Buscar

Avaliação I Gestão da Qualidade de Produtos e Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Um dos aspectos-chave para a melhoria da qualidade consiste na adequação da mentalidade da administração. A gestão deve ser baseada no conhecimento e no empenho e deve assegurar a correta comunicação entre os envolvidos. Os custos da não qualidade se relacionam ao fato de não se fazer o trabalho correto desde a primeira vez. Com relação à melhoria da qualidade, analise as sentenças a seguir: I- Para que se obtenha sucesso, a empresa deve fornecer a estrutura necessária para o desenvolvimento contínuo de melhorias. II- Cabe aos gestores o desenvolvimento de processos que busquem a motivação e o treinamento dos colaboradores, visando à identificação de oportunidades de melhorias. III- Para que o processo de melhoria da qualidade seja funcional, é necessário identificar e classificar as oportunidades de melhoria. IV- O papel dos gestores no processo de melhoria da qualidade se restringe à delegação das atividades planejadas aos seus subordinados. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, II e III estão corretas.
B)  As sentenças III e IV somente estão corretas.
C)  As sentenças I e IV somente estão corretas.
D)  As sentenças I, II e IV estão corretas.
2Na produção artesanal, o foco da qualidade é o produto, visando a atender às necessidades dos clientes. Contudo, para viabilizar a produção em massa, o foco da qualidade passou a ser o processo, embora o objetivo seja ainda atender às necessidades dos clientes. Com relação a esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No início do desenvolvimento da indústria automobilística, as peças eram produzidas de forma artesanal. Assim, os automóveis tinham maior qualidade, além de não haver diferenças significativas entre veículos. ( ) A qualidade com foco no processo passa pela identificação de causas de paradas de produção e implantação de ações para que essas paradas sejam minimizadas ou eliminadas. ( ) O controle dimensional de peças em um processo produtivo permite maior garantia de sucesso na montagem do produto final. ( ) Nas linhas de montagem para produção em massa de Henry Ford, cada colaborador era treinado em todas as etapas de fabricação do produto. Com esse procedimento, buscava-se garantir a qualidade do produto. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - F - V.
B)  V - V - F - F.
C)  F - V - V - F.
D)  V - F - V - V.
3As características dos produtos podem afetar processos e fatores e demandam que os gestores formem seus conceitos de qualidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A)Afetam as vendas e os custos da empresa.
B)Afetam as relações com concorrentes.
C)Afetam as relações com fornecedores.
D)Afetam as ações de marketing e a imagem da empresa.
4 Para dar amparo à sua teoria, Garvin sugere oito dimensões e dois aspectos fundamentais. Um deles reflete a probabilidade de mau funcionamento do produto, como tempo de falha, possibilidade de defeitos etc.
Referência: VON GILSA, Dietmar. Gestão da qualidade de produtos e processos. Indaial: UNIASSELVI, 2012.
Qual é esse aspecto?
A)Durabilidade.
B)Manutenção.
C)Confiabilidade.
D)Conformidade.
5As chamadas “ferramentas e técnicas para análise e solução de problemas” são disseminadas por qual guru da qualidade:
A)Philip B. Crosby
B)  Kaoru Ishikawa
C)Joseph Moses Juran
D)William E. Deming
6 O papel dos administradores dentro das organizações é fazer com que as pessoas acreditem que a qualidade é importante para a empresa e para elas próprias. Para muitos, qualidade ainda se refere a um departamento ou um grupo de pessoas responsáveis pela busca de redução de defeitos.
Porém, para construir uma visão conjunta na empresa sobre a qualidade, o que deve ser feito?
A)A qualidade apenas será atingida quando o processo puder garantir a maior durabilidade do produto.
B)É possível consegui-la da mesma maneira como se consegue implantar qualquer outro conceito, ou seja, transformando-o em um valor para as pessoas.
C)É possível consegui-la treinando o indivíduo para a execução correta da sua tarefa.
D)Atingindo o valor determinado do produto, o público-alvo e a clientela esperada.
7 Recém contratado na empresa, um gestor da qualidade percebeu uma desorganização no ambiente de trabalho. Ao analisar o cenário, constatou que a ferramenta 5S havia sido recém implantada, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Observando o ambiente de trabalho, viu que, sobre a mesa de trabalho do funcionário mais antigo, havia uma pilha de documentos e papéis rasurados e rasgados. Questionando o funcionário mais antigo sobre se os documentos e papéis rasurados e rasgados estavam no devido lugar, obteve a resposta que não estavam. Para a ferramenta 5S ser aplicada de forma correta, o funcionário mais antigo da empresa deveria observar duas etapas.
Quais são essas duas etapas?
A)Padronização e utilização.
B)Utilização e organização.
C)Organização e limpeza.
D)Limpeza e padronização.
8De acordo com Logothetis (1992), os colaboradores das áreas de pesquisa, desenvolvimento, vendas e produção devem trabalhar em equipe para antever problemas. A competição destrutiva dentro da organização deve ser substituída pela cooperação. Acerca do exposto, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: LOGOTHETIS, N. Managing for Total Quality: from Deming to Taguchi and SPC, New York, Prentice Hall, 1992.
A)  Para antever problemas, é importante o estabelecimento de uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma cooperativa dentro da organização.
B)  A competição destrutiva entre os departamentos deve ser instigada, pois é requisito para a obtenção da qualidade total.
C)  A cooperação entre as diferentes áreas de uma empresa gera um ambiente mais produtivo com relação a aspectos vinculados à qualidade.
D)  O conteúdo está de acordo com um dos quatorze princípios de Deming para a qualidade total.
9A série ISO 9000 é um conjunto de normas que fazem parte de um modelo de gestão de qualidade em geral, qualquer que seja a magnitude do empreendimento. A ISO é uma organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, na Suíça, e na atualidade presente em mais de 160 países. A certificação do grupo ISO 9000 é uma garantia aos compradores de que eles estão adquirindo um produto de qualidade. A ISO 9001 certifica o sistema de Gestão da Qualidade. A ISO 9004 certifica o sistema de Gestão da Qualidade, abordando a melhoria Contínua, o Desenvolvimento de Líderes e a Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A ISO 9011 certifica o Sistema de Auditorias. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A sigla ISO é a abreviatura de “International Organization for Standardization”.
( ) A ISO 9011 é um sistema de auditorias que define as diretrizes metodológicas de auditorias de gestão da qualidade. 
( ) A ISO 9001 visa à perfeição do sistema de qualidade total que foi proposto por Steve Jobs. 
( ) A aplicação das normas ISO está sujeita à avaliação de um comitê multidisciplinar das nações unidas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V - F.
B)  F - F - F - V.
C)  V - V - F - F.
D)  V - F - V - V.
10Pesquisador norte-americano que através de seus estudos em medicina, desenvolveu o conceito de “Zero defeitos”. Descreve que a ideia de que os erros são inevitáveis é falsa, pois através de ações planejadas e difundidas pela organização, o zero defeito é possível, identifique-o:
A)  Feigenbaum;
B)  Taguchi;
C)  Crosby;
D)  Ishikawa;

Outros materiais