Buscar

Resumo sobre epicurismo filosofia

Prévia do material em texto

O epicurismo é uma doutrina filosófica criada por Epicuro para investigar o que nos torna felizes. Ele prega o desapego aos bens materiais e a busca pela feridade. Enfatizando o prazer, que só pode ser cultivado na prática das virtudes, na reflexão interior, na cultura do espírito. A corrente epicurista buscava e tinham como preocupação de como tornar as pessoas felizes ou entender como é possível ser feliz o mundo.
O epicurismo trabalha com dois conceitos, sendo o primeiro a ataraxia, a ausência de perturbação, ou melhor o sossego, que consiste na busca moderada pelos prazeres e entender que eles são importantes, mas tendo um certo discernimento para entender o que de fato é um prazer. O segundo conceito é a aponia: a ausência de dor, que seria o conhecimento filosófico do mundo e como funciona. Por exemplo, o medo da morte ou os medos que são frutos da nossa falta de entendimento.
A felicidade era ter uma vida de acordo com as virtudes. A busca dos prazeres seria aquilo que nos faz sente-se bem, era buscar as coisas simples da vida, não é uma busca irrestrita do prazer, mas moderada. Epicuro mais os seus seguidores eram materialistas, visto que não acreditavam em nada que fosse além da realidade material, ou seja, eram antimetafísica, daquilo que se pode tocar ou sentir. Dizia que se os deuses existissem, não negando a sua existência, não estão muito preocupados com os mortais 
Nas coisas simples da vida e na fugar da dor se encontra os prazeres. Epicuro tinha como principal fonte de prazer, filosofar com seus amigos. E na maximização dos prazeres se encontra a felicidade .

Continue navegando