Buscar

N1 Gestão de Contratos Comerciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Anhembi Morumbi
São Paulo.
Data de entrega: 19/06/2022
Sara Eleade do Santo Barboza
Atividade N1 Gestão de Contratos Comerciais
Curso: Gestão de Projetos Sociais e Culturais.
O caso apresentado traz à discussão a situação da Instituição VX Construções Civis Ltda., empresa de médio porte do ramo da construção civil, localizada no Paraná. A empresa é administrada por dois engenheiros e atua a mais de 20 anos no mercado, sendo considerada até o ano anterior, uma empresa de pequeno porte. Com a recente expansão do mercado imobiliário, fechou a execução de duas obras de grande porte que alavancaram seu faturamento e trouxeram destaque no mercado.
Com a celebração de dois grandes contratos e expansão da à empresa viu-se a necessidade de contratação de mão de obra, porém compreenderam que no cenário atual a melhor opção seria a contratação de empresa terceirizada, sendo 50 % da mão de obra para serviço de assentamento e 100% para instalação elétrica e acabamento. Além de necessitarem também a locação de materiais e maquinários extras para conseguirem realizar o serviço.
A princípio são fundamentais analises para que se identifiquem as melhores opções contratuais, quais os tipos de contratos e clausulas que devem ser aplicadas nos instrumentos, antes mesmo da elaboração das clausulas e assinatura. Diante da situação, observamos que talvez seja necessária a celebração de um contrato de prestação de serviço para cada obra realizada, um contrato para contratação de mão de obra para o assentamento (50%), um contrato para contratação de instalação e acabamento (100%) e um contrato para locação de maquinário de materiais.
Após a celebração contratual com as duas grandes obras e inicio da prestação do serviço, a empresa se deparou com problemas relacionados a pagamentos e divergência de datas, sendo necessário reavaliar o instrumento já celebrado e realizar algumas adequações, sem prejuízo de nenhuma das partes.
Muitas vezes a gestão da empresa não possui o conhecimento amplo em gestão de contrato ou contratos jurídicos, por isso é extremamente importante contar com advogado ou setor jurídico, que tenha amplo conhecimento, elaboração, monitoramento e orientações pertinentes, pois assim será possível seguir adiante mapeando os riscos existentes, as possíveis alternativas, tornando o instrumento de celebração em um documento que assegure ambas as partes. Deve-se também, observar a organização do instrumento, pois o contrato deve conter uma ordem lógica para viabilizar a compressão das partes envolvidas.
É imprescindível que conste no contrato dados como CPF/CNPJ, documento de identificação, endereços e contatos. Além de conter também, objeto: detalhadamente o que será entregue, eliminando possíveis expectativas incorretas e frustações futuras; Preço: detalhando o valor estipulado para a entrega do objeto (Imposto, frete, material, mão de obra, etc.); Forma e prazo de pagamento; Prazo de vigência do contrato e de garantia contratual; Reajustes; Penalidades, foro juízo ou arbitragem.
Dessa forma, contando com a participação de profissionais preparados e conhecedores de gestão de contratos, para que sejam realizadas as analises e reajustes pertinentes, a empresa poderá seguir adiante, sem mais preocupações.
.

Continue navegando