Buscar

REAÇOES DE ESCURECIMENTO EM ALIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REAÇOES DE ESCURECIMENTO EM ALIMENTOS 
Reações de escurecimento são fenômenos que ocorrem nos alimentos durante seu processamento e estocagem. Essas reações ocorrem durante o preparo de produtos que contenham carnes, peixes, frutas e vegetais assim como quando frutas e vegetais frescos sofram danos mecânicos. Dependendo do alimento o escurecimento pode desejável ou não, pois em alguns pode afetar o sabor, a aparência e também o valor nutricional enquanto que em outros é uma parte importante até um determinado grau durante o processo de preparo.
ESCURECIMENTO NÃO ENZIMÁTICO 
Durante o preparo e processamento doas alimentos evidencia que o fenômeno de escurecimento enzimático está associado a produtos aquecidos e estocados. As cores produzidas vão do amarelo pálido até o marrom escuro e até mesmo o preto dependendo do tipo de produto e da extensão da reação.
REACAO DE MAILLARD
A reação de Maillard é uma reação de escurecimento não enzimático que pode ocorrer em alimentos e em organismos vivos (SHIBAO & BASTOS, 2011).
A formação de pigmentos marrons e de melatonoidinas foi observada pela primeira vez pelo químico francês Louis Camille Maillard (1912), ao acompanhar o aquecimento de uma solução de glicose e lisina (Finot, 2005). Mais tarde foi denominada de reação de Maillard, e abrange, essencialmente, todas as reações que envolvem compostos de grupos aminos e carbonilas presentes nos alimentos. Elas incluem aminas, aminoacidos e proteínas que interagem com açucares, aldeídos e cetonas, assim como produtos de oxidação lipídica. (Feney et al..,1975; Hidalgo e Zamora, 2004a; 2004b; 2005; Kwon et al.,1965; Montgomery e Day, 1965)
Na indústria de alimentos a reação de Maillard pode ocorrer como consequência da presença de pH, temperatura, umidade, açúcares redutores e aminoacidos. Estes fatores controlam a reação, contudo quando o alimento é submetido a um determinado tratamento tecnológico podemos obter uma reação desejável ou não (PAVLOVIC et al., 1994; RODRIGUEZ et al., 2002; RIBEIRO, 2014).
Reação carbonilamina
O primeiro passo da reação de Maillard envolve a condensação entre a- amino grupos de aminoacidos ou proteínas e grupos carbonilas de açucares redutores definindo, assim, a reação de carbonilamina. O produto inicial é um composto de adição que perde agua com rapidez e que forma uma base Schiff seguida por ciclizaçao para a correspondente glicosinamina N-substituida

Continue navegando