Buscar

Teorias e Práticas do Currículo-AVALIAÇÃO FINAL( DISCURSIVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Ester dos Reis Carneiro
	Disciplina:
	Teorias e Práticas do Currículo
	Avaliação Final:
	( Discursiva) 
AVALIAÇÃO- NOTA 10
QUESTÃO 01
O currículo passa por várias etapas desde a sua formulação até sua efetivação, contando com a participação de diferentes atores pedagógicos, durante o processo, entre eles especialistas, gestores, professores, estudantes e familiares. Disserte sobre o papel do professor na seleção dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
Resposta esperada
O professor deve considerar os conteúdos gerais determinados nos PCN, detectando e preservando os interesses dos estudantes. Analisar a utilidade e o significado dos conteúdos para o estudante. Avaliar a validade dos conteúdos de acordo com os objetivos propostos e se estão de acordo com a maturidade dos estudantes.
Minha resposta
O papel do professor na intervenção e seleção dos conteúdos é primordial para a educação que objetiva , diagnosticando e preservando os interesses dos alunos, mas compreendendo que não há como desconsiderar as dificuldades nesse processo. Os PCN apontam conteúdos gerais , mas que objetivam ultrapassar as barreiras disciplinares dos conteúdos comuns, pois inserem temáticas do tempo presente e são referências de conhecimentos , atitudes e hábitos. O conjunto de conteúdos selecionados apresenta assim, a aquisição de conhecimentos, mas também experiências , que influenciam o modo de ser , pensar e agir. Ainda é um grande desafio para toda a educação brasileira o modo de organização do currículo.
QUESTÃO 02
A história do desenvolvimento curricular passou por três cenários distintos: Europa, EUA e no Brasil, organizados de acordo com os interesses políticos, sociais e culturais de cada época. O primeiro cenário aponta para a história da organização curricular na Europa, influenciando sobretudo o pensamento de currículo nas universidades. Reflita sobre o pensamento educacional europeu e disserte sobre a influência dos ideais iluministas no processo de elaboração curricular escolar da época.
Resposta esperada
O pensamento de John Locke configura um nome de destaque nos ideais iluministas e desenhou um novo modelo de currículo. Atribuiu grande importância ao ensino do latim, das boas maneiras, apresentando o trabalho como um passatempo aos cidadãos cultos. O pensamento iluminista influenciou na nova organização dos planos de aula e seu rompimento com o que era pregado pela Igreja, defendendo a presença do estudo da ciência na escola.
Minha resposta
O pensamento iluminista estabeleceu uma nova cultura pedagógica baseada na formação do cidadão de bom senso, cuja educação estava submetida ao estado e ao domínio da razão para desenvolvimento da identidade. A educação dessa época era destinada somente à elite , que tinha forte inclinação a seguir carreira religiosa ou se diplomava para exercer profissões tradicionais, como : direito, medicina e engenharia. Entretanto de posse do pensamento iluminista foram elaborados planos de estudo práticos e científicos que rompiam com os modelos eruditos e literários elaborados pela igreja que apregoava uma pedagogia para controlar a moral por meio do ensino da gramática que servia para fornecer uma visão de obediência às leis, à retórica e à didática serviam para defender a verdade encontrada nos textos.

Continue navegando