Buscar

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AO EXCELENTISSOMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA __ VARA DO TRABALHO DE GOIÂNIA/GO
Empresa Confeitaria Romana S.A., pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ n°..., com sede no endereço ..., n° ..., Cidade ..., Goiânia/GO, CEP n° ..., por através de seu advogado, vem, à presença de Excelência., com fulcro no art. 539 do CPC, ajuizar
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Em face de José Cunha, data de nascimento, nome da mãe; n° da CI, do CPF, CTPS, PIS ou PASEP ou NIT; endereço, CEP, telefones para contatos; endereço eletrônico, pelas razões de fato e de direito expostas.
I – DOS FATOS
A empresa, com endereço em Goiânia – GO, dedicada a confecção de tortas, bolos, salgados e doces, contratou José Cunha no dia 05/01/2019, para o exercício da função de pedreiro com o salário mensal de 3 mil reais. Porém surgiu a necessidade de reduzir seu quadro de pessoal, então a empresa ofereceu o aviso prévio no dia 10/10/2019, na forma indenizada e com a assinatura da dispensa na sua Carteira de Trabalho.
Após o ocorrido, o empregado ficou bastante triste com a situação e por essa razão tentou apelar junto à direção da empresa para que não fosse demitido, pois tinha esposa e dois filhos. Entretanto a empresa não tinha apenas o motivo apontado acima, mas também alegava que o serviço de José não era de boa qualidade, então a empresa manteve a extinção.
Foi marcado, então, o dia 15/10/2019 para o pagamento das verbas rescisórias devidas e a entrega dos documentos hábeis para o requerimento de outros direitos, no próprio local de trabalho, oportunidade na qual o trabalhador faria, também, a retirada dos seus pertences pessoais. Ocorre que, nesse dia, a empresa não tinha em caixa o dinheiro suficiente para realizar a quitação do devido e, por isso, pediu desculpas a José, anotou a dispensa na sua CTPS e solicitou que ele retornasse 60 dias após, para que fossem feitos o pagamento e a retirada dos pertences. No dia marcado, José não compareceu.
A empresa tentou contato telefônico e foram enviados dois telegramas para o endereço informado por ele na ficha de registro de empregados, mas tudo em vão. Até mesmo os ex-colegas de trabalho enviaram mensagens para o Facebook de José, na tentativa de fazê-lo ir à empresa para o acerto de contas, mas igualmente não houve sucesso.
Sabe-se, contudo, que José continua desempregado. No vestiário da empresa, no armário anteriormente usado por José, foram encontradas algumas fotografias dele com a esposa e uma camisa do seu time de futebol.
II – DO MERITO
Levando em conta que a empresa não pagou as verbas rescisórias, porem marcou outro dia para o pagamento das mesmas e José não compareceu pra receber, mesmo a empresa ligando diversas vezes e tentando entrar em contato através de seus colegas, por tal motivo não deve ser aplicada a multa do art. 477, § 8° da CLT.
Por causa da recusa do ex-funcionário em receber os seus direitos rescisórios, pugno pelo deposito da camisa do clube de futebol e das fotografias que foram esquecidas no armário, com o efeito de quitação das seguintes obrigações:
Aviso Prévio, de acordo com o art. 7°, inciso XXXI da CF/88 e art. 1°, paragrafo único da lei 12.506/2011;
Saldo de salário de 10 dias de trabalho que equivale a R$ 1.000,00 reais, de acordo com o art. 64, parágrafo único da CLT;
Indenização de 40% do FGTS, de acordo com o art.18, § 1° da lei 8036/90;
Guia do Seguro Desemprego, de acordo com a Súmula 389 do TST art. 7°, Inciso II da CF/88;
Guia para saque do FGTS, de acordo com o art. 20, Inciso I, da Lei 8036/90;
Férias vencidas e proporcionais e mais um terço constitucional, de acordo com os arts.146 e seguintes da CLT e art. 7°, Inciso XVII da CF/88;
Decimo terceiro proporcional, de acordo com o art. 7°, VIII, da CF/88 e art.1°, § 1° e § 2°, da lei 4090/62;
Diante do apontado, requer a consignação de todas as verbas rescisórias do empregado e a entrega dos bens e guias descritas acima.
III – DOS PEDIDOS
a) Deferimento do depósito judicial da quantia no prazo de 5 dias, de acordo com o art.542, Inciso I, do CPC, referente as verbas devidas;
b) Deferimento do deposito dos seguintes objetos: um telefone celular e uma camisa de futebol, no prazo de 5 dias, de acordo com o art. 542, Inciso I, do CPC;
c) Entrega das guias para levantamento do saldo do FGTS e recebimento do seguro desemprego;
IV – DOS REQUERIMENTOS FINAIS
Que a parte seja notificada a parte contraria para o comparecimento em audiência e levantar a quantia depositada com efeito de quitação ou que apresente a defesa, sob pena de revelia e confissão quanto à matéria de fato e declaração de extinção da obrigação de acordo com o art.542, Inciso II do CPC;
Condenação da parte contraria ao pagamento de custas e honorários advocatícios no percentual de 15%, de acordo com o art. 791-A da CLT.
Condenação da parte contraria em custas e honorários sucumbenciais em 15%, de acordo com o art. 791-A, da CLT
Que caso o valor não seja levantado em audiência, requer a procedência dos pedidos com quitação das parcelas e a declaração de extinção de todas as obrigações, com base no art. 546, do CPC.
Valo da causa....
Nestes termos,
Pede deferimento.
Goiânia/GO, 19 de abril de 2021. 
Nome do Advogado
OAB:  ......

Continue navegando

Outros materiais