Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 4

Prévia do material em texto

No século XIX, o Estado Moderno na tentativa de criar uma unidade em uma sociedade dividida em classes sociais, adotou:
A ideologia do nacional com a finalidade de desenvolver no cidadão, do novo modelo de sociedade, o sentimento de pertencimento à nação, ou seja, uma religião cívica do patriotismo.
A ideologia regionalista com a finalidade de propiciar uma identidade específica em cada região que compõe o território nacional.
A ideologia regional de acordo com os interesses e necessidades dos partidos políticos. Desta forma condenava a ideologia nacionalista.
A ideologia do proletariado, ou seja, de uma visão que decorria dos interesses e necessidades da classe trabalhadora.
A ideologia nacional com a finalidade de superar as desigualdades sociais e promover a autonomia intelectual do trabalho.
	
"Resulta da atividade intelectual de pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento em nossa sociedade. Sua produção resulta em mudanças ou rupturas significativas na forma de pensar e agir de uma determinada época se constituindo como obras clássicas". Tal definição refere-se à:
Cultura Erudita
Cultura de Massa
Cultura Popular
Cultura espontaneísta
Cultura popular individualizada
 
A cultura exprime as variadas formas pelas quais se estabelecem as relações entre os indivíduos, entre os grupos e destes com a natureza: como constroem abrigos para se proteger das intempéries, inventam utensílios e instrumentos, criam uma língua, a moral, a política, a estética, organizam leis e instituições, como se alimentam, casam e têm filhos, como concebem o sagrado e se comportam diante da morte.
Isto significa afirmar que:
5. O existir humano não é natural, mas cultural. E é cultural por ser simbólico, já que todo contato é intermediado pelos símbolos, isto é pelos signos, arbitrários e convencionais, capazes de representar o mundo.
4. O existir humano é natural e o homem não depende da cultura para poder se realizar como ser humano.
3. A cultura não é um produto histórico-social, mas sim uma providência divina que determina a condição humana.
1. O existir humano é natural e independe de sua vontade, ou seja, está determinado por foças exteriores ao homem e a própria natureza.
2. A cultura está pronta e acabada. Sendo assim, não pode e não deve ser modificada e alterada, pois a mesma decorre de uma vontade superior à vontade humana.
Sobre a relação entre educação e cultura é correto afirmar que:
I. o papel da educação é transmitir informações sobre os bens culturais.
II. cabe á educação a instrução dos indivíduos quanto ao uso histórico da cultura.
III. a cultura é um conteúdo que se for bem aprendido na escola pode simplificar a luta dos homens por justiça.
IV. a educação se insere nos processos culturais com vista a socializar, humanizar e emancipar os indivíduos ao longo da vida.
Somente o item IV está correto
Somente os itens II e III estão corretos
Somente os itens I e II estão corretos
Somente o item II está correto
Somente os itens I e IV estão corretos
	
A palavra democracia se origina Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais gregas). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos tinham o direito de participarem, ou seja, mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. Podemos afirmar que estão CORRETAS as opções:
I. Através de plebiscito referendo ou outras formas de consultas populares, ou seja, o povo pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país.
II. Através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram, o povo participa das decisões políticas de sua cidade, estado ou país.
III. Na sociedade moderna prevalece o modelo de democracia representativa em que os cidadãos elegem representantes, em intervalos regulares através das eleições, que votam os assuntos em seu favor.
Assinale a alternativa correta:
Todas as opções estão corretas
Somente a opção I está correta
Somente as opções I e III estão corretas
Somente as opções I e II estão corretas
Somente as opções II e III estão corretas
Sobre a educação na sociedade moderna e capitalista, podemos afirmar que:
I. A educação é tratada como produto, ou seja, como mercadoria de consumo. Tanto que a ideologia vigente reduz a educação ao mercado de trabalho, ou seja, sua finalidade é apenas econômica e deve atender as demandas da produção capitalista.
II. A implantação de um sistema educacional formal e igualitária em que a sua finalidade é promover a autonomia intelectual e, consequentemente, a superação da divisão social de classes.
III. O aluno é tratado como cliente, o professor como colaborador e a educação é inserida no campo do negócio.
IV. Todos, sem exceção, devem se preocupar com o sucesso individual ou com o marketing pessoal. Como se costuma veicular pelos meios de comunicação: a imagem é tudo!
Assinale a alternativa correta:
2. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos
4. Somente os enunciados I e III estão corretos
3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
1. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
5. Somente os enunciados II e IV estão corretos
O Estado-Nação é uma construção relativamente recente, datando do século XIX. Marque entre as opções abaixo aquela que melhor define o conceito de "nação" e aponta o lugar ocupado pela educação nessa realidade social e política.
A nação é uma construção cultural identitária que pode até ser comandada pelo Estado, mas tem a sua eficiência condicionada ao nível de aceitação por parte da sociedade civil. A educação é fundamental justamente na aquisição dessa aceitação.
A teoriação sobre a prática pedagógica ainda não chegou ao consenso a respeito da relação entre a educação e a nação.
A nação é um dado natural, cabendo, portanto, à educação exaltar as belezas naturais do seu respectivo país.
A nação é uma construção autoritária, cabendo, portanto, à educação defender o Estado responsável pela imposição da nação.
A nação é uma criação espontânea do povo, não tendo, portanto, nenhuma relação com a educação.
 
A Filosofia no século XIX descobre a Cultura como modo próprio e específico da existência dos seres humanos. Os animais são seres naturais; os humanos seres culturais. Com base na afirmação, assinale a (s) opção (ões) que NÃO faz (em) sentido como o papel da cultura.
I. Criação coletiva de ideias, símbolos e valores.
II. Auto-definição acerca do que é o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto.
III. Manifestações típicas da vida social, da criação de obras de pensamento e de arte.
IV. Comunicação por meio de códigos produzidos na história.
Somente a opção II não faz sentido como o papel da cultura
Somente a opção IV não faz sentido como o papel da cultura
Somente a opção I não faz sentido como o papel da cultura
Somente as opções I e IV não fazem sentido como o papel da cultura
Somente a opção III não faz sentido como o papel da cultura

Continue navegando