Buscar

Relatório Lançamento Horizontal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá
Física Experimental I
Lançamento Horizontal
Nome: 
Turma nº – – Horário
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Trata-se de “um caso especial de movimento bidimensional: Uma partícula que se move em um plano vertical com velocidade inicial v0 e com uma aceleração constante, igual à aceleração de queda livre g, dirigida para baixo. Uma partícula que se move dessa forma é chamada de projétil (o que significa que é projetada ou lançada), e seu movimento é chamado de movimento balístico.”.
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Foram utilizados diversos materiais com o propósito de registrar o alcance do projétil e auxiliar nos cálculos para evidenciar a precisão do lançamento. 
Materiais utilizados: Uma folha de papel carbono; Uma folha de papel ofício; Uma régua comum; Conjunto Arete/ Lançador Horizontal – Cidepe, NP; 378745.
No experimento de lançamento horizontal, a fim de obter resultados esperados, foram seguidos certos procedimentos, detalhados a seguir. Foi regulado o conjunto arete com o lançador horizontal em 30 cm; A folha carbono foi colocada por cima da folha de papel ofício para marcar o primeiro toque do corpo de prova após o lançamento. As folhas foram presas com auxílio de dois cadernos. Foram realizados cinco lançamentos a 100 mm e a 50 mm. Após cada lançamento era registrado a posição do primeiro impacto do projétil. Após realizar os cinco lançamentos foi tirado o diâmetro com base nos pontos de menor e maior distância, com ajuda da régua. Com base no diâmetro retiramos o ponto de incerteza dos lançamentos. 
III. RESULTADOS OBTIDOS
Tq = 
D = x 100%
	(m)
	
	
	
	Discrepância (%)
	A=0,10
	1,41 m/s
	0,14
	14,2
	0,99 %
	B=0,08
	1,26 m/s
	0,13
	13
	0,99 %
	C=0,06
	1,10 m/s
	0,11
	11
	0,99 %
	D=0,04
	0,89 m/s
	0,09
	9
	0,99 %
IV. RELAÇÃO ENTRE TEORIA E RESULTADOS EXPERIMENTAIS
Em condições ideais (sem a interferência de forças externas), podemos verificar que a aceleração da gravidade atua em toda parte e preserva suas características básicas onde quer que seja aplicada.
O grupo refez o experimento e os valores experimentais ficaram bem próximos da teoria, tornando os resultados satisfatórios.
V. CONCLUSÃO
Foi constatado com base nos resultados obtidos que a altura exerce influência direta no alcance do lançamento horizontal. Portanto o alcance do projétil irá variar em relação à altura, pois neste movimento, a gravidade atua sobre o projétil, variando a velocidade. No experimento foi concluído que quanto maior a altura ajustada no conjunto arete, maior será o alcance do projétil.
VI. REFERÊNCIAS
1: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamento de física, volume 1: mecânica. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 70 p. 2

Outros materiais