Buscar

Literatura Infanto juvenil, prova final, discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito de várias provas
1)Para ser bem-sucedida, a criança deve receber ajuda para que possa dar algum sentido coerente ao seu turbilhão de sentimentos. Necessita de ideias sobre a forma de colocar ordem na sua casa interior, e com base nisso ser capaz de criar ordem na sua vida. [...] A criança encontra este tipo de significado nos contos de fadas" (BETTELHEIM, 2007, p. 10). Disserte sobre o poder dos contos de fada no contexto infantil.FONTE: BETTELHEIM, B. A psicanálise de contos de fadas. Rio de Janeiro: Paze Terra, 2007.
Resposta esperada:
 Bettelheim defende o poder dos contos de fadas pelo viés do psicanalítico. Para o autor, o conto de fada favorece a passagem da fase infantil para a fase adulta. Além disso, os contos de fadas tradicionais são modelos na educação familiar, favorecendo a tal da hierarquia assimétrica que tem predominado nas relações entre maturidade e infância.
os contos de fadas tem uma grande importância para a aprendizagem se pois auxiliam na passagem da criança a infância 
Minha resposta
Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos, ler é essencial. 
Através da leitura, examinamos os nossos próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. Para o autor Bettelheim , o conto de fadas favorece a passagem da fase infantil para a fase adulta. Dessa forma, a leitura dos contos de fadas na Educação Infantil faz-se importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam.
2)As histórias em quadrinhos - HQs - apresentam linguagem dinâmica, marcada pela ludicidade e pela associação de imagens, por isso, contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita, especialmente na sala de aula. Com base no exposto, disserte sobre os aspectos que atraem crianças e adolescentes à leitura das HQs.
Resposta esperada
*As HQs desenvolvem na criança estímulos propícios à prática da leitura, pois mesclam palavras e imagens, facilitando a leitura. *O apelo visual através das cores, os quadros, os balões e as onomatopeias dão uma movimentação à narrativa, *além do humor e o otimismo com personagens interessantes ou heróicos.
Minha resposta
Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para os alunos que estão aprendendo a ler. Por meio da observação da imagem, a criança consegue ter um entendimento melhor do texto, logo, ajuda e facilita o processo de aprendizagem. Os quadrinhos inovam na hora de apresentar conteúdos e, com isso, prendem a atenção dos leitores. Histórias, mesmo que curtas, podem aprofundar o conhecimento das crianças e adolescentes em determinados assuntos e fazê-los descobrir que a leitura pode ser divertida. As HQS desenvolvem na criança o estímulos propícios à prática da leitura, pois é uma mistura de palavras e imagens que facilita a leitura do estudante. a visão através das cores, os quadros, os balões, as onomatopeias, o humor e o otimismo com personagens interessantes ou heróicos, incentivam a imaginação e a curiosidade de querer cada vez mais saber o desfecho da história.
3). A escola é um local privilegiado, no qual o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os mais diversos tipos de leitura. No espaço escolar, são disponibilizados ao aluno uma gama de variados textos, além daqueles que circulam diariamente na mídia. Que textos o professor deve escolher para trabalhar em sala de aula, visando a melhor formação de seus alunos?
Resposta Esperada:
A escola é um local de pluralidades. Os textos escolhidos para o trabalho em sala de aula devem buscar instruir e fazer com que o leitor seja um sujeito ativo e que participe da sociedade na qual está inserido. O professor deve buscar textos críticos de diferentes gêneros que possibilitem ao leitor múltiplas possibilidades de interpretação.
4) O jogo não é visto pelos adultos como um conjunto de atividades práticas, apenas é aceito como atividade infantil. Desse modo, o mundo adulto confere ao lúdico apenas uma importância parcial, secundária e temporalmente localizada em determinada etapa do desenvolvimento infantil. Com base no exposto, disserte sobre os jogos e brincadeiras e sua importância para as crianças.
Resposta esperada
*Os jogos, em sua modalidade corporal, as brincadeiras, marcados pela gestualidade rítmica incessante (corridas, competições, jogos de esconder etc.), por enleios ou formas mais serenas de diversão (brincadeiras de casinha, jogos com bonecas, passar o anel etc.), *bem como na modalidade linguística (como nos conhecidos jogos com palavras, trava-língua etc.), *o lúdico, portanto, cumpre a tarefa ordeira de facilitar a internalização de regras sociais pela criança 
Minha resposta 
Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio
5) Quando compramos um livro, especialmente os destinados ao público infantojuvenil, uma das primeiras coisas que observamos é a imagem. Estas são fundamentais para despertar o interesse dos jovens leitores. Sendo assim, disserte sobre a importância da imagem para a formação do leitor.
Resposta esperada 
Para que a formação de leitores aconteça, a linguagem não verbal, no caso dos livros de imagens, são muito importantes. Vivemos em um mundo visual, no qual a imagem é sempre o que mais chama a atenção. Nesse sentido, para que seja despertada a curiosidade nos pequenos leitores, os livros com imagens são excelentes. Em 1920, a psicanálise também trouxe contribuições quando confirmou que as imagens favorecem o estabelecimento de relações entre o concreto e abstrato.
Minha resposta
As imagens constituem o nosso ser, elas, assim como as histórias, nos formam, informam e são também poderosas formas de comunicação. Portanto, lidar com imagens, lê-las com competência, perceber seus recursos e nuances faz parte do processo de apreensão, leitura e compreensão do mundo e de nossa própria existência.
6)Observe os versos que seguem:
Um gosto de amora
comida com sol. A vida
chamava-se: "Agora".
FONTE: Disponível em: <http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html>. Acesso em:10 abr. 2013.
Os versos precedentes constituem o Haicai, uma forma poética, de origem japonesa, caracterizada pela concisão e pela objetividade. Essa modalidade tenta captar um momento da natureza ou a passagem do tempo. Nesse sentido, disserte sobre a brevidade do Haicai, por ser constituído de dezessete sílabas poéticas.
Resposta Esperada:
O haicai é um poema breve porque está de acordo com as fases da existência humana: ascensão - apogeu - decadência. Concentra em reduzido espaço um pensamento poético e/ou filosófico, geralmente inspirado nas mudanças que o ciclo das estações provoca no mundo concreto. Assim sendo, seu objetivo é atingir a simplicidade, tendo como artifício a humanização da natureza e a correspondente naturalização do ser.
7). Desde o ideal da "república platônica", as formas mais elevadas de reflexão deveriam levar aos ditames da consciência racional. Desse modo, a abordagem mítica serve de etapa transitória entre o mundo infantil e adulto. Com base no exposto, disserte sobre a contribuição da narrativa mítica para o desenvolvimento humano.
Resposta Esperada:
*A narração de mitos acessa o real por meio do lúdico e da fantasia, contribui para um jogo de significações. *Desse modo, a primeira forma de racionalidade está fortemente impregnada por uma compreensão mágica e sobrenatural dos fenômenos. *Para o filósofo Platão, a "narração de mitos" é necessária à criança para compreensão do mundo
8).O teatro é uma forma de expressãoartística profundamente ligada à comunidade. Mesmo com a expansão da mídia, não perdeu seu espaço, a presença física do artista e do espectador é insubstituível. Pela possibilidade do aluno desenvolver a capacidade do trabalho em grupo, perder a timidez e ampliar o seu repertório cultural, disserte sobre a importância do teatro na escola.
Resposta Esperada:
*Trabalhar com o teatro na escola é colocar a turma em contato com diversos autores, com estilos variados, e observar o tipo de texto: tragédia, comédia, situações do cotidiano. *O professor poderá também sugerir aos estudantes que façam um mapeamento dos folguedos populares, festas e outras manifestações folclóricas que mais chamam a atenção do grupo e que possam ser representados na escola. *Em uma encenação podem ser transmitidos conhecimentos culturais, históricos, científicos ou morais. *O ideal é que os alunos se envolvam com a trama e as personagens e sintam prazer em representar. *A representação teatral desenvolve a memória, estimula o senso crítico e artístico auxilia no aperfeiçoamento da leitura. *É importante estimular a participação de todos os estudantes,sem exigir o profissionalismo, observar atentamente a postura e, se possível, fotografar e filmar as encenações para depois convidar a classe a analisar a montagem. *Esse exercício de auto avaliação serve para aprimorar as próximas apresentações.
9).A infância é uma fase na qual a ludicidade está presente em todos os aspectos. Na escola, esta ludicidade muitas vezes é podada pelo fato de não ser considerada fundamental no processo educativo infantil. Assim, por que a ludicidade é vista como processo secundário no mundo adulto?
Resposta Esperada:
Apesar de ser comprovada a importância do lúdico na vida da criança, os adultos atribuem a ele um papel secundário, porque, na escola, ele apenas adquire conotação de brincadeiras utilizadas com finalidade de internalização de regras e comportamentos sociais. A ludicidade não é vista como necessária e inerente à criança e não é vista como parte do seu desenvolvimento pleno
10) O texto literário representa o contato da vida concreta e com opiniões diversas, ou seja, é um recurso que humaniza, podendo exercer um papel. Daí a dizer que a literatura, dependendo do contexto, desempenha funções distintas. Antonio Candido (2002) aponta três funções para a literatura: psicológica, formadora e social. Com base no exposto, descreva cada uma dessas funções.FONTE: CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: DANTES, V. (Org.). Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. p. 77-92.
Resposta Esperada:
A função psicológica faz relação à capacidade e à necessidade que tem o homem de fantasiar. Tal necessidade é representada pelo contato diário com as novelas, a música, a fantasia sobre o amor, sobre o futuro etc. No dizer de Candido, a fantasia, na literatura, é, talvez, a mais rica.
A função formadora da literatura atua como instrumento de educação, de formação do homem, uma vez que exprime realidades. O poder que tem a literatura de atuar na formação do indivíduo pode ter suas características moldadas segundo valores, mas não segundo a pedagogia oficial. 
A função social diz respeito à identificação do leitor e de seu universo vivencial representados na obra literária. Essa função é que possibilita ao indivíduo o reconhecimento da sua realidade, e a transporta para o mundo ficcional
11)A literatura é muito comum na vida escolar das crianças. Por não ser ligada diretamente à ciência, utiliza- se comumente a verossimilhança nos textos infanto juvenis. O que vem a ser verossimilhança?
 Resposta: Esperada : 
 O princípio da verossimilhança compreende retratar a realidade de forma ficcional. Quando bem escrita, acaba, por vezes, sendo mais eficaz que a própria descrição da realidade.

Continue navegando