Buscar

Gestão de Produtos, Serviços e Marcas ativ II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Produtos, Serviços e Marcas ATV III
 Pergunta 1 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
No início de 2019, o Sebrae lançou um estudo indicando os segmentos de mercado mais promissores no ano, em termos de expansão do número de Micro e Pequenas Empresas. O trabalho mostra uma mudança de ênfase das atividades de reparação e manutenção que se sobressaíram no período de crise, para o retorno das tendências de longo prazo, tais como a expansão do setor de serviços nas áreas de saúde, educação e transporte; atendimento das necessidades básicas da população, alimentação fora do lar, vestuário, calçados e construção e atividades associadas ao setor agropecuário, pequeno comércio varejista nas cidades do interior, próximas aos principais polos da agropecuária.
(Fonte: Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/df/ artigos/conheca-os-negocios-mais-promissores-para-2018, 8a56c71c029e1610VgnVCM1000004c00210aRCRDLinks para um site externo.). Acesso em: 18 de dez. de 2019)(adaptado) 
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
( )O pequeno comércio varejista nas cidades do interior, próximos aos polos de agropecuária, como indicado no texto, é considerado, em relação às ( )Categorias do Mix de Serviços, como sendo um serviço puro. É essencialmente um serviço intangível.
Vestuário e calçados são considerados, em relação às Categorias do Mix de Serviços, como serviço principal associado a bens ou serviços secundários. Esse serviço requer um bem de alto investimento de capital, mas o item principal é o serviço.
(x )Em relação às Categorias do Mix de Serviços, uma refeição em um restaurante, está na categoria híbrida, pois é igualmente composta por bens e serviços. As pessoas frequentam restaurantes tanto pela comida servida, quanto pelo serviço prestado.
( )O atendimento das necessidades básicas da população, como manicure, pedicure, cabeleireiros e atendimento a paciente no domicílio, são considerados, em relação à Categoria do Mix de Serviços, como bens puramente tangíveis, sem serviços.
( ) Serviços de educação estão na categoria de bens tangíveis associados a serviços, pois para que o serviço de educação ocorra são necessários bens como carteiras, computadores e cadernos. Sem os bens, os serviços de educação não ocorrem.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 2 0,2 pts
Verifique as afirmações a seguir: 
I. Em organizações de serviços de alto contato, como clubes de futebol, o modo como as tarefas são executadas pelo pessoal de contato com o cliente desempenham papel vital na criação da identidade corporativa e na modelagem da natureza da experiência do cliente. 
II. Para que os pontos de contato da empresa e da marca com os consumidores sejam lembrados e despertem awareness (consciência da marca), é necessário um planejamento para a apresentação de cada ponto de contato, a fim de impactar positivamente o cliente. 
III. Mais do que os pontos de contato, a experiência do consumidor, ou customer experience, deve tratar da jornada do consumidor. A empresa deve reduzir ao máximo seus preços, a fim de conquistar cada vez mais consumidores e aumentar sua participação de mercado. 
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
( ) III, apenas.
( ) I, apenas.
(x ) I e II, apenas.
( ) I, II e III.
( ) II e III, apenas.
Pergunta 3 0,2 pts
Leia o texto a seguir: 
Passamos a considerar sete elementos que, denominados coletivamente como os 7 Ps do composto de marketing de serviços, englobam o conjunto de variáveis que representam as decisões gerenciais de marketing necessárias para criar estratégias viáveis, voltadas ao atendimento das necessidades dos clientes de modo lucrativo em um mercado competitivo. Pode-se pensar nesses elementos como as sete alavancas do marketing de serviços.
Fonte: LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Marketing de Serviços. Pessoas, Tecnologia e Estratégia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, p.28. Disponível em: [Biblioteca Virtual]
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Um dos 7 Ps do Marketing de Serviços é o de Pessoas, considerado como elemento fundamental na prestação de serviços. 
PORQUE
II. As empresas devem manter pessoas bem treinadas e capacitadas como diferencial do serviço, considerando que, muitas vezes, são as pessoas que prestam os serviços e que podem influenciar diretamente na percepção do consumidor acerca da qualidade do serviço. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
( )As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
( )As asserções I e II são proposições falsas.
( )A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
(x )As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( )A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 4 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
 
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2018. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 6,8 trilhões. O crescimento de 2018 foi garantido pela alta de 1,3% do setor de serviços, que responde por 75,8% do PIB. A indústria cresceu 0,6% e a agropecuária cresceu apenas 0,1%. 
(Fonte: ALVARENGA, D.; SILVEIRA, D. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/28/pib-do-brasil-cresce-11-em-2018.ghtmlLinks para um site externo.. Acesso em: 16 de dez, 2019.)(adaptado)
O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas num país, medidas ao longo de um ano. No Brasil, qual é o órgão governamental que pesquisa e divulga os dados referentes ao PIB?
Grupo de escolhas da pergunta
( )IPEA
( )CNPq
(x )IBGE
( )INPE
( )OCDE
 
Pergunta 5 0,2 pts
Leia o texto a seguir: 
Após 20 anos do primeiro show “Amigos”, os cantores e compositores Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo e Chitãozinho e Xororó subiram ao palco, neste sábado (20/07/19), para a primeira apresentação da turnê “Amigos 20 anos”. O show inaugural aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e contou com mais de 40 sucessos dos sertanejos ao longo de três horas de apresentação.
Os sertanejos prometem seguir com a turnê em 2020 e levar mais, pelo menos, 30 apresentações pelo Brasil.Links para um site externo.
(Fonte: Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2019/07/22/amigos-20-anos-estreia-de-turne-tem-mais-de-40-hits-dos-sertanejos-e-participacao-de-lucas-lima.ghtmlLinks para um site externo.. Acesso em: 17 de dez. de 2019)(adaptado) 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir: 
I. Pode-se dizer que cada apresentação do show “Amigos 20 anos” será diferente uma da outra, pois os músicos podem oscilar em seu desempenho (por uma série de motivos), tornando as apresentações diferentes. Isso diz respeito à característica de variabilidade dos serviços.
II. Em 14/12/19 foi realizado o quarto show da turnê “Amigos 20 anos”, no Rio de Janeiro. Quem não foi a esse show, nessa data e nessa cidade, nunca mais poderá assistir a esse mesmo show novamente. Isso diz respeito à característica de perecibilidade dos serviços. 
III. A sensação que o espectador tem ao ir assistir o show “Amigos 20 anos” é única, pois assistir ao vivo aos músicos se apresentarem, ver os efeitos especiais, ouvir o som e cantar com a plateia é uma experiência especial. Isso diz respeito à característica de inseparabilidade dos serviços.
 
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
( )III, apenas.
( )I e II, apenas.
( )II e III, apenas.
(x )I, II e III.
( )I, apenas.
*************************************************************
*************************************************************
ATV IV
 Pergunta 1 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
A empresa OmegaLimp, que produz e comercializa produtos de limpeza doméstica, lançou um novo tira-manchas para
roupas no mercado, que necessita de um maior volume de investimentos, pois está com baixo crescimento de vendas e de participação de mercado. A empresa planejou ampliar a distribuição e iniciar uma grande campanha publicitária para divulgar o produto, a fim de que a maioria do público-alvo conheça o novo tira-manchas. Com essas ações estratégicas, a empresa prevê que haja um rápido aumento de vendas e de participação de mercado.
Qual o estágio do ciclo de vida do produto que utiliza as estratégias descritas no texto?
Grupo de escolhas da pergunta
( )Crescimento.
(x )Introdução.
( )Declínio.
( )Maturidade.
( )Reposicionamento.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 2 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
Lucas e Ana Júlia decidiram que era hora de ampliar a família. A Ana Júlia engravidou de trigêmeos e os futuros pais compraram uma série de produtos e serviços para essa nova fase da família. Já compraram um carro automático da Mercedes-Benz, para facilitar a direção e com mais lugares para acomodar as cadeirinhas de bebê. Montaram o quarto dos bebês com três berços, poltrona para amamentação, armário e cômoda com trocador de fraldas. Também já fizeram um estoque de sabonetes de bebê. Além disso, o casal passou a se preocupar mais com a segurança das crianças e resolveu adquirir um seguro de vida para garantir o futuro dos filhos, caso haja qualquer eventualidade de morte dos pais, ocorrência na qual quase nunca haviam pensado. 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir: 
I. Com base na classificação dos bens de consumo, a compra de móveis diz respeito a bens de especialidade e a compra de sabonetes diz respeito a bens de compra comparada.
II. Com base na classificação dos bens de consumo, a compra de móveis diz respeito aos bens de compra comparada e a compra do carro diz respeito a bens de especialidade.
 
III. Com base na classificação dos bens de consumo, a compra do seguro de vida diz respeito a bens não procurados e a compra de sabonetes diz respeito a bens de conveniência.
 
IV. Com base na classificação dos bens de consumo, a compra do seguro de vida diz respeito a bens de conveniência e a compra do carro diz respeito a bens não procurados. 
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
( )II e IV
( x)II e III
( )I e IV
( )I e III
( )III e IV
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 3 0,2 pts
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Leia o texto e observe a imagem abaixo:
Sem título-2.png
(Fonte: Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/matriz-bcg/ (Links para um site externo.). Acesso em: 22 de jan. de 2020) 
Um fabricante de brinquedos resolveu aplicar a Matriz BCG, a fim de analisar seu portfólio de produtos. Os resultados foram os seguintes: 
- No quadrante Estrela ficaram os patins e skates.
- No quadrante Vaca Leiteira ficaram as bonecas e carrinhos.
- No quadrante Interrogação ficaram os patinetes à bateria.
- No quadrante Abacaxi ou Cachorro ficaram os bambolês e ioiôs.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta 
.
Grupo de escolhas da pergunta
( )Abacaxi ou Cachorro são produtos com baixa participação em mercados de rápido crescimento. A baixa participação significa geralmente lucro baixo e fluxo de caixa fraco. Graças ao rápido crescimento de mercado, esses produtos requerem grandes quantias de investimento para manter e obter participação no mercado. É o caso dos bambolês e ioiôs.
( )Interrogação são produtos com alta participação e baixo crescimento de mercado. Geram recursos por meio de grandes entradas no caixa e que podem alimentar com lucro outros empreendimentos da empresa, como por exemplo, novos produtos. É o caso dos patinetes que funcionam por meio de bateria, lançados há menos de um ano.
(x )Estrelas são produtos com alto crescimento e alta parcela de mercado. Geram boa quantidade de recursos, que é absorvida pela sua necessidade de manter posição em um mercado com alta taxa de crescimento. Esses serão produtos do futuro da empresa se continuarem a crescer lentamente e se for adotada uma estratégia agressiva de marketing. É o caso dos patins e skates.
( )Vacas Leiteiras são produtos com participação e crescimento de mercado baixas. Não geram volumes significativos de caixa, a lucratividade é pobre e estão inevitavelmente condenados ao desaparecimento. É o caso das bonecas e carrinhos tradicionais, que a empresa já produz há mais de dez anos.
( )A Matriz BCG foi desenvolvida em 2018 pela consultoria americana Boston Consulting Group. Consiste no posicionamento dos produtos (ou unidades de negócio) de uma empresa, mediante a utilização de uma matriz de dupla entrada que integra as variáveis “índice de crescimento de mercado” e “participação relativa de mercado”, e as relaciona exclusivamente com a inovação de cada produto analisado.
 
Pergunta 4 0,2 pts 
Considerando as informações apresentadas, analise as informações abaixo: 
I. Em relação aos tipos de novos produtos, os acréscimos às linhas de produtos, complementam famílias de produtos já existentes, através de versões, embalagens, sabores, tamanhos etc. 
II. Em relação aos tipos de novos produtos, os reposicionamentos, direcionam produtos existentes para novos mercados ou para novos segmentos de consumidores. 
III. Em relação aos tipos de novos produtos, aqueles que são novos para o mundo, criam um mercado totalmente novo. Assim, passará a existir uma nova categoria de produtos. 
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
( x) I, II e III.
( ) I, apenas.
( ) II e III, apenas.
( )III, apenas.
( )I e II, apenas.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 5 0,2 pts
 
Leia o texto a seguir:
 
A Vult, marca de cosméticos do Grupo Boticário, lança pela primeira vez uma linha de sombras co-criada com um grupo de consumidoras. Depois de mapear interações de consumidoras nas redes sociais, a marca convidou seis mulheres com perfis distintos para participar da concepção de seis paletas de sombra.
A maquiadora e embaixadora da Vult, Vanessa Rozan, então conduziu junto a elas uma sessão de brainstormings e um laboratório de colorimetria para traduzir a personalidade de cada uma em cores. O processo resultou em cinco produtos com os nomes “Amor por mim”, “Confiança”, “Beleza”, “Liberdade” e “Poder”.
Naturalmente, a criação de qualquer produto é gerada a partir de insights do público, mas a proposta da Vult era envolvê-lo de forma mais direta nesse processo. “A categoria de sombras demanda novas narrativas, frente ao grande número de ofertas desse tipo de produto. Queríamos pessoas que opinassem sobre a criação dele e nos ajudassem a propor as melhores cores e combinações que usariam com mais facilidade no dia a dia”, conta a gerente de produto da Vult, Sabrina Pinho.
Desenvolvidas sem testes em animais e livres de óleos e parabenos, as sombras serão vendidas em edição limitada e contam com uma embalagem colecionável.
(Fonte: JULIO, K. B. Meio & Mensagem. Marketing. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/09/26/vult-traz-consumidoras-para-o-desenvolvimento-de-produtos.html (Links para um site externo.). Acesso em: 27 de dez de 2019)(adaptado)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Com produtos com funcionalidades diferentes, as empresas atendem a diversas necessidades e desejos dos consumidores, com uma gama variada de produtos e serviços.
 
PORQUE
 
II. Fornecedores, distribuidores, concorrentes e mesmo consumidores podem ser geradores de ideias para lançamento de novos produtos.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
( )As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( )A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
( )As asserções I e II são proposições falsas.
(x )As
asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
( )A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando