Buscar

N2 Comunicação Corporativa e Interpessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Empresas que desenvolvem ações de endomarketing e investem nelas como uma estratégia para prática e aperfeiçoamento da comunicação interna, angariam benefícios e diferenciais importantes, inclusive em relação a empresas concorrentes que não aplicam essa estratégia.
Assinale a alternativa que inclui todos os benefícios e diferenciais angariados pela empresa que desenvolve ações de endomarketing.
R: Aumento da motivação e do engajamento entre colaboradores; melhoria do clima interno; eliminação de ruídos na comunicação interna; aumento do employer branding; atratividade para captação de novos talentos devido à visibilidade da empresa; maior comprometimento com metas e objetivos da empresa.
Resposta correta. A alternativa está correta, pois as empresas que colocam em prática as ações de endomarketing desenvolvem um canal positivo para a detecção e solução de problemas e falta de engajamento. Os colaboradores tornam-se mais motivados, e isso reflete no comportamento de seus pares, reduzindo ruídos na comunicação, uma vez que ela é executada de maneira correta e formal. Além disso, torna a empresa um lugar desejado para trabalhar (employer branding). Com isso, há a captação de talentos e mais facilidade na contratação.
2) No passado, era comum a brincadeira do telefone sem fio, em que a primeira criança de uma fila passava para outra criança uma mensagem no ouvido e, ao final da fila, a mensagem não correspondia à falada inicialmente. Nas empresas, a situação pode se repetir caso não haja processos formais e habilidades das lideranças quanto à comunicação.
Acerca da contribuição do perfil de liderança capaz de reverter cenários de transições e conflitos organizacionais gerados pela ausência ou ineficiência de comunicação, assinale a alternativa correta.
R: O perfil ideal estimulará o espírito de equipe e a responsabilidade com os resultados usando uma comunicação transparente, baseada em fatos, contribuindo para a prática da missão, da visão e dos valores da empresa. O autogerenciamento no cenário descrito não é aplicável devido à existência de conflitos e transição da empresa.
Resposta correta. O perfil ideal é o do líder comunicador que irá se aproximar, estabelecendo uma comunicação simples e com transparência, desfazendo ruídos, abrindo espaço para a prática da missão, da visão e dos valores da empresa rumo aos objetivos e resultados.
3) A área de Comunicação Institucional é responsável por definir as políticas de atuação para os profissionais de toda a empresa, o nível de relacionamento e resposta às demandas geradas pela mídia, a produção de releases e informativos, canais como ouvidoria e canais confidenciais. É necessário um sistema de gestão compatível para administrar as demandas.
 Assinale a alternativa que identifica o público-alvo da área citada no enunciado.
R: Público externo na maioria das vezes.
Resposta correta. A alternativa está correta, pois a Comunicação Institucional é voltada ao público externo na maioria das vezes. É de sua responsabilidade o relacionamento com o governo e todas as demandas geradas a partir dele, além da imprensa e órgãos públicos.
4) O desenvolvimento de talentos nas organizações é um dos meios de contribuição para que as empresas alcancem seus objetivos estratégicos e de resultados. Além disso, também há benefícios importantes para as lideranças que trabalham voltadas ao desenvolvimento de talentos e pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta os benefícios reais da identificação de talentos dentro das equipes de trabalho.
R: Conquista de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, redução da rotatividade de pessoal e retenção de talentos alinhados à cultura organizacional, agindo como promotores da empresa em ações como endomarketing e employer branding. 
Resposta correta. A alternativa está correta, porque as lideranças capazes de identificar e desenvolver talentos contribuem para a conquista de um ambiente saudável e produtivo. Por observação, os colaboradores se sentem elegíveis às oportunidades profissionais, assim como seus líderes e colegas em destaque. As ações para o desenvolvimento de talentos contribuem para a redução da rotatividade e para o fortalecimento da cultura organizacional através de uma atitude de promotores da marca e empresa assumida pelas equipes
5) As áreas de Marketing, Comunicação Interna e Comunicação Institucional em uma empresa podem, juntas, desenvolver ações que visem ao fortalecimento das estratégias e ações de employer branding que possam gerar ganhos percebidos por toda a organização.
Baseado nessa premissa, identifique e assinale entre as alternativas abaixo a que contém exemplos de práticas do employer branding para uma empresa.
R: Ações que apoiam a construção de uma boa reputação, cultura organizacional com desafios e recompensas, e retenção de talentos para tornar os colaboradores promotores da marca são características das empresas que praticam o employer branding. 
Resposta correta. A alternativa está correta porque a estratégia de employer branding inclui práticas para valorizar a empresa e a marca, tornando-as atrativas para seus colaboradores e novos talentos interessados em trabalhar nelas. Algumas práticas são inovadoras, ligadas a políticas salariais diferenciadas, baseadas em recompensas e concessão de diferenciais no ambiente de trabalho, como horários flexíveis e ambiência.
6) A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel, Malala Yousafzai, lutou pelo direito de meninas paquistanesas de estudarem e irem à escola. Mesmo em meio a dificuldades e desafios, ela manteve-se firme em seu propósito e criou uma instituição que acolhe doações para a construção de mais escolas em seu país, o Paquistão. A atitude de Malala mostra propósito, valores firmes, espírito de equipe e dedicação.
Após analisar o relato sobre a jovem Malala, entre as alternativas abaixo, assinale a que associa as características presentes nas atitudes descritas ao tipo de liderança em gestão de pessoas.
R: Liderança inspiradora, transmitindo uma visão consistente de futuro com ótima qualidade, comunicação de riscos e oportunidades. 
Resposta correta. A alternativa está correta, pois atitudes como dedicação, firmeza de propósito e pensamento no coletivo são características de lideranças inspiradoras e muito requisitadas pelas empresas na atualidade. Tais características conseguem conciliar os propósitos das empresas com as competências e habilidades dos liderados, e, mesmo em meio aos desafios do mundo corporativo, elas conseguem resultados positivos, servindo de referência para outras lideranças e liderados.
7) A empresa PLAN considerou fechar uma de suas unidades em virtude de problemas na armazenagem de leite in natura devido às altas temperaturas, o que exigia recursos financeiros não disponíveis. A direção resolveu comunicar a situação formalmente aos colaboradores usando ferramentas de comunicação interna. Após a divulgação, uma equipe de colaboradores sugeriu uma ação que evitou o fechamento da fábrica.
Após a análise do contexto, leia as afirmações a seguir e indique as que estão corretas em relação ao que foi exposto. 
 
I. A boa gestão da comunicação corporativa permitiu que a comunicação interna viabilizasse uma solução por meio da divulgação realizada, reforçando o engajamento.
 II. A comunicação interna viabilizou o encontro de uma solução, evitando o encerramento de uma atividade e contribuindo para o negócio.
 III. Os colaboradores sentiram-se inseguros e ameaçados, por isso buscaram uma solução evitando o encerramento da atividade.
 IV. A comunicação interna utilizou estratégias de branding equity e endomarketing
para incentivar os colaboradores a encontrar uma solução.
 
É correto o que se afirma em:
R: I e II, apenas.
8) Um processo consistente de comunicação corporativa considera a existência de três importantes pilares de comunicação com seus públicos interessados internos e externos: os stakeholders. Mesmo com linguagens e formatos adequados a cada pilar, os valores e as políticas da empresa são tratados da mesma forma.Analise as alternativas abaixo e selecione a que contém comunicações voltadas exclusivamente aos stakeholders externos.
R: Fatos relevantes, press releases e mídia indoor.
Resposta correta. Entre os stakeholders externos estão a imprensa, os acionistas, o poder público, os clientes e as empresas fornecedoras, as quais recebem comunicados e mensagens por diferentes meios. Os fatos relevantes, voltados aos acionistas e públicos interessados externos, são informativos sobre mudanças na empresa que afetem seu valor e sua rotina empresarial. Assim como press releases são desenvolvidos para comunicação externa, com a imprensa e as ações de mídia indoor são realizadas comunicações em grandes espaços, como shoppings, cujo público-alvo são os clientes.
9) O colaborador de uma empresa de alimentos, após muitos anos exercendo a mesma função, foi promovido à posição de gerente. Depois de um tempo, ele admitiu que não estava preparado para assumir a posição, uma vez que não possuía habilidades para liderar, apesar de nunca ter sido orientado quanto a isso.
 
Assinale a alternativa que contém as práticas adequadas à gestão de pessoas, a fim de evitar situações como a citada.
R: Realizar periodicamente avaliações de desempenho para a medição de resultados e identificação de potencialidades e pontos de melhoria; dar e receber feedbacks sempre que necessário. 
Resposta correta. A alternativa está correta porque existem práticas que contribuem para que o colaborador conheça suas potencialidades e pontos de melhoria. A avaliação de desempenho e feedback são práticas importantes para a identificação e o desenvolvimento de talentos, minimizando erros quanto à escolha de colaboradores para ocuparem cargos ou serem convidados para uma promoção. Liderar é um processo que compreende o desenvolvimento de competências técnicas atitudinais. Por isso, não pode ser visto de forma isolada. 
10) Possuir habilidades de relacionamento interpessoal profissional é considerado um diferencial na dinâmica de gestão de equipes e pessoas em uma empresa. Nas modernas organizações existem ferramentas que podem desenvolver e melhorar o nível de relacionamento entre pessoas e equipes.
 
Analise as afirmativas a seguir, acerca das ferramentas utilizadas para desenvolver relacionamentos interpessoais profissionais com qualidade:
 
I. Realização de feedback periódico entre lideranças e liderados.
II. Realização de feedbacks periódicos para a equipe de colaboradores.
III. Realização de treinamentos voltados às lideranças para aperfeiçoamento da comunicação.
IV. Incentivo à comunicação entre lideranças e liderados de forma transparente.
 
Está correto o que se afirma em:
R: I e IV, apenas,
Resposta correta. A alternativa está correta, pois a prática de feedback
deverá ser incentivada como um dos meios de fortalecimento do relacionamento interpessoal e profissional. É importante que haja feedbacks
periódicos em que os colaboradores e as lideranças participem.

Continue navegando