Buscar

teoria burocratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O MODELO ADMINISTRATIVO BUROCRÁTICO DE WEBER
O modelo Administrativo burocrático proposto por Max Weber buscava a eficiência máxima na gestão organizacional. Utilizando para isso implementar normas de conduta, procedimentos e padrões de trabalho e, através de coerção e sanções punitivas diminuir possíveis desvios e discrepâncias ocorridas nesse processo. 
Podemos citar como algumas características gerais dessa teoria: a) legalidade das normas e regulamentos; b) formalidade da comunicação; c) impessoalidade nas relações; d) hierarquia de autoridade e; e) racionalidade das tarefas e divisão do trabalho. 
Os conceitos da teoria burocrática são amplamente utilizados por diversas organizações na atualidade, pois a mesma oferece vantagens no que se refere aos procedimentos administrativos de forma ampla além do controle dos processos e rotinas. Porém, a própria característica normatizadora e controladora desse modelo traz efeitos inesperados, ou seja, consequências negativas que não foram previstas inicialmente. 
As disfunções desse modelo estão justamente no exagero. O excesso de normas e regulamentos podem ser demasiadamente restritivos. A consequência desse engessamento normativo é a ineficiência. 
Outra crítica que se faz a esse modelo administrativo é o fato de priorizar a estabilidade e previsibilidade em detrimento ao cenário macro, a inovação tecnológica e a qualificação da equipe. Demostrando uma estrutura extremamente mecânica, rígida e incapaz de responder a uma possível necessidade de adaptação de forma rápida e consistente. 
Todas essas características negativas acabam por fazer com que o termo “burocracia” seja visto por um olhar negativo pelas pessoas que não conhecem seus conceitos. Tomando-o como referencial para lentidão e ineficiência. Porém, o modelo burocrático pode ser eficiente e funcional. 
Quando uma organização utiliza conceitos dessa teoria de forma mais flexível e dinâmica, ou seja, permitindo atualizações normativas pontuais, consegue atingir modelos mais adaptados e competitivos. 
REFERENCIAS
DOS SANTOS, BEATRIZ ROSA PINHEIRO; DAMIAN, IEDA PELÓGIA MARTINS. O PAPEL DA BUROCRACIA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO. 2020. Disponivel em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/148334 Acesso em: 13/05/22
CRUZ, JULIANA MACHADO. TEORIA BUROCRATICA DA ADMINISTRAÇÃO. Disponivel em: https://www.infoescola.com/administracao_/teoria-burocratica-da-administracao/. Acesso em: 15/05/22.
LOPES, AILSON SILVA; SILVA, NICOLE FERNANDA ROCHA. TEORIA ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM SOBRE A BUROCRACIA NAGESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO. 2020. Disponivel em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/857/718 . Acesso em 16/05/22.

Continue navegando