Buscar

Questões sobre Inseminação Artificial (IA) e Transferência de Embriões (TE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL
QUESTÕES SOBRE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES
Obs: as respostas corretas estão em negrito.
Isaac Moraes e Lucas da Rocha
1. O exame andrológico tem como finalidade avaliar a aptidão reprodutiva atual do macho no que diz respeito a qualidade do sêmen e a sua fertilidade. É de extrema importância que esse exame seja realizado sempre antes de começar uma IA ou monta natural. Sobre a colheita do sêmen em cães, assinale a alternativa correta:
a) O sêmen canino possui 3 frações: pré-espermática (descartada), espermática (usada para completar o volume) e prostática (utilizada para inseminação).
b) A eletroejaculação é o método de eleição atual devido ao maior volume de sêmen obtido e o animal não precisa ser anestesiado, pois é um processo indolor.
c) Na manipulação digital é importante colocar o pênis para trás durante a ejaculação a fim de deixar o procedimento o mais natural possível para o macho.
d) A força aplicada durante a manipulação digital, ausência ou presença do tutor e o uso de material de coleta frio são fatores que não influenciam na colheita do sêmen.
2. A Inseminação Artificial nos equinos é uma técnica que vem sendo bastante utilizada e está em constante evolução. É um instrumento de melhoramento genético, uma vez que se pode obter vários descendentes de um mesmo reprodutor em um curto período de tempo. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
a) É possível obter uma prole de um garanhão ou de égua de alto valor genético, a menos que estes animais estejam impossibilitados de realizar a monta natural.
b) A IA permite que reprodutores com características desejáveis sejam utilizados em acasalamentos genéticos específicos.
c) Algumas associações não permitem o uso das biotecnologias da reprodução, como é o caso da ABQM (Associação Brasileira do Quarto de Milha).
d) O uso de rufiões para detecção de cio não é uma prática aplicada nos equinos, sendo restrita aos bovinos.
3. A transferência de embrião consiste na coleta de um embrião de uma fêmea doadora e transferência desta para outra fêmea receptora que levará a gestação a termo. Sobre essa biotecnologia, assinale a alternativa correta:
a) A estação de monta não influencia diretamente na transferência de embrião, uma vez que a égua receptora não precisa estar no cio para receber o embrião.
b) A aplicação comercial dessa técnica em equinos é bastante utilizada uma vez que, em relação às outras espécies domésticas, possui a vantagem da facilidade da superovulação.
c) A avaliação do ciclo estral, bem como a sincronização do cio da doadora e da receptora são pontos essenciais para o sucesso da técnica de TE.
d) Em pequenos ruminantes o melhor dia para coleta de embrião da fêmea doadora é no D6 após a ovulação.
4. Cite e comente sobre as vantagens e desvantagens da Transferência de Embriões nas éguas
- Vantagens: possível utilizar fêmeas idosas e subférteis, éguas que estão em competição (coleta), uso de éguas impossibilitadas de gestar, além da venda de barriga de aluguel.
- Desvantagens: custo elevado, necessidade de um manejo intensivo dos animais, necessária mão de obra especializada e algumas associações como a do PSI não permitem técnicas como essa.
5. A inseminação artificial em bovinos abrange as operações necessárias para a execução da técnica, mostrando desde a anatomia do SR da vaca até as anotações e controle de previsão de parto. Sobre a IATF em bovinos, cite cinco requisitos básicos para o sucesso da técnica.
- vacas com mais de 40 dias de pós-parto; vacas com bom escore corporal; controle sanitário eficiente contra brucelose, IBR, BVD; instalações adequadas (troncos de contenção, curral higienizado, etc); veterinário e auxiliares capacitados e familiarizados com a técnica; higiene rígida dos manipuladores e dos materiais.

Continue navegando