Buscar

Introdução às modalidades de avaliação-diagnóstica, formativa e somativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (CONSULPLAN, 2010) Aavaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.
( ) Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem levar a processos de exclusão e classificação na dependência das concepções que norteiam o processo educativo.
( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos.
A sequência está CORRETA em:
A. V, F, V, F.
B. F, F, V, V.
C. V, V, F, F.
D. F, V, F, V.
E. V, F, F, V.
2. "A regulação baseia-se no reforço dos êxitos e na recondução dos erros, estimulando a realização de mais exercícios ou tarefas do mesmo tipo e premiando com uma boa nota quando os resultados são os esperados." (SANMARTI, 2009, p. 29)
A regulação tão debatida nesta unidade diz respeito às seguintes ponderações, EXCETO:
A. É preciso colocar em prática essa regulação apenas a partir da avaliação diagnóstica. Depois de realizada e identificado o ponto de partida dos alunos, não há mais necessidade de regulação posterior.
B. Realizar a regulação do ensino tanto a partir da avaliação diagnóstica, processual ou final é importante para assegurar a aprendizagem dos alunos.
C. A avaliação precisa estar intimamente vinculada aos objetivos de ensino, conteúdos e atividades propostas aos alunos.
D. O erro cometido pelos alunos em uma questão proposta pelo professor na avaliação indica que, necessariamente, ele precisa rever o objetivo da questão proposta, a forma como o conteúdo foi ensinado e a forma como foi mencionado o conteúdo na avaliação.
E. A avaliação formativa está preocupada com a regulação dos processos de ensino e de aprendizagem. Do ponto de vista cognitivista, essa avaliação está mais centrada no funcionamento cognitivo do aluno frente às atividades propostas.
3. (FUNRIO, 2013) A avaliação compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem e do planejamento em todas as suas etapas, ou seja, a avaliação formativa, parte dos seguintes pressupostos, EXCETO:
A. O aluno deve ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões.
B. O ensino deve privilegiar a participação, o diálogo, a autonomia, a reflexão tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
C. O erro deve propiciar aprendizagens e as dúvidas dos alunos são altamente significativas e reveladoras de um envolvimento e exercício intelectuais.
D. O processo avaliativo deve englobar tanto as aprendizagens relativas aos conhecimentos da dimensão conceitual e procedimental quanto no nível do aprendizado de valores e atitudes.
E. A autoavaliação deve ser realizada de forma assistemática e em determinados momentos do ano letivo, a fim de garantir a autorreflexão dos estudantes.
4. 
A avaliação não é um momento pontual dos processos de ensino e de aprendizagem. Quando tratada em seu aspecto formativo, a avaliação precisa, além de identificar as falhas da aprendizagem, considerar também os motivos pelos quais as elas ocorreram, pois sem a identificação do motivo da dificuldade de aprendizagem a regulação do ensino pode ser comprometida. Assim sendo, avalie as assertivas abaixo e julgue-as com V (caso verdadeiras) e F (caso falsas):
( ) A avaliação formativa, fundamentada exclusivamente em critérios claros e transparentes, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, independentemente das condições individuais do aluno.
( ) A avaliação da aprendizagem será mais eficaz se for integrada aos objetivos de ensino, formando um par dialético, observada a função social da instituição delineada em seu projeto político-pedagógico.
( ) Ao conceber a avaliação como o ato de aplicar prova, isolada de outros contextos, o professor confere a ela caráter qualitativo e a função de controle da aprendizagem.
A. F - V - F.
B. F - F - F.
C. V - V - F.
D. F - V - V.
E. V - V - V.
5. A avaliação formativa é aquela que está preocupada com a regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, necessitando também de revisões constantes, definindo suas ideias e práticas relacionadas a partir da base teórica de referência. É característica principal da avaliação formativa ser:
A. quantitativa.
B. contínua.
C. classificatória.
D. somativa.
E. genérica.

Outros materiais