Buscar

Avaliação O3

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV2-2011.3S.EAD - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CEL0546 
	Disciplina:
	CEL0546 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	Aluno:
	
	Nota da Prova: 
	
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      
	Total:  
	
	Prova On-Line 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00084 (190361)
1 - Ao fazer a opção pelo Curso de Pedagogia, um vestibulando considerou a importância que a educação tem na vida do ser humano. Seu projeto pessoal, depois de formado, é atuar em projetos educativos voltados para as classes socialmente desfavorecidas, pois identifica dificuldades de acesso ao ensino formal destas pessoas, porém reconhece uma necessidade de se garantir a educação escolarizada para os diferentes grupos sociais. 
Neste caso, com base na tipologia da ação social estabelecida por Max Weber, estamos diante de qual tipo de ação social? Justifique a sua resposta: 
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Racional relativa a valores.
Gabarito:
Racional com relação a valores, pois foi uma ação orientada pela crença no valor da educação na vida das pessoas.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00011 (190318)
2 - "A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológico, metafísico e positivo". (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005). 
Sobre o positivismo de Auguste Comte, podemos afirmar que:  Pontos da Questão: 0,5 
	a teoria buscou integrar mito, religião e razão na explicação do social, pois fazia distinções metodológicas entre as ciências naturais e as ciências sociais. 
	o conhecimento humano não é hierarquizável, pois religião, filosofia e ciência são modos igualmente válidos de explicação da natureza e do social. 
	a intuição e a especulação eram valorizadas, pois o ser humano é complexo, distinto da natureza, e age com base nas suas motivações pessoais. 
	a teoria enfatizava o poder absoluto e exclusivo da razão humana, sendo a ciência positiva o estágio mais avançado do conhecimento humano. 
	a objetividade nas ciências sociais era percebida como uma impossibilidade, pois as ações humanas são orientadas e guiadas por valores subjetivos. 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00037 (190363)
3 - Para weber, "a sociologia é a ciência que procura entender a ação social, interpretando-a, para, desta forma, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos". 
A ação social, conceito central na teoria weberiana, pode ser definida como:  Pontos da Questão: 0,5 
	uma conduta dotada de sentido e orientada pelo comportamento de outros indivíduos. 
	uma demonstração do forte poder de influência do social sobre o individual. 
	um modo de agir influenciado pelos valores presentes na tradição cristã. 
	uma conduta reativa, pois toda ação humana gera algum tipo de reação. 
	um comportamento marcado pela solidariedade e pelas preocupações com o próximo. 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00063 (190351)
4 - “Deles não depende tudo, claro. Mas são o componente mais promissor para que os alunos aprendam bem, desde que eles mesmos saibam aprender bem”. 
O autor da frase defende, em sua teoria sobre a Sociologia da Educação, mudanças profundas na formação dos professores. 
De quem é a autoria da frase e da idéia apresentadas acima?  Pontos da Questão: 1 
	Paulo Freire. 
	Pierre Bourdieu. 
	Émile Durkheim. 
	Pedro Demo. 
	Antonio Gramsci. 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00022 (190313)
5 - Sobre as características do conceito de fato social, considere as afirmativas abaixo. 
I - É um fenômeno que ocorre ocasionalmente, mas produz impactos sociais. 
II - Exerce um forte poder de coerção sobre as consciências individuais. 
III - É exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. 
IV - Expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social e coletivo. 
Tendo como referência a teoria de Émile Durkheim, quais as afirmativas são verdadeiras?  Pontos da Questão: 0,5 
	II e III. 
	I e II. 
	I e III. 
	III e IV. 
	II e IV. 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00090 (190335)
6 - “A cultura escolar é uma cultura particular, a da classe dominante, transformada em cultura, objetivável e indiscutível. Na verdade, ela é arbitrária e de natureza social, resultado de uma seleção que define o que é estimável, distinto, ou ao contrário, vulgar e comum. Em outros termos, e por exagero [...[ não há nenhuma justificativa racional, segundo Bourdieu, para o fato de estudar Maupassant e não a história em quadrinhos, a pintura acadêmica e não as produções dos “grafiteiros”, a música clássica e não a música “tecno”. Do mesmo modo, fundamentar os critérios de excelência na matemática e não no latim ou no grego, é arbitrário. A seleção das disciplinas ensinadas, assim como a escolha dos conteúdos disciplinares é o produto de relações de força entre grupos sociais. A cultura escolar não é uma cultura neutra, mas uma cultura de classe”. (BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003). 
De acordo com a perspectiva de Pierre Bourdieu, podemos afirmar que a escola contribui para a reprodução ou para a transformação das relações sociais de exploração na sociedade capitalista? Justificar a sua resposta:  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Reprodução das relações sociais de exploração na sociedade capitalista, pois indivíduos de classe alta estuda em escolas particulares onde, como disse Bourdieu, há seleção de disciplinas,escolhas de conteúdo diferenciados.A sociedade é dividida em classes sociais e a educação é o meio através do qual as classes dominantes reproduzem os seus interesses particulares.
Gabarito:
Reprodução, pois através da reprodução da cultura legítima, a escola se encarrega de reproduzir a visão de mundo das classes socialmente dominantes. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: AV22011.3S.CEL0546.0004 (190338)
7 - Os Estados liberais, apoiados no princípio da representatividade, propagam a idéia de que é uma instituição que “representa” o conjunto da sociedade. Porém, na perspectiva de Karl Marx e Friedrich Engels, estamos diante da alienação política, pois não escolhemos diretamente os projetos políticos que dirigem a vida coletiva. 
Na visão de Marx e Engels, o Estado é a uma instituição na qual:  Pontos da Questão: 0,5 
	os indivíduos abrem mão dos interesses particulares em prol dos interesses coletivos. 
	os indivíduos da classe dominante fazem valer os seus interesses de classe. 
	os interesses comuns de todo o corpo social são garantidos e protegidos. 
	os interesses contraditórios das diferentes classes sociais são conciliados. 
	os indivíduos de todas as classes sociais fazem valer os seus interesses comuns. 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00025 (190310)
8 - Para Émile Durkheim, em seu livro Educação e Sociologia, existem regras, costumes e valores morais que necessariamente devem ser transmitidos no processo educacional. 
Sobre a concepção durkheimiana de educação, conclui-se que:  Pontos da Questão: 0,5 
	a educação é basicamente o meio através do qual aprendemos a ser membros da sociedade e, portanto, deve ser vista como um processo de socialização. 
	a função primordial da educação é fornecer a formação técnica, direcionando os alunos, o mais rápido possível, para o mercado de trabalho. 
	as práticas educativas objetivam, sobretudo, treinar os indivíduos para o mercado de trabalho, sendo, portanto, ineficazes como meio de socialização. 
	a sociedade é dividida em classes sociais e a educação é o meio através do qual as classes dominantes reproduzem os seus interesses particulares. 
	a educação única e igual para todos se sustenta na tese da igualdade entre os seres humanos e da democratização das oportunidades sociais. 
	
Questão: AV22011.3S.CEL0546.0014 (202947)
9 - Embora influenciados por matrizes teóricas diferentes, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes tiveram importantes pontos deconvergência, dentre os quais: 
I - A defesa política da escola pública, obrigatória e laica. 
II - A crítica ao caráter elitista e excludente da educação brasileira. 
III - A filiação teórica e partidária ao socialismo. 
IV - O tratamento das questões educacionais sob o prisma científico. 
As seguintes alternativas estão corretas:   Pontos da Questão: 0,5 
	I, II e III. 
	Todas. 
	II, III e IV. 
	III e IV. 
	I, II e IV. 
	
Questão: AV12011.3T.CEL0342.00072 (190343)
10 - Não é apenas o capital econômico que conta na nossa vida. Segundo Bourdieu, o capital cultural, isto é, nossos diplomas, conhecimentos, culturas, idiomas, as chamadas “boas maneiras” têm um peso muito grande na determinação do futuro de uma pessoa. 
De acordo com a perspectiva teórica do autor, podemos afirmar que:  Pontos da Questão: 1 
	o sucesso escolar depende da classe social de origem, pois os indivíduos mais bem dotados intelectualmente pertencem à elite. 
	o sucesso escolar depende da classe social de origem, pois recursos materiais e simbólicos definem as oportunidades educacionais e sociais. 
	o sucesso escolar independe da classe social de origem, pois o empenho individual é o fator determinante do êxito nos estudos. 
	o sucesso escolar depende da classe social de origem, pois são os recursos econômicos que definem as oportunidades educacionais e sociais. 
	o sucesso escolar independe da classe social de origem, pois é a distribuição desigual da inteligência entre os humanos que explica o êxito nos estudos.

Continue navegando