Buscar

relatório de observações lana est sup (1)

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNINASSAU – POLO POTENGI
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - PEDAGOGIA
LANA CECILIA REINALDO FERREIRA
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES
 
NATAL / RN
2021
SUMÁRIO
OBSERVAÇÃO - ESPAÇO E ROTINA ............................................................. 3
OBSERVAÇÃO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ...................................... 4
OBSERVAÇÃO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ............................................... 5
OBSERVAÇÃO - CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS .................................... 6
OBSERVAÇÃO - PLANEJAMENTO ................................................................. 7
OBSERVAÇÃO - INTERAÇÕES NO ESPAÇO E COM A COMUNIDADE ESCOLAR .......................................................................................................... 8
1. OBSERVAÇÃO - ESPAÇO E ROTINA
O espaço da sala observada é, amplo, possui estímulos visuais trabalhados na temática do Mundo Bita, tais como, alfabeto, os números de um até dez, canto da leitura, jogos educativos e brinquedos ao alcance das crianças, ainda há um varal para exposição dos trabalhos executados pelos alunos. A sala também possui pia pra lavagem de mãos e banheiro privativo, os cantos ou áreas que possuem algum risco de acidente são protegidos com emborrachado (EVA), possibilitando a autonomia dentro da sala.
Os estudantes são organizados em mesas amplas e cadeiras individuais, todo o mobiliário se apresenta adequado para a faixa etária em que se encontram, há um espaço para roda de conversa, que facilita a criação de brincadeiras espontâneas e interativas, este espaço é delimitado por um tapete de EVA de aproximadamente 2mx1,5. 
A entrada dos estudantes se dá pelo acesso ao pátio de entrada e saída, os alunos são levados as salas pelas professoras auxiliares, dentro da sala de aula, os alunos, neste início tem a sua disposição jogos e brinquedos para a acolhida, até o horário que se inicia a roda de conversa, mas antes de irem para roda, são instruídos a guardarem os brinquedos. Na roda a professora expõe o dia e a data, como está o clima, que alunos estão presentes e quais faltaram, sempre utilizando canções e materiais lúdicos que estimulam o conhecimento. No primeiro horário, das 13:50 até as 14:20 horas, temos a primeira aula da disciplina de inglês, o professor disponibiliza o acesso a figuras que representam os assuntos que estão sendo abordados, livros didáticos da disciplina e atividades extras que desenvolvem a aprendizagem. Após a aula de inglês, das 14:25 até as 14:45 horas, as crianças tem aula de psicomotricidade, em uma outra sala adaptada para esse tipo de pratica, a professora monta circuitos afim de exercitar a coordenação motora dos alunos. Após o retorno dos alunos para a sala de aula, as crianças são orientadas a irem ao banheiro, lavar as mãos e tomar água, que já entrelaça para o horário do lanche, as 15:00 horas, e tem duração de 00:30 minutos. Posteriormente os alunos são conduzidos ao parquinho da escola, onde podem praticar brincadeiras com os outros colegas além do aproveitamento dos brinquedos expostos no parque, neste espaço os alunos permanecem até as 16:00 horas. Em seguida, os alunos voltam para sala de aula, onde são direcionados a lavarem as mãos e ingerirem água, e dão continuidade as atividades escolares. Ao termino, as crianças são encaminhadas ao pátio de entrada e saída, para esperarem serem entregues aos seus responsáveis.
2. OBSERVAÇÃO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
A disponibilização dos brinquedos e a realização das brincadeiras são feitas todos os dias logo na acolhida dos alunos até o início da roda de conversa. A sala possui uma variedade de brinquedos, há jogos como, quebra-cabeça, de construção (de madeira), jogo da memória, carrinhos, bonecos, forminhas de animais para usar com massinha de modelar, garrafas coloridas, mercado de brinquedo, comidas de plástico, lego, peteca e entre outros. As crianças tem liberdade para escolherem os brinquedos de acordo com suas preferencias, não há interferências nas escolhas, só são orientadas a brincarem nas mesas. Com os jogos que possuem regras, eles recebem explicação de forma simplificada para que consigam entender e por um período brincam como aprenderam, depois a professora vai os orientando e há a adaptação da criança ao jogo ou a brincadeira até brincarem da forma correta.
A maioria das brincadeiras propostas são inclusivas, há organização na proposta que faz com que todos os alunos participem, são apresentados para brincadeiras como, cama de gato, amarelinha, de esconder o objeto e outras que estejam de acordo a faixa etária, todas as brincadeiras procuram estimular o desenvolvimento das crianças. Na parte externa os alunos tem acesso ao parquinho onde podem brincar de pega-pega, esconde-esconde e ainda criam suas próprias brincadeiras, também no parquinho estão dispostos, escorregadores, balanços, escada e lego. As crianças também podem ir a quadra de esportes da escola, lá a professora propicia brincadeiras com bola e momento para brincadeiras livres, de criação ou escolha dos alunos.
3. OBSERVAÇÃO - CONTAÇÕES DE HISTÓRIA
A contação de história é relacionada aos assuntos que as crianças vêm estudando, a professora costuma utilizar palitoches ou imagens para representar os personagens, organiza os alunos em roda e abre espaço para fala dos alunos em relação a história, para que eles complementem o conto assim estimulando sua imaginação, em outro momento, partes da história são retomadas para realização das atividades. Também há o momento de contação de histórias na biblioteca, lá todo o ambiente é decorado de acordo com o conto escolhido o que propicia ao aluno sentir-se como se estivesse dentro da história. 
A escola ainda traz o projeto chamado Giroletras, onde a criança escolhe um livro e leva-o para casa, no próximo dia de aula o aluno no momento da roda, é incentivado a contar o que lembra ou aprendeu com a história. Os livros expostos trazem temas que tratam os hábitos tanto para proteção do meio ambiente, como para hábitos pessoais, como os de higiene, há também sobre contos de fadas e entre outros temas que buscam despertar a imaginação das crianças dentro da educação.
4. OBSERVAÇÃO - CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS 
O deslocamento das crianças para sair da sala de aula dar-se pela preparação e formação de fila acompanhada pela professora, que os instrui a andar com as mãos para trás, mantendo uma distância razoável entre um aluno e outro, se ao chegarem no local de destino e tiverem que esperar, geralmente são colocados para perto da parede ou ponto de apoio para esperarem até o momento da entrada.
Na sala de aula, existe alternância de momentos de movimentos das crianças, no início, antes da roda elas brincam sentadas nas cadeiras com os brinquedos sobre as mesas, para roda sentam em círculo na área delimitada pelo tapete na sala, e na realização de atividades pedagógicas, as crianças voltam as suas cadeiras. É notório que há sempre troca de movimentos para exercitar a coordenação motora dos alunos e não tornar os períodos em sala em momentos apáticos.
A professora sempre busca músicas dados os temas estudados ou falados em sala de aula, e reserva um momento para que as crianças se movimentem ao som das melodias. Os alunos também tem dentro do planejamento, aulas de músicas, onde exploram os sons que conseguem fazer com o próprio corpo, havendo continuo trabalho sobre percepção corporal com os alunos, impulsionando-os a identificar as partes do corpo e seus movimentos.
A escola possui acessibilidade para pessoas deficientes ou com necessidades especiais através do acesso a rampas e elevador.
5. OBSERVAÇÃO - PLANEJAMENTO
O planejamento é elaborado semanalmente relacionado, ao plano de curso já preparado pelos gestores da escola, o plano considera os campos de experiências para educação infantil propostos pela BNCC. Na apresentação de novos conteúdos, a docente faz levantamento prévio do conhecimento dos alunos, e faz a retomada dosconteúdos já tratados, sucedendo continuidade dos saberes adquiridos, associando o cotidiano dos estudantes aos temas trabalhados, proporcionado que as crianças excedam suas experiências interativas com os outros alunos, tendo contato com variados gêneros textuais.
A organização do planejamento possibilita nas práticas educativas o incentivo a curiosidade, indagação e autonomia das crianças para o mundo físico e social, mediando as ações de cuidado pessoal e bem-estar dos alunos. Por meio das interações com diversas manifestações como, musica, pintura, cinema, dança e literatura são promovidas o conhecimento sobre biodiversidade e sustentabilidade, socializando os alunos com a preservação da vida na terra, através do não desperdício dos recursos naturais 
 
6. OBSERVAÇÃO - INTERAÇÕES NO ESPAÇO E COM A COMUNIDADE ESCOLAR
As crianças interagem com as outras, incluindo os alunos com necessidades especiais, as que não possuem deficiências, conseguem lidar com as diferenças, mas entre os alunos com deficiência intelectual surgem alguns conflitos, que as vezes há necessidade de intervenção da docente para estes alunos. Em relação a professora é perceptível a existência de respeito e afetividade e preocupação com o desenvolvimento infantil dos alunos, sempre buscando dar atenção as falas e seus movimentos no ambiente escolar. O contato com os pais pode ocorrer na hora da entrada ou saída dos alunos ou quando solicitados, a escola também promove reuniões presenciais e online. A recepção da professora às estagiarias é tranquila, a docente se mostra disposta a tirar as dúvidas e ajudar em qualquer solicitação, também orienta sobre como deve-se trabalhar com as crianças, que atitudes devem ser tomadas em certas situações, como se portar no ambiente escolar e entre outras instruções. com os alunos a adaptação de um novo adulto na sala de aula ocorre de forma espontânea e variada para cada aluno, alguns se mostram mais receptivos e decidem se apresentar, outros são menos flexíveis, mas se aproximam com o tempo.
Página de 
3

Continue navegando