A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Questionário - Erros inatos do metabolismo

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questões – Erros inatos do metabolismo
1. 
2. A fenilcetonúria (FNC) é uma doença metabólica rara, com prevalência global média estimada de 1:10.000 recém-nascidos. A FNC é o mais frequente erro inato do metabolismo dos aminoácidos, e a principal característica da doença não tratada é retardo mental, que vai piorando durante a fase de desenvolvimento do cérebro e que se estabilizaria com a maturação completa desse órgão. Se a doença for diagnosticada logo após o nascimento e o paciente for mantido em dieta restrita em fenilalanina, os sintomas podem ser prevenidos, e a criança pode ter desenvolvimento e expectativa de vidas normais. O rastreamento no Brasil é realizado pelo “teste do pezinho”, no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. Acerca do exposto e considerando o(s) tratamento(s) para a FNC, assinale a alternativa correta.
a) O tratamento deve ser iniciado após o 6o mês de vida ou quando ocorrer o desmame.
b) O aleitamento materno deve ser interrompido mediante o diagnóstico da doença.
c) O suporte principal para o controle metabólico dos pacientes é dieta restrita em alimentos que contenham fenilalanina, tais como carnes, ovos, oleaginosas, leguminosas e laticínios.
d) Para crianças com fenilcetonúria, visando a não incorrer em prejuízo do respectivo crescimento, recomenda-se a ingestão de proteínas bem abaixo do preconizado para crianças não fenilcetonúricas da mesma faixa etária.
e) Alimentos seguros para consumo de pacientes com fenilcetonúria incluem: peixe, soja, lentilha, ervilha e queijos fermentados.
3. Uma lactente de 10 meses de vida recebeu aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida com posterior introdução de alimentação complementar. Apresenta abdome protuberante e hipoglicemia com poucas horas de jejum (< 3 horas), além de palidez, fome excessiva, sudorese e episódios de crises convulsivas. Apresentou comprimento baixo para a idade a partir do 5º mês de vida e peso baixo para a idade a partir do 4º mês de vida. Foi realizada investigação para erro inato do metabolismo, fechando-se o diagnóstico para glicogenose tipo Ia. Considerando esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
a) Com o diagnóstico de glicogenose tipo Ia, os alimentos complementares só devem ser introduzidos na dieta após 12 meses de vida e com supervisão médica.
b) Uma dieta rica em fontes de carboidrato simples, tais como sacarose, frutose e galactose, é recomendada.
c) As refeições devem ter intervalos longos para evitar quadros de hiperglicemia, comuns em pacientes com glicogenose tipo I.
d) O amido de milho cru tem sido utilizado como fonte de carboidrato para pacientes com glicogenose tipo Ia após o 8º mês de vida.
e) O único objetivo do tratamento dietético é a correção da hipoglicemia.
4. Os erros inatos do metabolismo (EIM) constituem um grupo de mais de 1.000 doenças conhecidas. São doenças raras individualmente, contudo, quando somadas, chegam a um caso a cada 800 crianças nascidas vivas. No Brasil, as mais incidentes são fenilcetonúria, doença da urina do xarope de bordo e deficiência de biotinidase. Essas doenças podem se manifestar em qualquer faixa etária, com predomínio entre o período neonatal e os 10 anos de idade. Considerando esse tema, assinale a alternativa correta.
a) Os EIM pertencentes ao grupo I se caracterizam-se pela deficiência na produção ou utilização de energia, como a fenilcetonúria.
b) Os EIM constituem potenciais causas de morte súbita inesperada na infância, uma das causas mais frequentes de morte no primeiro ano de vida, quer pelas crises de intoxicação ou pela falência de determinados órgãos.
c) No caso da deficiência da desidrogenase de acil-CoA de cadeia média (MCADD), a manifestação clínica mais comum é a hiperglicemia hipercetótica no momento da alimentação; sendo assim, a prática popular de acordar os bebês para mamar não é recomendada.
d) Segundo a Lei nº 14.154/2021, o teste do pezinho, preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será capaz de rastrear seis doenças, entre elas, dois EIM.
e) A leucinose é um erro inato do metabolismo dos aminoácidos de cadeia simples: leucina, isoleucina e tirosina, catabolisados principalmente no fígado.
5. Os distúrbios genéticos metabólicos são traços herdados que resultam na ausência ou na redução da atividade de uma enzima específica ou de algum cofator e exigem, muitas vezes, cuidados nutricionais específicos. Em relação aos distúrbios genéticos metabólicos, considere as seguintes afirmativas:
I. A homocistinúria clássica necessita de restrição de metionina e suplementação de L-cisteína, folato e vitamina B12 na alimentação, a fim de evitar as complicações da doença.
II. Na fenilcetonúria, a fenilalanina é metabolizada em tirosina devido à deficiência ou inatividade de fenilalanina hidroxilase. Dessa forma, deve ser instituída uma alimentação hipoproteica com suplementação de aminoácidos, exceto fenilalanina.
III. A galactosemia é tratada com a restrição da ingestão de galactose por toda a vida. Dessa forma, alimentos com leite ou derivados em sua composição e comprimidos com lactose devem ser excluídos da alimentação, a fim de evitar as complicações da doença.
IV. A doença da urina do xarope de bordo ou leucinose resulta de um defeito na atividade enzimática e impede o metabolismo de aminoácidos aromáticos como leucina, isoleucina e valina.
Assinale a alternativa correta:
a) IV é verdadeira
b) I e III são verdadeiras
c) I, II e III são verdadeiras
d) II, III e IV são verdadeiras
e) I, II, III e IV são verdadeiras
6. A doença de urina em xarope de bordo é uma doença genética de caráter autossômico recessivo e, quando o tratamento não é instituído precocemente, pode ocorrer acidose, deterioração neurológica, crises convulsivas e coma. Os aminoácidos que ficam alterados no sangue nos primeiros dias de vida do lactente afetado pela doença são:
a) Isoleucina, triptofano e lisina
b) Leucina, metionina e valina
c) Leucina, isoleucina e valina
d) Triptofano, tirosina e arginina
7. A glicogenose tipo 1 ou também denominada de doença de armazenamento do glicogênio tipo 1 é considerada uma doença rara, causada por deficiência genética e por menor síntese da glicose-6-fosfatase.Quanto aos aspectos que envolvem a conduta nutricional nessa doença, é INCORRETO afirmar que
a) a sacarose, a frutose e a lactose devem ser muito restritas, por causa do bloqueio metabólico.
b) muitas vezes, é necessária a terapia do amido cru tanto para crianças quanto para adultos.
c) a alimentação dos pacientes deve ser restrita quanto aos carboidratos complexos por sua rápida metabolização.
d) se o manejo dietético for insuficiente para o controle glicêmico, será necessária infusão controlada de glicose.
8. Os erros inatos do metabolismo são clássicos distúrbios genéticos metabólicos que resultam na ausência ou na redução da atividade de uma enzima específica ou de algum cofator. O cuidado para muitos dos distúrbios metabólicos consiste no tratamento nutricional com medicações específicas para o distúrbio. Os objetivos do tratamento nutricional são manter o equilíbrio bioquímico para a via acometida, fornecer quantidade adequada de nutrientes, para permitir crescimento e desenvolvimento adequados, e fornecer suporte ao desenvolvimento social e emocional. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. A galactosemia é um distúrbio do metabolismo de carboidrato. O tratamento nutricional consiste em eliminar lactose da dieta e reduzir a quantidade de galactose. Leite materno, iogurte e sorvete devem ser evitados.
II. A fenilcetonúria é um distúrbio do metabolismo de aminoácido. O tratamento consiste em dieta com alimentos com baixo teor de fenilalanina e uso de fórmula especializada, isenta de fenilalanina e suplementada com tirosina.
III. O tratamento nutricional para a doença da urina do xarope de bordo consiste em dieta com alimentos com alto teor de proteínas e fórmula especializada (rica em leucina, isoleucina, valina).
IV. Para a tirosinemia tipo I, o tratamento consiste em dieta com alimentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.