Buscar

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA – Atividade 1
30 anos da Constituição: a Carta Magna brasileira é generosa demais?
Mariana Schreiber
A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, chega nesta sexta aos 30 anos em um momento pouco propício a comemorações. Em meio à grave crise econômica e política que se instalou no Brasil, não faltam propostas para substituí-la. Um dos problemas que alimentam esse questionamento, e que terá que ser enfrentado pelo próximo presidente, é o desequilíbrio nas contas públicas. Após quatro anos de resultados negativos, a expectativa média de instituições financeiras consultadas pelo Ministério da Fazenda é que o governo federal fechará 2018 com rombo na casa de R$ 150 bilhões - e 2019 com mais um, de R$ 124 bilhões. Diante desse quadro, há quem acuse o texto constitucional de ser generoso demais ao fixar direitos e gastos sociais. De fato, a Constituição Cidadã é a décima do mundo em previsão de direitos - são 79 direitos assegurados que acabam por elevar as contas do governo.
Fonte: Adaptado de Schreiber, 2018. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45754119 >. Acesso em: 7 fev. 2019.
Considerando o texto apresentado e segundo os estudos do artigo 5ª da Constituição brasileira, explique três direitos fundamentais assegurados aos brasileiros na Carta Magna e apresente um exemplo de como isso ocorre na prática
Os direitos fundamentais são dos direitos essenciais ao ser humano, os direitos fundamentais (diferente do direito humano), correspondem as situações jurídicas sem as quais a pessoa humana não se realiza, não convive e, às vezes, nem mesmo sobrevive. 
No Art. 5º da Constituição Federal “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).”
Diante do texto acima, exemplifico os seguintes direitos fundamentais:
Vida: Direito de viver/existir, mas também engloba o direito de viver dignamente e da integridade física e moral, um exemplo é a vedação de prática humilhantes e tortura.
Liberdade: Direito de ir e vir, não se pode privar de liberdade, sem o devido processo legal, um exemplo disso é a famosa frase “Inocente até que se prove o contrário”, além da liberdade de crença e expressão, assegurando a liberdade de expressar informações ou ideias (obviamente com muito cuidado para não propagar fake News ou difamar o próximo) e ter sua crença religiosa. 
Igualdade: Direito da igualdade, trata da vedação à discriminação seja por etnia, gênero, crença, nacionalidade, orientação sexual e entre outras, um exemplo é que todos são iguais nos direitos e deveres, no termo da constituição (ex: homens e mulheres). Aqui também observamos a desigualdade com vistas a equiparações de oportunidades (ex: brancos e negros).

Continue navegando