Buscar

Gestao Estrategica de RH 2022 Tema 9

Prévia do material em texto

Tema 9
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Tema 9
Unidade 4: O perfil do Profissional de Gestão com Pessoas
2
Professor Alexandre Fernandes Ferreira
2
2
2
Sumário da Aula:
 a) O Novo Papel das Equipes;
 b) O Novo Papel das Pessoas.
3
3
3
3
a) O Novo Papel das Equipes
4
4
4
4
5
Na medida que temos transformações no mundo dos negócios, as estruturas organizacionais tradicionais precisam se transformar gradativamente em sistemas baseados em equipes.
6
Chiavenato (2014, p.309) destaca alguns benefícios de estruturas organizacionais baseadas em equipes, que se apresentam como mais ágeis e flexíveis:
“A tomada de decisões é empurrada para bem perto de onde ela deve ficar: no ponto de contato com o cliente”;
“O tempo de resposta é rápido: as demoras burocráticas são minimizadas ou eliminadas quando os escalões superiores não estão envolvidos em cada decisão”;
“Os membros da equipe sentem-se responsáveis e confiáveis, isto é, empoderados para fazer as coisas certas”;
“O trabalho em equipe requer e fortalece as habilidades interpessoais, a habilidade de resolver problemas e o envolvimento emocional no trabalho a ser feito”.
 
O Novo Papel das Equipes
6
7
“As estruturas baseadas em equipes requerem menos supervisão”;
“Os desenhos baseados em equipes encorajam a melhoria contínua dos processos de trabalho para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e maximizar a eficiência”;
“As equipes são mais focalizadas nos resultados do grupo do que no trabalho individualizado”.
Chiavenato (2014, p.309) afirma que “para trabalhar com eficiência e eficácia, a equipe requer executivos com o perfil de liderança”. 
Assim os gestores representam líderes renovadores que incentivam e impulsionam as pessoas. Representam “coaches” que preparam, desenvolvem e projetam as pessoas. Isto é, passam a ser facilitadores que irão abrir novos horizontes e oportunidades para as pessoas e que enfatizam o trabalho em equipe.
O Novo Papel das Equipes
7
8
Para Chiavenato (2014, p.309) “as equipes têm a vantagem de se arranjar em teias de associação e networks que tornam a atividade laboral mais rica, flexível e dinâmica”. 
Entretanto, a construção dessa equipe autônoma e empoderada exige a presença de um novo tipo de executivo: “aquele que, em vez de gerenciar as pessoas, gerencia com as pessoas”. Ou seja, se faz necessário uma gestão participativa em que ocorra cooperação e comprometimento. 
O Novo Papel das Equipes
8
b) O Novo Papel das Pessoas
9
9
9
9
10
As pessoas passam também a desempenhar um novo papel nas organizações. Chiavenato (2014, p.315) afirma que “a importância das pessoas cresceu e se ampliou sensivelmente” nas organizações.
11
De acordo com Chiavenato (2014, p.315) o novo papel das pessoas nas organizações pode ser representado por:
Pessoas como executoras de atividades – continua sendo o papel principal das pessoas na maioria das organizações, no entanto, deve ser desempenhado com excelência;
Pessoas como responsáveis pela melhoria do trabalho – fazer cada vez melhor e com menos recursos, ou seja, cada pessoa deve buscar melhorar continuamente sua atividade e a qualidade do seu trabalho;
Pessoas como responsáveis por metas e resultados – o trabalho é focado na busca de objetivos de médio e longo prazos.
O Novo Papel das Pessoas
11
12
Pessoas como integrantes de uma cadeia de valor – noção de que os funcionários (clientes internos) também integram a cadeia de valor, ou seja, são responsáveis pela qualidade da entrega que chega ao cliente externo;
Pessoas como participantes de equipes – não deve se concentrar apenas na execução das atividades e no atingimento de metas com o foco no cliente externo, o cliente interno também gera valor. O que está por detrás das equipes é o efeito sinergístico e holístico, assim o trabalho está cada vez mais social e interativo;
Pessoas como agregadoras de valor – ao contrário dos demais recursos organizacionais, que são inertes e sem vida, as pessoas estão se transformando em geradoras de valor organizacional, contribuindo com ideias, sugestões, criatividade e inovação.
O Novo Papel das Pessoas
12
13
Com as pessoas estão sendo valorizadas – as pessoas passam a ser chamadas de colaboradores, sócios ou parceiros ao invés de meros funcionários ocupantes de cargos e executores de tarefas. Em muitas organizações fala-se de denominações como talentos, competências, capital humano ou capital intelectual. Essa escolha de nomenclatura reflete a forma pela qual a organização visualiza e valoriza o papel das pessoas em suas atividades.
O Novo Papel das Pessoas
13
14
Referências Utilizadas
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014.
FERREIRA, Victor Claudio Paradela. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
ROCHA-PINTO, Sandra Regina et al. Dimensões funcionais da gestão de pessoas. 9. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

Continue navegando