Buscar

Mindfulnees e Mindful eating

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Débora Gabryella Ivo da Silva
 CONBRACAS- Comportamento Alimentar, Alimentação e Saúde
Mindfulness e Mindful Eating (Comer com atenção plena e consciente)
Mindfulnees é voltado para intervenções na área da saúde, há 40 anos são estudados seus efeitos na saúde mental, no combate ao estresse, ansiedade e depressão e de outros cenários na atuação que se consolidou a partir da pesquisa. 
É muito aplicado no contexto de dor, de doença crônica, no contexto da alimentação e vários outros cenários. 
Mindfulness entra de forma complementar no cuidado em saúde de diversas condições e de alguma maneira as práticas podem ser desafiadoras, tendo em vista que mindfulness nasce a partir de tradições do oriente.
Mindfulness: significa “Atenção plena e coração pleno”.
As práticas e intervenções baseadas no mindfulness trazem pra gente a consciência que surge ao prestar atenção intencionalmente no momento presente, sem julgamento. 
É uma habilidade que como qualquer outra pode ser desenvolvida com a pratica, onde podemos aprimorar e desenvolvê-la cada vez mais quando praticamos.
O cultivo de mindfulness se dá através da prática, trata-se de um compromisso que teremos em empreender com grande determinação e ao mesmo tempo delicadeza nesse processo de cultivo. Sem julgamentos
Fundamentos da prática de atenção plena
Intenção: Objetivo ou aspiração, é algo que sempre que praticamos trazemos a intenção.
Atenção: A nossa mente e coração integrados no aqui e agora.
Atitudes: Envolve as ações e as formas como reconhecemos os fenômenos enquanto eles acontecem. Ou seja, essa habilidade que desenvolvemos de presença, que a medida que a gente entra em contato com o que estar presente a gente enxerga ou tenta cultivar o olhar para as coisas como de fato elas são. Com certo distanciamento com o sentido de conseguirmos estar nessa presença genuína, e tentando trabalhar atitude que nos leva a mais equilíbrio, qualidade de vida e outros benefícios no contexto alimentar. 
Mindfulness -9 Atitudes:
 Existe uma integridade e conectividade entre todas as atitudes.
· Mente de principiante; generosidade; gratidão; ausência de esforço; paciência; confiança; deixar ir; aceitação; não julgamento.
Nossa mente tem a função de avaliar tudo o que é bom e ruim, o devo não devo, o que pode entrar no processo de análise. Existe muitas vezes pensamentos automáticos que nasce de condicionamento que recebemos e desenvolvemos na trajetória de vida e dependendo dos tipos de pensamentos e da qualidade que desenvolvemos pode-se ter equilíbrios ou desequilíbrios no contexto cotidiano, em relação na forma que reagimos, esquivamos e apegamos naquilo que surge, logo, são aspectos que conseguimos trabalhar com as práticas de mindfulness através das nove atitudes.
Importância da prática regular: 
Os estudos desenvolvidos demostram a importância do tempo e regularidade da prática, começar a praticar em poucas horas, de 5 a 30 minutos, de modo continuo. No qual se torna mais benéfico para o desenvolvimento da neuroplasticidade, que são mudança nas estruturas do cérebro, que vão atenuar e ativar algumas áreas e entrarmos em equilíbrio nas tomadas de decisões, habilidades do cotidiano, na capacidade de foco e concentração, dentre outros benefícios que desenvolve a médio e a longo prazo que vai acarretar na melhora neuro-hormonal impactando na imunidade, na redução ou melhor forma de conviver no quadro de dor, redução do nível cárdio-metabólico, logo, trazendo uma serie de desdobramentos que vão impactar na qualidade de vida e na saúde. 
Fundamental participar de um programa de 8 semanas com instutor certificado. A pratica em grupo também possibilita que participemos de um processo mais profundo, que nos conecta com mais motivação, com a partilha de motivação da pratica em grupo. (Relevância de Inquiry no processo). É como uma musculação para o cérebro, pois trabalha em áreas/foco de concentração, tomada de decisão que vão se desenvolver mais, trazendo o fortalecimento dessas habilidades.
Importância de ter um diário de práticas:
Ajuda a refinar e ampliar o que vamos ganhar ao longo desse processo.
 Anotar os pensamentos, sentimentos e emoções sobre as sensações físicas que experimentamos na experiencia direta, sugere que para o mindfulnees nos levar para um caminho de mais cuidado e melhora da qualidade de vida e saúde. Que a gente comece a se perguntar o que nós precisamos e necessitamos nesse momento. 
Entra o campo de cuidar, entregar-se a gratidão atenção plena e de coração plena, para analisar aquilo que emerge, mas muitas vezes vamos ser muitos críticos em analisar e julgar a própria experiencia, ou de não gostar do que surge no processo, logo é importante ter bondade e gentileza nesse processo de cuidado. Listar as minhas sensações físicas. O que eu necessito e posso me oferecer nesse momento.
Midfulnees no Contexto Alimentar
Mindfulnees aplicado no contexto alimentar, entra na diversidade de contexto da relação que temos com a comida, se tem pessoas que vive desconectados do corpo, que vive numa rotina de trabalho, vivem no piloto automático, com o atividade mental e estímulos de atenção inconsciente e se depara no automático, desatento, sem perceber o que acontece no processo de refeição, ou ainda negligenciando o que o corpo comunica sobre a saciedade, a fome, a satisfação e insatisfação que o corpo sinaliza. 
Nos deparamos desconectados com nós mesmos, muitas vezes por distrações, pressão e cobranças, também tem as pressão e cobrança cultural e social, pela padrão da estética, forma e peso corporal que leva a julgamentos formados. Estabelecendo uma visão dicotômica, então, o mindfulness nos trás que não é necessário ter tanta dicotomia e culpa ao comer ou julgamentos se os alimentos são bons ou ruim, e saber que existem contextos, que nos leva a ter uma relação mais normal com a comida, e ao mesmo tempo ele pode nos levar ao lugar de perceber nossos pensamentos e comportamentos automáticos, ou padrão autocríticos em relação ao corpo que é importante nesse processo de cuidado e respeito a si mesmo.
O ambiente alimentar tem muitos estímulos e desafios de estar consciente no processo de escolha alimentar, já que o mindfulness amplia essa consciência de estar um pouco mais atento a essas escolhas e nos levar a perceber esses pensamentos automáticos no ato de comer, a satisfação. Não existe alimento bom ou ruim, deve desenvolver e entender de forma assertiva o que precisamos, as necessidades físicas, emocionais e sociais em relação a comida. 
Sabe-se que os pensamentos disfuncionais, insatisfação corporal, cobrança por comer certo ou por um corpo ideal, geral estresse, tensão e ansiedade, assim proporciona um gatilho para a restrição alimentar, no controle e proibições de alimentos, ocasionando uma provação física e emocional, que pode acarretar no descontrole alimentar e gerar sentimentos de revolta, causando ingestão impulsiva e/ou aumento do desejo (craving) por alimentos específicos (carboidratos e gorduras), que após o episódio leva o individuo a sentir culpa, vergonha dirigida ao corpo e/ou a alimentação, assim podendo levar a quadros de purgação. Mindfulness ajuda a guiar muito no inicio deste ciclo naquilo que a nossa mente internaliza como comida, se trazemos mais entendimento e consciência na forma de se relacionar com a comida pode-se sair desse ciclo que leve ao comer transtornado, transtorno alimentar e ganho de peso ao longo da vida.
Comer desatento e gatilhos: 
Gatilhos emocionais: estresse, raiva, tristeza, medo, cansado, tédio, solidão, euforia, insatisfação
Gatilhos ambientais: Disponibilidade e variedade de comida; julgamentos de outras pessoas, inclusive profissionais de saúde; imagens de comida e corpo; publicidade e propaganda de alimentos, bebidas, roupas e procedimentos destinados a imagem corporal; discursos e imagens de blogueiras e influencers; tamanho das porções e utensílios.
O diário alimentar pode identificar vários gatilhos, que vão emergir daquilo que nós percebemos na experiencia direta, ao praticar e trabalhar um diáriode pratica alimentar o profissional consegue apoiar a pessoa e identificar quais são os possíveis gatilhos de comer transtornado e transtornos alimentares, e reconhecer o que precisa de fato compor o processo de cuidado/terapêutico.
Mindful Eating: Atenção plena ao comer
Não é somente prestar atenção ao que come, é muito mais profundo que isso. 
Práticas e exercícios: Baseadas no treinamento da atenção plena por meio de algumas âncoras, para a OBSERVAÇÃO CONSCIENTE, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais e o alimento como âncoras. 
E a partir desses processos de atenção que é cultivado para cada uma dessas ancoras vai se fazendo esse trabalho de neuroplasticidade, e ao mesmo tempo de ampliação de consciência para os condicionamentos e para a forma que reagimos em relação a comida. 
Para os profissionais que estão habilitados em desenvolver mindfulness no contexto clinico, se tem um conjunto de práticas FORMAIS (meditação) e INFORMAIS (estado de presença nas ações do cotidiano) que vão possibilitar a construção desse caminho, que visam cultivar os princípios da atenção plena, baseada em mindful eating.
Os princípios do Mindful Eating
Reduzir taxa de ingestão; reconhecer fome e saciedade; reduzir o tamanho das porções; reduzir distrações ao comer; saborear o alimento na sua riqueza de aspectos sensoriais.
Ciclo de comer consciente
Quais são as motivações para o comer: Ciclo do comer consciente, busca levar a atenção para o que e quando comemos, como também ampliamos e começamos a olhar outras questões relacionadas a comida, a forma como se come, o quando comemos, se é conforme fome ou não, ou outros fatores, dito a um condicionamento a cada três horas, o porque se come, e o pra quê se come. São trazidos como questionamentos para o ato de comer em si.
Mindful Eating e Escolhas Alimentares
O desenvolvimento de habilidades para perceber e reconhecer os diferentes tipos de fome.
9 FOMES: 
· Fome física; emocional; social e plenitude do estômago.
· Reconhecer quais são os símbolos e significados do comer;
· Autocompaixão, autocuidado e respeito ao corpo;
· Consciência para realizar escolhas mais assertivas sobre o comer e compreender como podemos alimentar honrando as necessidades do corpo. 
O que esperar do Mindful Eating?
· Clarificação de valores da vida;
· Aprendizado da prática mindful eating para o dia a dia;
· Maior consciência sobre seus sinais internos de fome e saciedade;
· Identificar os diferentes tipos de fome presentes;
· Desenvolvimento de habilidade para lidar com o comer emocional e comer desatento (mindfless eating);
· Cultivo da autocompaixão, autocuidado e aceitação de que cada um vive seu processo, no seu tempo;
· Cultivo de uma relação mais harmoniosa e pacífica com o corpo e com a alimentação;
Ou seja, não vai se esperar perda de peso no processo, é mais profundo que isso, não vai se trabalhar com peso e dieta, vai abordar uma conexão com o corpo, com valores de vida, com as perspectivas de cuidado de si e as forma que se relacionamos com o corpo e com a vida. 
O que não esperar de Mindful eating?
· Orientações sobre dieta ou plano alimentar;
· Julgamentos de certo e errado; 
· Foco no emagrecimento como meta principal;
· Controlar emoções, sentimentos, pensamentos, mas reconhecer o que está presente ter mais auto regulação emocional; 
· Dominar a mente, mas sim compreende-la identificando padrões de funcionamento no dia a dia; 
· Controlar a fome ou apetite, mas sim aprender a honrar nossas fomes, reconhecer sinais internos do corpo para melhor se cuidar; 
· Mudanças rápidas de comportamento, dado que é um processo e não um evento.

Outros materiais