiente interno e externo, que se tem início no útero e o aprendizado que vem da experiência, especialmente os contextos como família, comunidade, status socioeconômico, etnia e cultura. 
Estudar o desenvolvimento humano é essencial para compreender as características e as fases de sua vida.
REFERÊNCIAS 
- PAPALIA, Diane E., OLDS, Sally Wendkos – O Mundo da Criança - São Paulo: Mc GRAW-HILL DO BRASIL, 1081. S/Edição
- Aulas

Continue navegando