A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AOL 3 CONSUMIDOR NASSAU

Pré-visualização | Página 2 de 2

dos Tribunais, 2014, p. 340-341.
. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre banco de dados e cadastros, analise as informações a seguir:
. 
I. Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, bancos de dados, fichas e registros constitui infração penal prevista no CDC.
. 
II. O fornecimento de informações insuficientes ou incompletas é o mesmo que o seu não fornecimento, legitimando a impetração de habeas data pelo consumidor lesado. 
. 
III. É dever do estabelecimento credor a notificação pessoal do consumidor devedor, por meio de carta com aviso de recebimento, antes de proceder à inscrição nos cadastros restritivos.
. 
IV. A abertura de cadastro contendo dados pessoais e de consumo, quando não solicitada pelo consumidor, deverá ser comunicada a ele verbalmente e por escrito.
. 
V. O simples erro do valor inscrito da dívida causa dano moral ao consumidor devedor, posto que é dever do órgão que mantém o cadastro de inadimplentes sua correção.
. 
Está correto apenas o que se afirma em:
. 
44. 
I e II.
44. Resposta correta
44. 
II e III.
44. 
44. 
I e IV.
44. 
44. 
II e V.
44. 
44. 
III e V.
44. 
. 
Pergunta 7
. 
Leia o trecho a seguir:
. 
“Um contrato ‘desumanizado’, que beira a autossuficiência do declarado e é ‘construído’ de forma unilateral [...] autossuficiência da predisposição declarativa ou material formulada por um fornecedor que não mais se conhece, também despersonalizado e reconhecido talvez apenas pela marca, também um símbolo. [...] Na atual sociedade de consumo, todos esses fenômenos devem ser levados em conta.”
. 
Fonte:MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. O Novo Regime das Relações Contratuais. 8. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016, p. 75.
. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a proteção contratual, é correto afirmar que:
. 
50. 
são válidas as limitações constantes de cláusulas em mero negrito no corpo dos contratos de adesão, posto que atendem as exigências previstas no código de defesa do consumidor.
50. 
50. 
os contratos de adesão, técnica de contratação em massa, são caracterizados pela possibilidade de que o consumidor modifique substancialmente seu conteúdo.
50. 
50. 
as cláusulas ambíguas nos contratos de adesão devem ser interpretadas favoravelmente ao consumidor, sendo permitida a renúncia antecipada de direitos inerentes ao negócio. 
50. 
50. 
é dispensada a apresentação de cláusulas contratuais constantes de instrumentos públicos no ato da negociação e assinatura do contrato para sua validade.
50. 
50. 
nos contratos estipulados pelo poder público ou naqueles estabelecidos unilateralmente por particulares nota-se o desequilíbrio de forças dos contratantes.
50. Resposta correta
. 
Pergunta 8
. 
Leio o trecho a seguir:
. 
“A publicidade ilícita, no regime estabelecido pelo CDC, é toda aquela que viola os deveres jurídicos estabelecidos nesta norma na realização, produção e divulgação de mensagens publicitárias. Assim, é ilícita, por exemplo, a publicidade que viola o princípio da identificação, o princípio da veracidade, assim como constitui ato ilícito (porém, não necessariamente publicidade ilícita), a recusa, pelo fornecedor, de atender aos termos da oferta publicitária.”
. 
Fonte: MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. 12. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014, p. 278.
. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a publicidade, pode-se afirmar que:
. 
56. 
é abusiva por omissão a publicidade quando deixar de informar dado essencial sobre o produto ou serviço oferecido.
56. 
56. 
uma mensagem publicitária é abusiva quando for patrocinada pelo poder público ou tiver finalidade política.
56. 
56. 
a publicidade abusiva decorrente de erro de terceiro é excludente de responsabilidade daquele que dela se beneficia.
56. 
56. 
para que ocorra o reconhecimento da propaganda enganosa é necessária a comprovação do prejuízo pelo consumidor.
56. 
56. 
é enganosa por omissão a publicidade quando deixar de informar dado essencial sobre o produto ou serviço oferecido.
56. Resposta correta
. 
Pergunta 9
. 
Leia o trecho a seguir:
. 
“Cognoscível é aquilo que é conhecível ou que se pode conhecer. Busca-se com a cognoscibilidade garantir ao consumidor a única oportunidade que tem de fazer boa escolha nos contratos de adesão, uma vez que não pode negociar nem modificar as cláusulas contratuais.”
. 
Fonte: FILHO, Sérgio Cavalieri. Programa de Direito do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2008, p. 154.
. 
Com base nessas informações e o conteúdo estudado sobre proteção contratual, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
. 
I. ( ) Os contratos de consumo obrigarão os consumidores quando for dada a eles a oportunidade de tomarem prévio conhecimento do conteúdo do contrato.
. 
II. ( ) O CDC determina explicitamente que a interpretação das cláusulas contratuais seja mais favorável ao consumidor o que fere o princípio da isonomia.
. 
III. ( ) O consentimento do consumidor, a sua adesão, é o que provoca o nascimento do contrato, a concretização do vínculo entre as partes.
. 
IV. ( ) Nas relações de massa, comuns na sociedade de consumo, os contratos serão sempre realizados por escrito mesmo nas condutas sociais típicas.
. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
. 
67. 
V, V, F, V.
67. 
67. 
V, F, F, V.
67. 
67. 
F, V, V, F.
67. 
67. 
V, F, V, F.
67. Resposta correta
67. 
F, F, V, V. 
67. 
. 
Pergunta 10
. 
Leia o trecho a seguir:
. 
“Este método ‘por adesão’ - por assim dizer - pereniza a assimetria de forças da fase antes chamada de ‘negociação’ e impede uma verdadeira comunicação (comum-i-car, tornar comum) entre os futuros parceiros. Esta forte unilateralidade, tanto nas práticas comerciais pré-contratuais e no marketing unilateral, quanto na autonomia (auto-nomos, se alto determinar/modelar) de estipular por si – ou em conjunto - o conteúdo do contrato, pereniza esta assimetria de forças entre os dois contratantes da fase de contratação para todo o contrato, pela própria simples "adesão"”.
. 
Fonte:MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. O Novo Regime das Relações Contratuais. 8. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016, p. 78.
. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre proteção contratual, é correto afirmar que, de acordo com o CDC, as cláusulas dos contratos de adesão são estabelecidas:
. 
73. 
unilateralmente pelo fornecedor, não sendo admitidas alterações substanciais de seu conteúdo pelo consumidor.
73. Resposta correta
73. 
bilateralmente, entre fornecedor e consumidor, não sendo admitidas alterações substanciais de seu conteúdo.
73. 
73. 
unilateralmente pelo consumidor, sendo admitidas alterações substanciais de seu conteúdo pelo fornecedor.
73. 
73. 
bilateralmente, entre fornecedor e consumidor, sendo admitidas alterações substanciais de seu conteúdo por ambos.
73. 
73. 
bilateralmente, entre fornecedor e consumidor, sendo admitidas alterações substanciais de seu conteúdo pelo consumidor.
73.