Buscar

ResoluodoCasoN1__20220321210503


Prévia do material em texto

Colocando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como base, e pensando em um plano de aula de uma gestão democrática, compreendemos que um plano de aula deve ser feito se embasando nas habilidades e competências da BNCC, sendo necessário um levantamento de onde os alunos estarão partindo, para onde chegarão após aquela aula.
O coordenador tem um papel fundamental para que o processo de ensino aprendizagem seja completo, direcionando a escola, professores e alunos a caminhos que levarão ao sucesso do ano letivo.
A interdisciplinaridade faz com que o aluno trabalhe, em todas as matérias, e âmbito escolar, a mesma matéria, diversificando a forma com que o aluno enxerga esse tema. Além de trabalhar a autonomia do aluno, pedindo para que o mesmo traga mais informações sobre o assunto, é possível trabalhar em grupos, que os envolvam no lado tecnológico, sempre frisando as habilidades e competências da BNCC, a aprendizagem do aluno, e estratégias que diversifiquem a experiência vivida em sala de aula.
Um plano de aula que poderia ser desenvolvido interdisciplinarmente seria o Brasil. Em matemática poderiam ser desenvolvidos trabalhos sobre cada estado, a distância entre eles, e a área de cada estado, além de conversão de medidas (km>m>cm). Em ciências os biomas de cada estado, animais de cada região. Já em geografia, trabalhar o mapa, os estados, sua inserção na América Latina. História poderia trabalhar a descoberta do Brasil e expansões de seu território. Português poderia, após aprenderem em história sobre a colonização, textos sobre os maiores escritores do Brasil.
Independente do tema a ser focado, é necessário que o aluno seja sempre protagonista, e o professor esteja como mediador de informações. Após o fim do desenvolvimento de tema, pode ser sugerido pelo coordenador uma exposição, sendo separada por sala, onde cada sala tenha um tema a ser trabalhado, num contexto, como nesse caso poderiam ser sobre países.
Referências Bibliográficas
BITTENCOURT, J. A Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir do ciclo de políticas. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24201_12678.pdf 
Acesso em: 19 de março de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Mais conteúdos dessa disciplina