Buscar

TQM - Qualidade na Cadeia de Suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TQM - Qualidade na Cadeia de Suprimentos
1.  Uma preocupação relacionada à cadeia de suprimentos é a garantia da continuidade das operações. Como assegurar que o processo produtivo não pare por eventual falta de algum componente? Esse gerenciamento é realizado ao estabelecer um lead time de segurança no processo de compras. Para estabelecer um lead time adequado, deve-se levar em consideração a média de tempo de entregas de cada fornecedor e a variabilidade dessas entregas. Suponha que dois fornecedores tenham o mesmo prazo médio de entregas, mas com diferentes variabilidades quanto às entregas. Considerando isso, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
E. O lead time do fornecedor A é de 10 dias. Caso o fornecedor B tenha variabilidade menor, pode-se esperar que o lead time de segurança para o fornecedor B seja abaixo de 10 dias.
O lead time do fornecedor A é de 10 dias. Caso o fornecedor B tenha variabilidade menor, pode-se esperar que o lead time de segurança para o fornecedor B seja abaixo de 10 dias, pois bons controles de qualidade contribuem para a redução da variabilidade e acabam otimizando os tempos de ciclos. Variabilidade menor contribui para lead time menor. Quanto menores a variabilidade e o lead time, menor a necessidade de estoques. Quanto menores a variabilidade e o lead time, menor a necessidade de estoques. O lead time é o tempo de ciclo, ou seja, significa dizer que, sendo menor, é necessário manter menos itens em estoque. Quanto maior é a variabilidade, menos previsível fica o processo, o que faz com que o lead time seja maior.
2. A qualidade está diretamente ligada a uma operação eficiente. Quando afirmamos que bons níveis de qualidade dão suporte a boas operações, nos referimos aos seguintes ganhos:
Você acertou!
D. o controle melhor da qualidade facilita o aumento da produtividade, reduzindo o WIP, o cycle time e o lead time de entrega.
O controle melhor da qualidade facilita o aumento da produtividade, reduzindo o WIP, o cycle time e o lead time de entrega. A máxima de que só se pode gerenciar aquilo que é medido está presente aqui. O passo inicial da qualidade para a cadeia de suprimentos é a implantação de métricas que permitam avaliar o desempenho. O cycle time, por exemplo, é o tempo total para concluir determinado processo; assim, um ganho seria a redução desses indicadores, e não seu aumento. Ainda que as relações de qualidade na fábrica sejam intimamente ligadas, esse ganho é relacionado a uma boa qualidade de fornecedores, e não à qualidade dos processos produtivos. Poderíamos indicar esse ganho como um segundo passo no caminho da excelência. Para que a detecção de defeitos ocorra, já devem existir práticas de qualidade; assim, esse ganho é relacionado às boas operações, dando suporte às melhorias de qualidade. Rupturas frequentes na produção são um problema a ser enfrentado pela gestão da qualidade.
3. Sobre a TQM, avalie as afirmações a seguir: 
I. A cadeia de ações responsável por manter armazenados os materiais que serão utilizados no processo produtivo.
II. A rede de diferentes fábricas e fornecedores que disponibilizam as matérias-primas, componentes e serviços. 
III. A rede de relação necessária para que o produto chegue até o início do processo produtivo.
Pode-se dizer que:
Resposta correta.
B. somente a II está correta.
É a rede de diferentes fábricas e fornecedores que disponibilizam as matérias-primas, os componentes e os serviços, sendo que as organizações modernas dependem de uma série de relações com outros fornecedores na busca de seus objetivos. A cadeia de suprimentos tem uma abrangência maior que os transportes. A armazenagem é uma das etapas da cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos irá contemplar o processo até a entrega ao consumidor final e abrange todos os demais agentes, como fornecedores de serviços ou responsáveis pelo transporte.
4. A respeito da importância da TQM para a cadeia de suprimentos, avalie as afirmações a seguir: 
I. Quando grande parte de um produto vem de fornecedores externos, fica evidente que a qualidade interna da fábrica e, talvez, a externa ficam com uma dependência crítica desses materiais que vêm de fora.
II. Problemas de sucateamento e retrabalho de peças na fábrica fazem com que o tempo efetivo de entrega se torne irregular e imprevisível.
III. Se as peças compradas forem inspecionadas, é porque não ocorreram efeitos negativos sobre as operações.
Pode-se dizer que:
Resposta correta.
E. I e II estão corretas.
Somente as afirmações I e II estão corretas, pois a dependência externa fez com que algumas empresas exigissem que seus fornecedores tivessem determinadas certificações de qualidade. Quanto ao sucateamento e ao retrabalho, esse requisito impacta diretamente na satisfação do cliente e não pode ser tolerado nas práticas de gestão da qualidade. A afirmação III é incorreta, uma vez que, caso os fornecedores entreguem peças sem problemas, mesmo a necessidade de inspeção irá trazer contratempos, além do efeito de atraso nas entregas, tendo como alternativa para amenizar esse problema a seleção mais rigorosa dos fornecedores.
5. A seleção e o gerenciamento de fornecedores são fatores que impactam diretamente no lead time de entrega e podem comprometer o processo produtivo como um todo. Sobre as relações com os fornecedores, podemos afirmar que:
Você acertou!
C. o just-in-time sugere constantemente a certificação de um número pequeno de fornecedores.
O correto é que o just-in-time sugere constantemente a certificação de um número pequeno de fornecedores. Isso ocorre porque é necessária uma variabilidade baixa das entregas nesse sistema.
Trabalhar com muitos fornecedores dificulta o gerenciamento e pode não contribuir para os resultados. É saudável para a empresa ser relevante para seu fornecedor, pois ela aumenta seu poder de barganha e pode exigir mais atenção quanto ao respeito aos prazos e às práticas de qualidade. Quando o produto for caro, deve-se considerar tanto a probabilidade de atraso quanto qualquer outro item, acrescentado outros fatores nessa lógica não relacionados ao preço, a exemplo de ter só um fornecedor daquele elemento. Não faz sentido trabalhar com as mesmas exigências de estoques de segurança e probabilidades de entrega de itens diferentes. Itens com baixo custo, por exemplo, podem ser estocados em maior quantidade.

Continue navegando