Buscar

Questões de recursos SEM RESPOSTA

Prévia do material em texto

1) Jorge moveu ação de conhecimento em face de Alberto, amigo íntimo de Francisco, Juiz de direito, titular da Vara Única de Petrópolis, para a qual foi distribuída a referida demanda. Alberto alegou, em sua contestação, inconstitucionalidade da norma em que se fundou Jorge, em sua demanda, tendo o Juiz (Francisco) julgado improcedente o pedido, exatamente em razão da inconstitucionalidade em questão. 
Qual o recurso cabível para impugnar a referida decisão? Sob qual fundamento?
Apelação art. 513 CPC 
Quais são os possíveis efeitos do referido recurso no caso em tela? Fundamente. 
O recurso em questão vai impedir o transito em julgado, efeito devolutivo art. 515 CPC, translativo, suspensivo, salvo nas hipóteses do 520 e substitutivo art. 512, salvo quando não se tratar de recurso que visa a anulação da decisão. 
2) Carla e Renata eram fiadoras de André em contrato de locação de um apartamento residencial, em caráter solidário e mediante renúncia ao benefício de ordem. Como André não pagou os últimos três meses de aluguel, o locador ajuizou ação de cobrança contra o locatário e Carla.
Foi deferida pelo juiz de ofício antecipação dos efeitos da tutela em decisão carente de fundamentação.
Qual o recurso pode ser manejado pela parte prejudicada no caso em tela? Fundamente. Agravo de instrumento, art. 522 CPC 
Quais são os requisitos de admissibilidade do referido recurso? Fundamente. 
O cabimento do referido recurso será contra decisão interlocutória e será remetido ao tribunal por ser tratar de lesão de grave dano ou ameaça. A parte que foi prejudicada é interessada e legitimada em recorrer, vide art. 499 CPC, e o recurso tem de ser interposto no prazo de 10 dias sob pena de preclusão lógica e/ou ser considerado intempestivo, tendo como condição sine qua non a informação no prazo de 3 dias ao juízo ad quo que houve a interposição do agravo. Deve ser observados as regularidades formais do artigo 524 e 525 do CPC sob pena de ser considerado deserto
3) Menor, devidamente representado, propõe ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos, em face do seu suposto pai Jurandir Esteves, requerendo que fosse declarada a paternidade e a condenação ao pagamento de R$ 400,00 mensais a título de alimentos. Ao analisar a petição inicial o juiz determina que o autor a emende alegando a incompatibilidade de ritos. 
Esta decisão é recorrível? Fundamente. 
Sim. Caso a petição inicial tenha todos os requisitos pedidos nos artigos 282 e 283 o autor pode agravar na forma instrumental para que o tribunal reconheça de imediato o conteúdo impugnado e declarar a petição completa. Será na forma de instrumento, pois a não observância rápida deste recurso ensejará em sentença extintiva sem resolução do mérito. 
Caso o juiz julgue o caso sem avaliar um dos pedidos formulados pode ser alvo de algum recurso? Se positiva a resposta, qual seria este recurso? Fundamente. 
Embargos de declaração. Este recurso é usado quando a decisão é omissa, contraditória e obscura. No referido caso a decisão é omissa por deixar de tratar de uma parte do pedido. Os embargos de declaração neste caso terão o intuito de integrar a decisão de forma a comtemplar integralmente o pedido da autora. Também terá apelação 
4) Sobre os efeitos dos recursos marque a opção correta: 
a) O efeito regressivo sempre incide na apelação;
b) O efeito interruptivo incide nos embargos de declaração em regra; artigo 538 do CPC.
c) O efeito translativo tem o mesmo significado que efeito de retratação;
d) A apelação em regra é recebida apenas no efeito devolutivo.
5) ) Proposta ação pelo procedimento sumário. O juiz ao avaliar a petição inicial a indeferiu. O autor pretende recorrer. Diante deste quadro, assinale a opção que aponta a possibilidade recursal adequada: 
a) O recurso cabível é o agravo, na modalidade de instrumento, por se tratar de decisão interlocutória;
b) O recurso cabível é apelação e o juiz poderá se retratar; artigo 296 e 513 do CPC.
c) O recurso cabível é apelação e o juiz não poderá se retratar;
d) O recurso cabível é o agravo retido, por ser esta a modalidade adequada.
6) De acordo com o sistema recursal do Código de Processo Civil,o agravo de instrumento pode ser interposto, entre outros atos judiciais.	
Do ato pelo qual o juiz determina a juntada de documento produzido pela parte.	
Do ato pelo qual o juiz decide os embargos à execução
 fundada em título executivo extrajudicial. 
Do ato pelo qual o juiz ordena a anotação, no registro de distribuição, do oferecimento de reconvenção.
Do ato pelo qual o juiz julga a liquidação de sentença. Artigo 475-H CPC.
7) Qual o significado da teoria da causa madura em sede recursal? Fundamente a resposta apresentando seu fundamento legal. 
A teoria da causa madura se dá nos casos em que os autos já estão no órgão ad quem e por ele é constatado que estão presentes todos os requisitos para julgar o processo e o juízo ad quo não o fez por acreditar que havia algum vício e julgou a sentença sem resolução de mérito. No caso em questão quando se tratar então de decisões apenas de direito, ou de direito e de fato onde já estão presentes todas as provas poderá o órgão ad quem julgar a questão, sem a necessidade de reenviar os autos ao órgão ad quo, devido ao princípio da economicidade processual e da celeridade, pois o reenvio para a posterior apreciação geraria um maior tempo. Art. 515,§3º CPC.
8) Atualmente vem se observando uma grande tendência a se proporcionar um processo de resultados, o que ficou mais evidenciado após a Emenda Constitucional nº 45/04. Neste contexto foram realizadas várias reformas no sistema processual, dentre as quais a denominada sumula impeditiva de recursos, inserida no Código de Processo Civil por intermédio da Lei nº 11.276/06.
Em relação ao texto, assinale a opção correta: 
a) O mecanismo da súmula impeditiva de recursos destina-se a obstar o processamento de recurso de agravo de instrumento;
b) O mecanismo da súmula impeditiva de recursos destina-se a obstar o processamento de recurso de apelação; artigo 518 § 1º do CPC.
c) O mecanismo da súmula impeditiva de recursos destina-se a obstar o processamento de recurso especial;
d) O mecanismo da súmula impeditiva de recursos destina-se a obstar o processamento de recurso extraordinário;
9) Ajuizada ação de conhecimento, o réu contesta e oferece reconvenção. O juiz rejeita liminarmente a reconvenção ao argumento de que não é cabível, haja vista não guardar conexão com a causa principal. O réu oferece o recurso de apelação. Diante desta situação hipotética assinale a opção correta: 
a) Esta decisão comporta qualquer recurso, haja vista a dúvida sobre a natureza jurídica desta decisão;
b) O recurso deverá ser conhecido, por se tratar de sentença;
c) O recurso correto deveria ser o agravo de instrumento, pois se trata de decisão interlocutória; artigo 522 segunda parte do CPC.
d) O recurso é o de agravo retido, por ser o mais adequado.
10) O renomado advogado Dr. Allevato interpôs, em 23 de janeiro deste ano, recurso de agravo de instrumento da r. decisão que indeferiu o pedido de antecipação dos efeitos da tutela. Autuado e distribuído o recurso, os autos foram remetidos à apreciação do Desembargador Relator, que assim decidiu: "Nego seguimento ao recurso de agravo, eis que a pretensão recursal põese em confronto com o verbete nº 302 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça." Ante as alterações advindas com a Lei 11.187/05, publicada a referida decisão, caberá ao Dr. Allevato: 
a) Impetrar mandado de segurança, pois não compete ao relator negar seguimento a recurso, sem que o mesmo seja apreciado por órgão colegiado;
b) Não caberá qualquer recurso, pois, com a nova lei, extinguiuse, para casos tais, os denominados "agravos regimentais".
c) A interposição de agravo, no prazo de cinco dias, ao órgão competente para o julgamento do recurso; artigo 557 § 1º do CPC.
d) A interposição de embargos declaratórios, com efeitos infringentes, pela falta de disposição legal, nanova lei, para a hipótese em tela.
10) São pressupostos extrínsecos dos recursos: 
a) tempestividade, cabimento e legitimidade;
b) regularidade formal, tempestividade e preparo; artigo 508 e 511 do CPC.
c) preparo, interesse em recorrer e cabimento;
d) cabimento, tempestividade e preparo.
13) Apresente de modo fundamentado os requisitos intrínsecos de admissibilidade dos recursos e explique cada um deles. 
Os requisitos intrinsecos de admissibilidade versam sobre a causa de recorrer, levando em conta quais hipoteses são cabíveis quais recursos, quem são os legitimados para recorrer, quem é interessado em recorrer, além de constatar se há algum fato que impeça a interposição do recurso por haver preclusão lógica do pedido.
O cabimento diz respeito ao recurso mais adequado a impugnar referida decisão. Cada recurso tem sua peculiaridade e é destinado para determinado tipo de decisão. Vale lembrar, no que se refere ao cabimento, existe a hipótese de aproveitamento do recurso menos adequado ao caso concreto, desde que esse nao se trate de erro grave, que realmente suscite dúvida em qual aplicar e que nao haja má-fé por parte do recorrente, sendo conhecido como princípio da fungibilidade. Vale ressaltar que caso seja usado um recurso de apelação no lugar de um agravo retido, devem ser observadas as caracteristicas do recurso que foi usado e nao do que deveria ser usado.
Os legitimados para recorrer estão presentes no art 499 do cpc, sendo as partes, o MP e o terceiro interessado, este ultimo tendo que comprovar os motivos do interesse. Em relação ao Mp se faz necessária observar a sumula 99 do STJ que confirma que o MP tem legitimidade para recorrer mesmo nas causas em que é fiscal da lei. 
Os interessados em recorrer serão os que acreditam que sofreram algum prejuízo com a decisão proferida e o recurso seria o instrumento para correção desses prejuízos. É válido lembrar que ambas as partes do processo podem recorrer, no caso da sucumbencia recíproca.
Deve-se constatar também a ausência de preclusão lógica. Nos casos em que houver a desistência (art. 501), renúncia (art. 502) e aceitação (art. 503) não será possível ajuizar um recurso para corrigir eventual prejuízo. A primeira ocorre quando a parte interpôs um recurso e desistiu dele, não podendo apresentar novamente um recurso, mesmo se ainda estiver dentro do prazo recursal, como causa extintiva de recurso. A segunda faz referencia nos casos em que a parte interessada deixou de recorrer ou não observou o prazo necessário para interpor o recurso, tendo como causa impeditiva de recurso. A aceitação se faz presente quando a parte já faz uma obrigação presente na sentença no qual ainda poderia recorrer.

Continue navegando