Buscar

Atividades e intervenção em psicopedagogia clínica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O psicopedagogo pode lançar mão de vários recursos para a intervenção específica em raciocínio lógico-matemático. Leia e associe as duas colunas a seguir, que trazem os recursos e sua aplicabilidade.
Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
Alternativas:
I – D; II – B; III – A; IV – C.
I – D; II – C; III – B; IV – A.
I – B; II – C; III – D; IV – B.
I – C; II – D; III – A; IV – B.checkCORRETO
I – C; II – A; III – D; IV – B.
Resolução comentada:
Veja a relação correta entre as duas colunas:
Código da questão: 63111
2)
Sobre a intervenção psicomotora direcionada aos fatores que integram as unidades do sistema de desenvolvimento motor humano, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A tonicidade é um fenômeno complexo que permite suporte à postura e é regulador e modulador da ação. Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é rodar bambolê.
( ) Equilibração refere-se aos ajustamentos posturais para adequação à gravidade. Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é jogar amarelinha.
( ) Lateralização é a identificação correta dos lados esquerdo e direito. Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é escrever com a mão direita.
( ) Noção de corpo é a representação mental da integração das partes do corpo que se coordenam no movimento e das relações que elas têm de estabelecer entre si e os objetos externos. Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é desenhar o corpo humano.
( ) A estruturação espaço-temporal é a capacidade de o individuo compreender o passado, o presente e o futuro. Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é andar pela sala de forma lenta e rápida.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
V – V – V – F – F.
V – F – V – F – V.
F – F – V – F – V.
F – V – F – V – F.
V – V – F – V – F.checkCORRETO
Resolução comentada:
A primeira, a segunda e a quarta afirmativas são verdadeiras.
Veja a forma correta das afirmativas falsas:
Terceira: a lateralização está relacionada à integração dos dois hemisférios cerebrais, que precisam trabalhar conjuntamente para permitir que o indivíduo receba, analise e armazene informações provenientes do mundo externo. Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é pular para a esquerda e para a direita.
Quinta: a estruturação espaço-temporal “compreende a recepção, a análise e o armazenamento das informações vindas do corpo, reunidas sobre a forma de uma tomada de consciência estruturada e armazenada somatotopicamente” (FONSECA, 2012, p. 164). Uma atividade interventiva relacionada a esse fator é andar pela sala de forma lenta e rápida.
Código da questão: 63117
3)
O processo de intervenção psicopedagógica deve ser sempre personalizado, pois:
Alternativas:
É preciso evitar o tédio do aprendente a qualquer custo.
Cada aprendente é único, com particularidades específicas.checkCORRETO
A escola vai perceber caso o processo não seja personalizado.
O psicopedagogo necessita de desafios constantes em sua profissão.
As famílias pagam para ter um processo de tratamento individualizado.
Resolução comentada:
O aprendente é um ser único, cuja dificuldade de aprendizagem está circunscrita em sua história de vida, com as particularidades inerentes a esse percurso. Ele possui desejos e interesses individualizados, que podem servir como suporte para o enfrentamento da dificuldade de aprendizagem. As famílias pagam por um tratamento psicopedagógico que leve à superação da dificuldade de aprendizagem. Nem a família, nem a escola conseguirá perceber se as atividades da intervenção já foram empregadas. Isso faz parte da consciência ética do psicopedagogo e do respeito que ele tem pelo aprendente. O tédio do aprendente é um dado importante a ser analisado. O psicopedagogo já enfrenta os desafios próprios de sua profissão.
Código da questão: 63099
4)
Uma atividade que o psicopedagogo pode realizar para ajudar a desenvolver o controle psicomotor de aprendentes com TDAH é:
Alternativas:
Exibir filmes longos e calmos, para que o aprendente saiba controlar sua impulsividade e amplie seu repertório cultural.
Conversar sobre temas de interesse do aprendente enquanto ele gira um bambolê alternadamente na cintura, nos braços e nos pés.
Determinar posturas que durem 8 segundos: ficar na ponta dos pés por 8 segundos, agachar e permanecer por 8 segundos etc.checkCORRETO
Desenvolver processos de associação grafema-fonema, para intensificar a alfabetização e o letramento do aprendente.
Deixar o aprendente correr livremente até se sentir cansado, então ele aprenderá por experiência própria quando deve parar.
Resolução comentada:
As intervenções psicomotoras precisam ser construídas detalhadamente para enfocar os fatores específicos a serem trabalhados. No caso do TDAH, trazer informações concorrentes não ajuda o cérebro a amadurecer (como conversar sobre temas de interesse do aprendente enquanto ele gira um bambolê alternadamente na cintura, nos braços e nos pés). Da mesma forma, permitir ao aprendente realizar tarefas exaustivas (como correr sem parar) ou aborrecidas (como assistir a um filme que não é de seu interesse) não traz ganhos psicomotores. Em geral, aprendentes com TDAH não possuem problemas relacionados à alfabetização. Por sua vez, realizar atividades controladas em 8 segundos ensina o aprendente a dominar o corpo e controlar o tempo de execução de tarefas.
Código da questão: 63121
5)
Uma das formas de favorecer o processo de _________ é usar como pano de fundo das _________ as _________ que o _________ gosta ou tem interesse. Por exemplo: um super-herói, um seriado, um grupo musical, um estilo literário, um ator etc.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.
Alternativas:
Diagnóstico; intervenções; propostas; aprendente.
Diagnóstico; avaliações; dificuldades; psicopedagogo.
Intervenção; atividades; temáticas; aprendente.checkCORRETO
Acolhida; atividades; propostas; psicopedagogo.
Intervenção; avaliações; temáticas; docente.
Resolução comentada:
Uma das formas de favorecer o processo de intervenção é usar como pano de fundo das atividades as temáticas que o aprendente gosta ou tem interesse. Por exemplo: um super-herói, um seriado, um grupo musical, um estilo literário, um ator etc.
Código da questão: 63100
6)
Nem todos os aprendentes chegam motivados para enfrentar a dificuldade de aprendizagem. Muitas vezes, é preciso vencer as barreiras oriundas de processos anteriores que não foram bem-sucedidos, a desmotivação e a existência de crenças negativas. O trabalho de intervenção pode ser árduo para o aprendente, pois ele terá que reconstruir processos de aprendizagem, movimentar suas emoções e descartar crenças já instaladas há muito tempo, para reconstrui-las de forma mais positiva.
Sobre o enfrentamento da desmotivação e da resistência nas sessões interventivas, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:
I. Utilizar temas de interesse como pano de fundo das atividades interventivas costuma trazer bons resultados.
II. Adequar a dificuldade das atividades interventivas, iniciando com as mais simples e avançando para as mais complexas, respeita o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente.
III. O retrocesso em algum ponto da intervenção não é adequado, pois mostra que o processo não está funcionando como se esperava.
IV. A construção de portifólio de aprendizagem não é válida para processos interventivos, pois é uma estratégia utilizada na educação escolar formal.
V. Fazer pausas e utilizar elementos lúdicos, como jogos, ajuda a trazer leveza para a sessão, oportunizando momentos de descanso antes e/ou depois das atividades de intervenção.
São verdadeiras:
Alternativas:
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II e V, apenas.checkCORRETO
Resolução comentada:
I. Utilizar temas de interesse como pano de fundo das
atividades interventivas costuma trazer bons resultados. VERDADEIRO. Quando o aprendente se depara com um tema de seu conhecimento prévio e que é do seu agrado, o processo de intervenção se torna mais aprazível para ele e, portanto, traz maiores resultados.
II. Adequar a dificuldade das atividades interventivas, iniciando com as mais simples e avançando para as mais complexas, respeita o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente. VERDADEIRO. Caso sejam adotadas atividades que estão muito acima da capacidade cognitiva do aprendente no momento, a tendência é que ele se desmotive para participar da intervenção.
III. O retrocesso em algum ponto da intervenção não é adequado, pois mostra que o processo não está funcionando como se esperava. FALSO. O retrocesso muitas vezes se faz necessário para consolidar uma aprendizagem, relembrá-la e utilizá-la como suporte para uma nova aprendizagem.
IV. A construção de portifólio de aprendizagem não é válida para processos interventivos, pois é uma estratégia utilizada na educação escolar formal. FALSO. A construção de portifólio é uma excelente estratégia motivadora para o aprendente, que consegue visualizar todo o seu processo de aprendizagem e acompanhar sua própria evolução.
V. Fazer pausas e utilizar elementos lúdicos, como jogos, ajuda a trazer leveza para a sessão, oportunizando momentos de descanso antes e/ou depois das atividades de intervenção. VERDADEIRO. Uma sessão de 50 minutos totalmente dedicada à intervenção se torna muito cansativa para o aprendente, o que provavelmente o leva a desgostar do processo interventivo. Dosar o tempo para pausas, jogos e brincadeiras deixa a sessão mais leve e agradável ao aprendente.
Código da questão: 63098
7)
2. A dislexia é um transtorno de _________ que se caracteriza pela _________ do aprendente em _________ um texto, não conseguindo associar o som das palavras à sua forma escrita.
Assinale a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as lacunas:
Alternativas:
Leitura; possibilidade; codificar.
Escrita; incapacidade; decodificar.
Leitura; capacidade; codificar.
Leitura; incapacidade; decodificar. checkCORRETO
Escrita; possibilidade; decodificar.
Resolução comentada:
A dislexia é um transtorno de leitura que se caracteriza pela incapacidade do aprendente em decodificar um texto, não conseguindo associar o som das palavras à sua forma escrita.
Código da questão: 63107
8)
As atividades lúdicas, os jogos e as _________ específicas da intervenção em _________ trazem momentos de leveza para um contexto de vida árduo, normalmente associado à criança com _________. Ela é constantemente cobrada, deixada de lado, não compreendida; sua impulsividade e falta de autocontrole a levam a não ter amigos, e sua incapacidade de manter a atenção por determinado período traz déficits de _________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Alternativas:
Brincadeiras; psicopedagogia; déficits; psicomotores.
Brincadeiras; psicomotricidade; TDAH; aprendizagem.checkCORRETO
Matérias; psicomotricidade; TDAH; atenção.
Atividades; psicologia; dispraxia; psicomotores.
Matérias; psicopedagogia; dispraxia; aprendizagem.
Resolução comentada:
As atividades lúdicas, os jogos e as brincadeiras específicas da intervenção em psicomotricidade trazem momentos de leveza para um contexto de vida árduo, normalmente associado à criança com TDAH. Ela é constantemente cobrada, deixada de lado, não compreendida; sua impulsividade e falta de autocontrole a levam a não ter amigos, e sua incapacidade de manter a atenção por determinado período traz déficits de aprendizagem.
Código da questão: 63116
9)
Weiss (2015, p. 66) explica que “o desafio do psicopedagogo é entender como deve ser sua atuação junto ao processo particular de cada paciente, buscando sempre o apoio em sólido embasamento teórico”.
O processo de intervenção psicopedagógica é exclusivamente personalizado porque ele enfoca:
Alternativas:
O tratamento elaborado pelo psicopedagogo para a dificuldade de aprendizagem encontrada.checkCORRETO
O rapport construído pelo psicopedagogo para criar vínculos com o aprendente.
A entrevista elaborada pelo psicopedagogo para a construção da anamnese.
O diagnóstico elaborado pelo psicopedagogo para descobrir a dificuldade de aprendizagem.
O momento da alta do aprendente, quando ele já superou a dificuldade de aprendizagem.
Resolução comentada:
A intervenção psicopedagógica ocorre após o processo de diagnóstico e visa reverter (resolver ou minimizar) a dificuldade de aprendizagem. O rapport e a entrevista estão associados ao processo de diagnóstico psicopedagógico, e a alta ocorre após a finalização das intervenções.
Código da questão: 63094
10)
Você recebeu uma criança de sete anos com queixa de dificuldade de aprendizagem generalizada. No primeiro contato com essa criança, você percebe que ela gagueja e é muito introvertida. Qual é sua hipótese inicial diagnóstica?
Alternativas:
Trauma de infância.
Transtorno da comunicação.checkCORRETO
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Transtorno da leitura.
Transtorno da escrita.
Resolução comentada:
A gagueira é um dos transtornos da comunicação que impactam negativamente o desenvolvimento da aprendizagem. É um transtorno neurológico, e não psicológico, embora acarrete grandes abalos emocionais. A criança percebe-se diferente, devido ao nervosismo, ao constrangimento e à sensação de incapacidade de se comunicar claramente, o que provoca a amplificação da gagueira. O fonoaudiólogo deve acompanhar casos desse tipo.
Código da questão: 63106

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando