Buscar

Procedimentos de Admissão e Cuidados Pré e Pós-Operatórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) MADALENA, 45 ANOS, FARÁ UMA CIRURGIA DE HISTERECTOMIA TOTAL DEVIDO MIOMATOSE QUE VEM PREJUDICANDO SUA QUALIDADE DE VIDA HÁ QUASE 3 ANOS POIS APRESENTA METRORRAGIA FREQUENTE, FRAQUEZA E ANEMIA. O SETOR DE REGULAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL EM CONTATO COM A PACIENTE E INFORMOU QUE A CIRURGICA FOI MARCADA E SOLICITOU A INTERNAÇÃO DA MESMA PARA HOJE PELA MANHÃ SENDO QUE A CIRURGIA ESTÁ PREVISTA PARA AS 16 HORAS. MADALENA CHEGA NO SETOR DE ADMISSÃO HOSPITALAR PARA INTERNAÇÃO PELA CLÍNICA CIRÚRGICA AS 07:30 HORAS, VOCÊ É O ENFERMEIRO RESPONSÁVEL PELO SETOR E VAI PROCEDER A INTERNAÇÃO DA MESMA. - RELACIONE ABAIXO O PASSO A PASSO QUE DEVE SER REALIZADO PARA EFETIVAR A ADMISSÃO DA PACIENTE EM TODOS OS ASPECTOS (TRIAGEM, ANAMNESE, EXAME FÍSICO, PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM, PROCEDIMENTOS MÉDICOS)
· R: Triagem: Realizar o levantamento de dados da paciente pessoais, moradia, idade, gênero e a queixa principal, assim vamos obter uma ficha, a qual será feito o fluxograma a ser aplicado, é de suma importância um atendimento completo, identificar a paciente com a pulseira com seus dados, se for alérgica usar pulseira da cor vermelha, verificar os SSVV, tricotomia, se a mesma encontra-se orientada em tempo e espaço, tempo de jejum, exames laboratoriais, realizar punção com Jelco 16 ou 18– calibroso, entregar a roupa de internação, ofertar algo para guardar seus pertences pessoais, tais com adornos, celular, dinheiro e documentos, direcionar a mesma para a internação clinica cirúrgica, e orientar sobre o termo cirúrgico e que a mesma e o responsável assine-o.
· Anamnese: A Enfermeira responsável deve direcionar a paciente ao leito, avaliar o risco cirúrgico, exames laboratoriais, uso de prótese dentaria, inspecionar uso de adornos, mesmo sendo realizadas na triagem, doenças crônicas, histórico atual da patologia, fluxo sanguíneo da metrorragia, tempo de jejum, se tem alguma alergia medicamentosa ou alimentar, se faz uso de anticoagulantes, tabagista, etilista, uso de drogas ilícitas, antidepressivos, e se realizou transfusão sanguínea, cirurgias anteriores, conferir e anotar os SSVV, verificar o acesso, verificar histórico anestésico, orientar a mesma quanto ao procedimento pré-operatório, esquema vacinal e exames de imagens, dar apoio psicológico a paciente.
• Exame Físico: Inspecionar pele e anexos, abaulamentos, rigidez, cor, temperatura, integridade física motora, se encontra orientada, normocorada, higienizada, verificar ausculta pulmonar, cardíaca e abdominal, palpação abdominal observar os relatos de algia, antissepsia da pele, verificar a tricotomia.
 
• Procedimentos de Enfermagem: Preparar a paciente para a cirurgia, proporcionando as melhores condições físicas e emocionais possíveis, minimizando a ansiedade, passar a sonda de demora, orientar a paciente e ao acompanhante quanto aos cuidados pós-operatórios, uso das medicações, horários e tempo de uso, cuidado com o curativo, repouso tais como não carregar peso, atividade sexual precoce, menos de 30 dias, uso de bebida alcoólica para não prejudicar a cicatrização.
 
• Procedimento Médicos: Realizar a cirurgia, passar as medicações de uso pós-operatório, orientar quando ao repouso, cuidados e data do retorno.
2) AS 13 HORAS A PACIENTE ENCONTRA-SE INTERNADA NA CLÍNICA CIRÚRGICA AGUARDANDO O CHAMADO DO CENTRO CIRÚRGICO. A MESMA ENCONTRA-SE DEITADA E CONTRARIADA PORQUE ESPERAVA QUE O ESPOSO PODERIA FICAR COM ELA DURANTE A INTERNAÇÃO, A “CHATA DA ENFERMEIRA DA ADMISSÃO NÃO PERMITIU A ENTRADA DO MARIDO”, ESTÁ COM FOME, NINGUÉM VEIO FALAR NADA COM ELA SOBRE A CIRURGIA, NÃO SABE PORQUE APÓS O BANHO A TÉCNICA MANDOU FICAR DE CAMISOLA E SEM CALCINHA E NÃO ENTENDE PORQUE ESTÁ TOMANDO SORO SE A CIRURGIA AINDA NÃO ACONTECEU E ELA NÃO SENTE NADA. DIZ QUE ESTÁ APREENSIVA COM A CIRURGIA, UMA COLEGA DE QUARTO DISSE QUE UMA AMIGA FEZ A MESMA CIRURGIA E TEVE QUE IR PARAR NA UTI APÓS, PORQUE TEVE HEMORRAGIA INTERNA E QUASE MORREU. - PEDRO ENFERMEIRO DO CENTRO CIRÚRGICO CHEGA NA ENFERMARIA PARA PROCEDER A VISITA PRÉOPERATÓRIA DE MADALENA. DISCUTA COM O GRUPO ESTA SITUAÇÃO E DESCREVA COMO DEVE SER A ABORDAGEM REALIZADA POR PEDRO, QUAIS INFORMAÇÕES ELE DEVE VERIFICAR E QUAIS PROCEDIMENTOS DEVEM SER REALIZADOS.
 R: A abordagem do enfermeiro Pedro em dona Madalena na visita pré-operatória, primeiramente tentar acalmar e sanar todas as suas dúvidas referentes a sua cirurgia, explicar a importância de se estar em jejum, passar confiança ao paciente, proporcionar-lhe assistência individualizada e efetiva. Realizar uma anamnese adequada e exame físico bem executado, podendo também ser realizado exames complementares. 
3) A CIRURGIA DE MADALENA TRANSCORREU SEM INTERCORRÊNCIAS, DUROU 1 HORA E 40MINUTOS, FOI ENCAMINHADA PARA A RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA, A ANESTESIA REALIZADA FOI A RAQUE, APÓS 1 HORA E 30 MIN NA RPA O ANESTESIOLOGISTA LIBEROU A MESMA PARA RETORNO À CLÍNICA CIRÚRGICA. AS 21HS - NA CLÍNICA MADALENA RELATA MUITO FRIO E APÓS CESSAR O EFEITO DA ANESTESIA, COMEÇOU A QUEIXAR-SE DE FORTE DOR ABDOMINAL. SSVV PA 100X40, T 35,5ºC, P 98BPM R 20MPM. A TÉCNICA DE ENFERMAGEM VEM AVALIAR MADALENA E ACHA MELHOR CHAMAR LOGO A ENFERMEIRA MARTA PARA AVALIAR A PACIENTE. - DESCREVA COMO DEVE SER A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NESTE PERÍODO DE PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO, O QUE A ENFERMEIRA MARTA DEVE AVALIAR APÓS O CHAMADO DA TÉCNICA E QUAIS SÃO OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NECESSÁRIOS NESTE MOMENTO.
R: Após a técnica de enfermagem ter aferido SSVV e constatar irregularidade no quadro de Madalena. A enfermeira Marta deverá aquecer a paciente, estimular que a paciente realize exercícios com as pernas, deambulação precoce, use meias antiembólicas, hidratação adequada para prevenir agravo da situação e que a mesma venha desenvolver sérios problemas como disfunção cardíaca como infarto do miocárdio, tamponamento ou embolia. Devera realizar monitorização contínua e frequente da pressão arterial; administração de medicações; controle das drogas anti-hipotensoras, balanço hídrico adequado; controle da dor e desconforto.
 O oxigênio e estimulantes cardíacos serão usados quando necessário, também com monitoração hemodinâmica.

Continue navegando