Buscar

contextualizada_organização e legislação da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Rayssa Maciel da Cunha
04098661
Pedagogia
Conteúdo do exercício
Então, o Estatuto da criança e adolescente aborda direitos e deveres, caso o aluno venha a deteriorar um bem da escola.
Mediante o seu conhecimento perante a lei, ele poderá ser punido por alguma medida socioeducativa?
O aluno está acobertado?
Com a instauração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ademais, surgido como afirmativa a asseguração dos direitos específicos a todas as crianças e adolescentes, com estabelecimento do estatuto na Lei n° 8.069 de 1990, que por conseguinte, estes passam a serem considerados sujeitos de direitos e também de deveres.
Se caso um aluno deteriorar um bem, assim causando algum dano ao patrimônio público escolar ou de outros, deverá ser responsabilizado por seu respectivo ato, isto posto, faz-se necessário uma análise da situação, devendo ser apresentadas as devidas provas, para assim buscar a melhor alternativa para a resolução do problema. Dessa forma, comprovado o envolvimento do adolescente na ação, outrossim, considerando a gravidade, a situação que o ato ocorreu e a capacidade de cumprimento pelo adolescente, poderá ser imposta alguma medida socioeducativa, que por sua vez pode ser considerado uma pena de natureza pedagógica-educativa, visando a reintegração do adolescente a sociedade, impedindo que este venham repetir futuras ações ilícitas.
No artigo 112 do ECA, estão previstas as medidas socioeducativas, que podem ser aplicadas aos adolescentes, (entre 12 e 18 anos incompletos) que cometerem algum ato infracional. Menciono que crianças de até (12 anos incompletos), o estatuto exclui da imposição de medidas socioeducativas, assim adotada medidas de proteção pelo Conselho Tutelar. Destarte que as medidas socioeducativas devem ser aplicadas pelo promotor de justiça, de modo a não prejudicar a frequência na escola ou jornada de trabalho do indivíduo, com a apuração do caso pela Delegacia da Criança e do Adolescente, após apresentadas as provas materialidade que este efetuou a autoria do ato infracional, poderá ser aplicadas as seguintes medidas socioeducativas: Advertência; Obrigação de reparar o dano; Prestação de serviços a comunidade; Liberdade assistida; Semiliberdade e Internação.
Ao se tratando de ações cometidas dentro do espaço escolar, como depredação ou deterioração de um bem da instituição, pode-se ser tomadas diferentes atitudes, as mais comuns são: caso o aluno não tenha antecedentes e cometer infração leve, como primeira medida, a advertência verbal poderá ser aplicada com intuito de alertar sobre as consequências do envolvimento no ato infracional. Outra, no artigo 116 do ECA, se assim determinado o adolescente ou responsável legal poderá restituir o material danificado ou fazer o ressarcimento financeiro a vítima, apresentando impossibilidade de reparar o dano, poderá ser substituída por outra adequada. 
De certo, aluno que cometer ato ilícito está acobertado, pois enquanto não atingir a idade adulta não poderá ser preso, logo poderá ser submetido apenas a realização de alguma medida socioeducativa, isto posto, para o estatuto crianças e adolescentes precisam de apoio especial, até desenvolver sua maturidade. Assim, para que as medidas aplicadas tenham resultados positivos, observa-se a importância de políticas públicas de apoio, que devem ser garantidas pelo estado, família e sociedade, fazendo-se necessário no processo de ressocialização destes, além da promoção da escolarização e profissionalização, desse modo garantir o desenvolvimento positivo a todos.
Em vista o assunto abordado, atentamos que apartir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, passou-se a visar a proteção integral destes perante a lei, assim intervindo no desenvolvimento e preparação para atuarem perante sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Crianças e adolescentes: O ato infracional e as medidas socioeducativas. Monografias Brasil Escola. Disponível em:https://m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/direito/crianCas-Euadolecentes-ato-infracional-as-medidas-socioeducativas.htm. Acesso em 5 de fev. de 2022.
Criança e adolescente: o ato infracional e as medidas sócio-educativas. Âmbito Jurídico. 2012. Disponível em:https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-99/crianca-e-adolescente-o-ato-infracional-e-as-medidas-socio-educativas/ Acesso em 5 de fev. de 2022.
O que são as medidas socioeducativas presentes no ECA?. Educa mundo. 2021. Disponível em: https://www.educamundo.com.br/blog/medidas-socioeducativas . Acesso em 05 de fev. de 2022.
A eficácia das medidas socioeducativas em relação ao adolescente autor de ato Infracional. Monografias Brasil Escola. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/direito/a-eficacia-das-medidas-socioeducativas-relacao-ao-adolescente.htm . Acesso em 5 de fev. de 2022.
O eca vai à escola. Meu Artigo Brasil Escola. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-eca-vai-escola.htm . Acesso em 5 de fev. de 2022.
As medidas de proteção para crianças e o adolescente. Jusbrasil. Disponível em:https://renansousa92-jusbrasil-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/renansousa92.jusbrasil.com.br/artigos/254217814/as-medidas-de-protecao-para-a-crianca-e-o-adolescente/amp?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#aoh=16439201910457&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Frenansousa92.jusbrasil.com.br%2Fartigos%2F254217814%2Fas-medidas-de-protecao-para-a-crianca-e-o-adolescente . Acesso em 5 de fev. de 2022.