Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA - LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As histórias em quadrinhos - HQs - apresentam linguagem dinâmica, marcada pela ludicidade e pela associação de imagens, por isso, contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita, especialmente na sala de aula. Com base no exposto, disserte sobre os aspectos que atraem crianças e adolescentes à leitura das HQs.
Resposta esperada
*As HQs desenvolvem na criança estímulos propícios à pratica da leitura, pois mesclam palavras e imagens, facilitando a leitura. *O apelo visual através das cores, os quadros, os balões e as onomatopeias dão uma movimentação à narrativa, *além do humor e o otimismo com personagens interessantes ou heroicos.
O texto literário representa o contato da vida concreta e com opiniões diversas, ou seja, é um recurso que humaniza, podendo exercer um papel. Daí a dizer que a literatura, dependendo do contexto, desempenha funções distintas. Antonio Candido (2002) aponta três funções para a literatura: psicológica, formadora e social. Com base no exposto, descreva cada uma dessas funções. FONTE: CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: DANTES, V. (Org.). Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. p. 77-92.
Resposta esperada
A função psicológica faz relação à capacidade e à necessidade que tem o homem de fantasiar. Tal necessidade é representada pelo contato diário com as novelas, a música, a fantasia sobre o amor, sobre o futuro etc. No dizer de Candido, a fantasia, na literatura, é, talvez, a mais rica. A função formadora da literatura atua como instrumento de educação, de formação do homem, uma vez que exprime realidades. O poder que tem a literatura de atuar na formação do indivíduo pode ter suas características moldadas segundo valores, mas não segundo a pedagogia oficial. A função social diz respeito à identificação do leitor e de seu universo vivencial representados na obra literária. Essa função é que possibilita ao indivíduo o reconhecimento da sua realidade, e a transporta para o mundo ficcional.

Continue navegando