Buscar

Questionario de H E 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Diante do conhecimento sobre a transição Monarquia – República: a cidade do Rio de Janeiro – higienização e urbanização, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
 
(V) Podemos afirmar que o capitalismo industrial no plano internacional, com a generalização do trabalho livre e assalariado, tornou a escravidão insustentável no Brasil. Tal fato levou à pressão da Inglaterra para o seu fim, com a introdução do trabalho assalariado, o desenvolvimento das atividades industriais e o crescimento da população livre e das cidades. [1]
 (V) A maior preocupação quanto à saúde era sanear a cidade do Rio de Janeiro, libertá-la dos desequilibrados mentais. A psiquiatria se desenvolveu para normalizar a sociedade na cidade. Registrou-se o tipo de organização de serviço de saúde que privilegiou o porto como alvo de intervenção por exigência da economia agroexportadora. A preocupação com a cidade do Rio de Janeiro era por ser a capital da República.[2]
 (V) Exigiam que acabassem com as ruas estreitas e escuras, bem como os cortiços. A preocupação era dirigida à aparência da cidade do Rio de Janeiro e não à saúde da população. [3]
2. Diante do conhecimento sobre A enfermagem no Brasil através do século XX, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A questão saúde passa a constituir um problema econômico-social, a partir do momento em que as doenças infecto-contagiosas, trazidas pelos europeus e pelos escravos africanos, começam a se propagar rapidamente, tomando grandes proporções nos grandes núcleos urbanos. Os países que comercializavam com o Brasil advertiam constantemente à persistência de epidemias e endemias que ameaçavam não só as tripulações dos navios como as suas populações. [1]
 ( ) A Escola de Enfermagem Anna Nery em 1923 foi a primeira escola de enfermagem baseada na adaptação norte-americana com atuação inicial na área de Saúde Pública e tornou-se a “escola padrão” (Decreto Lei nº 20.109 de 15/06/31) para as demais escolas de enfermagem que se espalharam por todo o Brasil após a sua consolidação. [2]
 ( ) A primeira orientadora das enfermeiras entre nós foi a Ethel Parsons, a qual fundou, junto com Carlos Chagas, a Escola de Enfermagem Anna Nery. [3]
1) [1] Resposta: Falso [2] Resposta: Falso [3] Resposta: Falso
2) [1] Resposta: Verdadeiro [2] Resposta: Falso [3] Resposta: Verdadeiro
3) [1] Resposta: Falso [2] Resposta: Verdadeiro [3] Resposta: Falso
4) [1] Resposta: Verdadeiro [2] Resposta: Verdadeiro [3] Resposta: Verdadeiro correta
3.Diante do conhecimento sobre a enfermagem como profissão em desenvolvimento, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Qualquer definição de enfermagem deve indicar que se trata de uma arte e uma ciência. Arte no sentido de que é composta de habilidades que exigem a excelência e a proficiência para a sua execução. Ciência no sentido de que exige conhecimento sistematizado obtido a partir da observação, do estudo e da pesquisa.
( ) A enfermeira tem a palavra derivada do latim nutrix que significa “mãe enfermeira”. Em outros dicionários tem o significado de Amã ou nutriz – Imagem Feminina: MULHER.
( ) Enfermeira é uma pessoa que nutre e protege, ou seja, uma pessoa preparada para cuidar dos enfermos, dos deficientes, idosos, adultos, jovens e crianças.
1) V, V, V - correta
2) V, F, V
3) F, V, V
4) F, F, F 
4.Diante do conhecimento sobre as tradições da enfermagem, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A cerimônia da lâmpada não é realizada durante as solenidades de formatura. Tem apenas como objetivo homenagear a aluna que, durante a formação, “incorporou” de maneira exemplar os princípios apregoados por Florence Nightingale, a Dama da Lâmpada.
( ) O broche da enfermagem pode datar do tempo das Cruzadas, quando os Cruzados, marchando até Jerusalém para reaver a Terra Sagrada, tiveram cruzes gravadas em suas cabeças ou peitos como símbolos de boa fortuna.
( ) Os uniformes antigos eram, em geral, longos, muito engomados, e tinham golas e punhos bem visíveis. Um uniforme completo, frequentemente, incluía um manto longo que cobria o uniforme.
1) V, F, V
2) F, V, V - correta
3) V, V, V
4) F, F, V 
5.Diante do conhecimento sobre a História do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos afirmar que a implantação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá se deu no ano de 2005, quando a Universidade considerou haver condições técnicas e operacionais adequadas para implantação do curso.
( ) A proposta da Universidade Estácio de Sá é formar enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema de saúde complementar, numa perspectiva crítico-reflexiva-criativa, compromissados com a qualidade de vida da população, bem como comprometidos com sua qualificação permanente e com o desenvolvimento da profissão.
( ) Apesar da matriz curricular estar organizada e disposta por disciplinas, desenvolve-se de modo preliminar o currículo integrado, no qual as disciplinas trabalham articuladas no período com objetivos definidos. Tem-se a intenção de desenvolver a proposta da Educação Problematizadora.
1) V, F, V
2) V, V, F
3) F, V, F
4) F, V, V - correta
6.Diante do conhecimento sobre a Medicalização do Sistema de Saúde, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comportamento profissional elitista e preconceituoso que é cultuado na estrutura do sistema de formação médica não causa profundos danos na assistência multiprofissional nas necessidades do paciente, família e sociedade.
( ) A evolução acadêmica na formação de enfermeiras(os), em cursos de pós-graduação, já demonstra seus reflexos no perfil social da profissão (escalões federais, estaduais, municipais e projetos ousados na iniciativa privada).
( ) Os doentes de médias posses são aqueles que recebem um atendimento médico adequado, porém, não personalizado.
1) F, V, V - correta
2) V, V, F
3) V, F, V
4) F, F, V

Outros materiais