Buscar

Av1 - Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico
Segundo Françoise Choay (2006), o patrimônio histórico designa:
“um bem destinado ao usufruto de uma comunidade que se ampliou a dimensões planetárias, constituído pela acumulação contínua de uma diversidade de objetos que se congregam por seu passado comum: obras e obras-primas das belas-artes e das artes aplicadas, trabalhos e produtos de todos os saberes e savoir-faire dos seres humanos.”
I- Durante a Revolução Francesa, muitos monumentos foram destruídos por remeterem ao autoritarismo da Igreja e das monarquias, contra os quais os revolucionários lutavam. A perda de grandes obras de arquitetura impulsionou a criação das primeiras medidas que reduzissem tais destruições, uma vez que romper com o passado não significa necessariamente abolir sua memória e destruir todos os seus monumentos.
II- O monumento tem por finalidade fazer reviver o passado. Uma das formas que o Ocidente inventou de manter essa memória viva é a conservação e a restauração dos monumentos. Esses procedimentos foram realizados, inicialmente, de forma empírica, até que, no século XIX, começaram a ser delineadas as primeiras teorias da restauração.
III- Os antiquários podem ser considerados como os protótipos dos museus, nos quais colecionavam-se obras de arte e fragmentos de elementos arquitetônicos encontrados nas escavações arqueológicas empreendidas em Roma no século XVIII.
IV- William Morris e John Ruskin apresentaram um dos primeiros embates teóricos no campo da restauração, sendo que o primeiro era partidário do “restauro estilístico”, no qual restabelecia-se o monumento num estado ideal que poderia nunca ter existido, enquanto o segundo condenava qualquer ato de restauração.
Sobre as origens do patrimônio histórico e artístico, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Somente a afirmativa I é verdadeira.
b)As afirmativas I, II, III e IV são falsas.
c)As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
d)Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
e)Somente a afirmativa IV é falsa.
2)Camillo Boito foi um notável teórico do século XIX, cujas ideias em sua principal obra, “Os Restauradores”, mostram uma evolução nas discussões sobre a preservação arquitetônica da época, fortemente marcada pelo embate entre as teorias de John Ruskin e William Morris.
Assinale a alternativa na qual todos os princípios do restauro estão presentes na obra de Boito.
Alternativas:
a)Distinguibilidade entre o novo e o velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; preservação do aspecto pitoresco do edifício; mínima intervenção
b)Reprodução fidedigna do novo em relação ao velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; preservação do aspecto pitoresco do edifício; mínima intervenção
c)Distinguibilidade entre o novo e o velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; valor de novidade; mínima intervenção
d)Distinguibilidade entre o novo e o velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; preservação do aspecto pitoresco do edifício; liberdade criativa do restaurador
e)Distinguibilidade entre o novo e o velho; preservação do aspecto pitoresco do edifício; mínima intervenção; entendimento da conservação e da restauração como sinônimos
3)O Culto moderno dos monumentos é “uma obra de fundamental importância acerca das questões relativas à tutela e conservação dos monumentos históricos. Foi escrita, em 1903, pelo historiador da arte vienense Alois Riegl, designado em 1902, presidente da Comissão de Monumentos Históricos da Áustria, e por ela encarregado de empreender a reorganização da legislação de conservação dos monumentos austríacos” (CUNHA, 2006).
Para Riegl a preservação dos monumentos deveria ser pautada nos seguintes valores: valor de antiguidade, valor histórico, valor de rememoração intencional, valor de uso, valor de arte relativo e valor de novidade.
Complete as lacunas com a categoria de valores à qual se refere o conceito apresentado:
O __________ está ligado à noção de tudo aquilo que um dia foi e não é mais nos dias de hoje.
O __________ evidencia as marcas do desgaste provocado pelas forças da natureza e que ressalta o aspecto de tempo transcorrido.
As obras que têm como objetivo perpetuar um personagem, um fato importante ou uma conquista para as gerações posteriores estão ligadas ao __________.
Assinale a alternativa que contém a relação correta entre as os conceitos apresentados e os valores de Riegl, respectivamente:
Alternativas:
a)Valor histórico; Valor de antiguidade; Valor de rememoração intencional
b)Valor de rememoração intencional; Valor de antiguidade; Valor artístico
c)Valor de uso; Valor de antiguidade; Valor artístico
d)Valor histórico; Valor de uso; Valor de rememoração intencional
e)Valor de rememoração intencional; Valor artístico; Valor histórico
4)Sobre as Cartas Patrimoniais, leia as afirmativas a seguir:
I- As Cartas patrimoniais começaram a ser publicadas no século XIX para estabelecer metodologias científicas de restauro.
II- As Cartas Patrimoniais são leis internacionais ligadas a preservação do patrimônio histórico e prevalecem sobre as legislações nacionais.
III- A Carta de Veneza de 1964 foi formulada com o objetivo de difundir as teorias de Cesare Brandi, configurando um caráter científico às restaurações do pós-guerra.
IV- A Carta de Atenas de 1931 foi substituída pela Carta de Veneza de 1964, pois somente considerava como patrimônio as tradições e saberes da cultura popular.
V- A reconstrução de edifícios tornou-se uma prática plenamente aceitável contemporaneamente, pois as Cartas Patrimoniais assim recomendam.
Após analisar cada uma das afirmativas acima, julgue-as como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Somente as afirmativas I, II e III são falsas.
b)As afirmativas I, II, III, IV e V são falsas.
c)Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
d)Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e)Somente a afirmativa II é verdadeira.
5)As cartas patrimoniais são importantes documentos internacionais que auxiliam os países na formulação de suas legislações para proteção de seu patrimônio e os profissionais da área a pautar suas decisões de projeto sobre edifícios históricos.
Sobre as Cartas Patrimoniais, considere as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas:
a)A Carta de Veneza de 1964 desconsiderou a problemática das ruínas do pós-guerra, concentrando-se apenas em aspectos teóricos e conceituais.
b)As Cartas Patrimoniais condenam a restauração como medida de proteção aos monumentos, já que elas interferem sobre o estado de originalidade dos mesmos.
c)Apenas os bens materiais, em detrimentos das tradições e festividades, podem ser considerados patrimônio cultural dos povos.
d)As Cartas condenam a utilização dos monumentos, em função do prejuízo que isso implica na manutenção de seu caráter histórico.
e)Houve uma ampliação do conceito de patrimônio ao longo das cartas, incluindo-se para além dos monumentos, também manifestações da cultura popular.

Continue navegando