Buscar

1 Questionario de Pratica de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª QUESTÃO) José Luiz e Eduardo são empregados da empresa Real Informática. José Luiz, contratado em 21/01/2012, ocupa o cargo de Operador de Rede na filial de Belo Horizonte. Eduardo, contratado em 10/01/2007, ocupa o cargo de Analista de Sistemas na filial de Governador Valadares/ES. 
Neste caso, pede-se que responda fundamentadamente: 
 
a. É viável a um trabalhador ocupante do cargo denominado Operador de Rede postular equiparação salarial a um funcionário ocupante do cargo de Analista de Sistemas? (1,0 ponto) 
 
R: Conforme ao artigo 461, §5º, da CLT, concerne, a equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria. Nessa perspectiva, no caso em tela narrado, não será cabível a postulação da referida equiparação pôr os cargos serem distintos. 
 
b. O fato de o paradigma ter sido admitido na empresa 5 anos antes que empregado impede, por si só, eventual direito às diferenças salariais por equiparação? (1,0 ponto) 
 
R: A equiparação salarial só será possível se ficar comprovado entre o empregado reclamante e o paradigma direto, no art. 461, § 5º. Diante disso, se a diferença de tempo de serviço, a mesma perfeição técnica e a identidade de função para o mesmo empregador não sejam superiores a quatro anos e se a diferença de tempo na função não seja a de dois anos, fica vedada a indicação de paradigma remoto. 
 
c. O fato de ambos trabalharem em filiais diferentes impede, por si só, eventual direito às diferenças salariais por equiparação? (1,0 ponto) 
 
R: Sim. De acordo com o artigo 461, da CLT, interpõe, que para serem elegíveis a esse recurso, ambos os profissionais precisam trabalhar no mesmo estabelecimento, isto é, funcionários de uma mesma empresa que atuam em filiais diferentes em uma mesma região, por exemplo, não são revestidos dessa isonomia material. 
 
2ª QUESTÃO) Raimundo é motorista da Transportadora Leva e Traz Ltda. desde janeiro de 2015. Após cometer diversas infrações dolosas de trânsito que ocasionaram a perda da habilitação, foi dispensado por justa causa, em 05 de março de 2018, data em que a empresa tomou ciência do fato. 
As verbas rescisórias foram pagas em 19 de março, oportunidade em que foi devolvida a 
CTPS do empregado, devidamente atualizada. 
A Empresa Leva e Traz Ltda. não quitou as férias vencidas e proporcionais devidas ao empregado, nem pagou as horas positivas do Banco de Horas negociadas com o Sindicato da categoria, sob a alegação de que a dispensa foi por justa causa. Responda, fundamentadamente: 
 
a. O ato praticado por Raimundo pode ser tipificado como falta grave capaz de acarretar a dispensa por justa causa? (1,0 ponto) 
 
R: Sim, tal conduta constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, afinal Raimundo é motorista e por atos dolosos perdeu sua habilitação instrumento necessário para o exercício de sua função, sendo assim uma causa de dispensa por justa causa disposta no art. 482, “m” da CLT 
 
b. Nosso sistema trabalhista é taxativo ou exemplificativo em relação à tipificação dos atos faltosos? (1,0 ponto) 
 
R: A CLT em seu artigo, 482 e alíneas tratam da justa causa. O rol é taxativo, e não exemplificativo, ou seja, apenas as alíneas descritas no art 482 poderão ser utilizadas pelos operadores do direito não se estendendo a outros fatos. 
 
c. Quais as verbas devidas a Raimundo na hipótese de dispensa por justa causa? As horas positivas do Banco de Horas são devidas? (1,0 ponto) 
 
R: A rescisão das verbas trabalhistas devidas ao empregado demitido por justa causa compreende: Saldo de salários; Férias vencidas, com acréscimo de 1/3, se for integral; Depósito do FGTS do mês anterior e/ou do mês da rescisão. Ocorrerá o pagamento do saldo do Banco de Horas se houver. Artigo 59, § 3°. 
 
d. As verbas rescisórias foram pagas dentro do prazo legal? Qual o prazo para o seu pagamento? Qual a penalidade em caso de descumprimento do prazo de pagamento das verbas rescisórias? (1,0 ponto) 
 
R: O pagamento não foi dentro do prazo legal. O prazo é de 10 dias contados do término do contrato, a penalidade do descumprimento desse prazo o empregador deverá pagar uma multa em favor do empregado no valor equivalente ao seu salário, conforme prevê o § 8º do art. 477 da CLT. 
3ª QUESTÃO) Marcos é autor de uma ação trabalhista contra a empresa XRL Comunicações. Com base nesse caso hipotético e nas normas contidas na CLT, julgue as assertivas abaixo apontando a legislação aplicável. 
a) As testemunhas comparecerão à audiência, a convite das partes, independentemente de notificação ou intimação, sendo no máximo 6 nos inquéritos para apuração de falta grave, de 2 quando o processo for no procedimento sumário e de 3 no procedimento sumaríssimo. (1,0 ponto) 
 
R: Sim, a regra na Justiça do Trabalho é não apresentação do rol de testemunhas, já que em conformidade com os artigos 825 e 845, da CLT, as testemunhas comparecerão à audiência acompanhadas das partes, independentemente de intimação ou notificação. Quanto ao número de testemunhas o procedimento sumário segue o estabelecido ao rito ordinário no art. 821 da CLT com até 3 testemunhas, exceto no inquérito para apuração de falta grave que serão até 6 testemunhas conforme o mesmo artigo, já para o procedimento sumaríssimo o art. 852-H, § 2º, da CLT versa que só possível para cada parte 2 testemunhas. 
 
b) Para prosseguimento da audiência de instrução Marcos deverá comparecer acompanhado de seu advogado, na ausência deste, a audiência deverá ser adiada, sob pena de descumprimento do princípio constitucional da ampla defesa e contraditório. (1,0 ponto) 
 
R: Marcos não precisa estar acompanhado de advogado na audiência de instrução, pois lhe é garantido na Justiça do Trabalho o princípio do "jus postulandi" como definido pelo art. 791 da CLT, o autor tem o livre acesso à Justiça do Trabalho garantido e a capacidade postulatória para ingressar com a ação sem advogado, sendo necessário somente em instâncias superiores ao TRT vide súm. 425 do TST. 
 
c) Caso Marcos não compareça na audiência de instrução seu processo será arquivado. (1,0 ponto) 
 
R: O não comparecimento de Marcos a audiência de instrução trará como consequência o arquivamento dos autos, nos termos do art. 844 da CLT, com possível condenação ao pagamento de custas caso a ausência seja injustificada conforme o § 2º do mesmo artigo.

Outros materiais