Logo Passei Direto
Buscar

Deficiência Auditiva Fundamentos e Metodologias

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O trabalho de Locke intitulado "Proposta de uma representação contendo um esquema de métodos para a inserção empregatícia dos pobres", publicado em 1671, faz uma explanação sobre medidas adequadas para equacionar os problemas vivenciados pela sociedade inglesa em relação à população pobre e, dentre estas sugestões, há muitas proposições que contemplam a educação.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- De acordo com Locke, a experiência é a condição fundamental dos processos complexos de pensamento.
II- Conforme Locke, somente os surdos que usavam implante coclear podiam frequentar escolas regulares.
III- Para Locke, a experiência sensorial é dispensável no processo de aprendizagem, já que é a racionalidade pura que deve orientar a prática pedagógica.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Constatamos que a elaboração da Iconographia dos Signaes dos Surdos-Mudos, por Flausino da Gama, transformou-o num mito da história da surdez e da língua de sinais. Como foi o precursor na elaboração de uma obra pioneira, muitas pessoas da área valorizam a iniciativa, porém desconhecem realmente o que Flausino fez.
No que se refere à história de surdos no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A O principal momento da educação de surdos no solo brasileiro aconteceu em 1998, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso contratou Helder Duarte (que é surdo) para ser ministro da saúde. Ele instituiu o uso de Libras nas escolas.
B Um dos marcos ocorreu em 1855, no momento em que o imperador Dom Pedro II trouxe um professor francês surdo - Hernest Huest -, para começar um trabalho educativo com os surdos.
C Em 1975, o presidente Ernesto Geisel decretou que crianças surdas passavam a ter o direito de frequentar escolas regulares no segmento privado. A pedagoga americana Aimee Semple McPherson veio para o Brasil, para dar formação docente aos professores.
D João Figueiredo foi o presidente que mais colaborou para a educação de estudantes surdos. Em 1983, ele nomeou António Ramalho Eanes como ministro da educação e, a partir de então, a presença do intérprete de Libras nas escolas passou a ser obrigatória.

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
A Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
B Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
C Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
D Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

No trabalho clínico, o uso da leitura de literatura para crianças com dificuldades de aprendizagem tem se mostrado muito produtivo. Não é só o professor de língua portuguesa que pode incentivar os estudantes a lerem.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir: I- É ideal que uma equipe multiprofissional esteja capacitada para atender as crianças surdas. Parte delas apresenta dificuldade de aprendizagem, por conta da dificuldade de comunicação. Além disso, algumas sofrem bullying pela sua condição. II- Na vertente socioantropológica, o aluno surdo é aceito como alguém que possui uma dificuldade para se comunicar, mas que essa dificuldade pode ser melhorada, assim como qualquer dificuldade de aprendizagem que um aluno ouvinte tem. III- As dificuldades de aprendizagem têm origem genética, portanto é ineficaz estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e demais funções relacionadas ao processo de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

As línguas de sinais são organizadas espacialmente e, portanto, estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial. Já as línguas orais estão relacionadas ao hemisfério esquerdo - responsável pela linguagem.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais. II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas. III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem. IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Welter, Vidor e Cruz (2015) realizaram um estudo sobre educação especial, mais precisamente envolvendo práticas de leitura e escrita por parte de sujeitos surdos. Trata-se de um estudo sobre o letramento, que abrangeu estratégias de leitura e escrita em contexto escolar e terapêutico.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Para aprendizagem da leitura e escrita de ouvintes, é recomendada a exploração de diversos gêneros discursivos tais como revistas, contos, livros, jornais, cartas, e receitas. Já no caso da aprendizagem da leitura e escrita de alunos surdos, esses gêneros são dispensáveis, já que o livro é o gênero discursivo suficiente para eles. II- É recomendável que o processo de aprendizagem relacionado à leitura e escrita de alunos surdos no ensino formal em sala de aula seja conduzido fazendo uso de materiais visuais que despertem o interesse deles, como imagens, vídeos e dramatizações. III- A técnica de scaffolding têm sido muito útil na aprendizagem de leitura por parte dos estudantes surdos. Ela é proveitosa para memorizar pontos relevantes do texto que está sendo abordado na sala de aula, bem como, para a organização temporal dos fatos, e melhor compreensão do texto. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

A respeito do de Francisco de Goya, conhecido como pintor do mundo e da vida interior dos homens, analise as sentenças a seguir: I- Esse célebre pintor espanhol viveu entre 1746 e 1828. A surdez não o impediu de se tornar um brilhante artista. II- Suas convicções ideológicas e políticas eram totalmente explícitas tanto no que dizia quanto em suas obras. III- Aos quarenta e seis anos contraiu uma doença desconhecida na época, e logo em seguida, perdeu a audição. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

De acordo com Moreira, Bolsanello e Seger (2011, p. 129), "do mesmo modo que a proposta da inclusão na educação básica precisa ter uma organização pedagógica planejada, devidamente financiada para assegurar os apoios e recursos físicos, humanos e materiais aos alunos com necessidades educacionais especiais, o ensino superior necessita das mesmas condições".
No que concerne à educação superior, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Poucos alunos surdos conseguem ingressar e permanecer no ensino superior e pouco tem sido feito para facilitar o acesso e o prosseguimento deles nas faculdades. Nem sempre eles encontram condições satisfatórias nas instituições para concluir seus estudos.
b) É preciso que as tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas instituições de ensino superior atendam às especificidades dos acadêmicos surdos. A disponibilização de vídeos que explicam o conteúdo através da língua de sinais é um exemplo.
c) A expansão dos referenciais de atuação do tradutor-intérprete no processo de inclusão, o campo de estudos sobre letramentos acadêmicos bilíngues de estudantes surdos em nada podem colaborar para a qualidade do ensino superior de alunos surdos.
d) Uma minoria de surdos ingressa no ensino superior e nem todos os ingressantes conseguem finalizar o curso; muito ainda precisa ser feito para que de fato o ensino superior seja um local de aprendizado efetivo para estudante surdo.

Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada. Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II- O domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III- A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas.
IV- A difusão do conhecimento tecnológico.
a) I e II.
b) II, III e IV.
c) I e III.
d) I, III e IV.

É correto apenas o que se afirma em:
I- A inclusão digital é um fator importante para o desenvolvimento social.
II- A inclusão digital deve ser promovida por meio de políticas públicas.
III- A inclusão digital é um direito de todos os cidadãos.
IV- A difusão do conhecimento tecnológico.
A - I e II.
B - I, III e IV.
C - I e III.
D - II, III e IV.

Ao examinarem o AEE em Manaus, Santos et al. (2017) recorreram à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, enfatizando que a oferta do AEE está prevista como gratuita e obrigatória nos dispositivos legais.
No tocante ao atendimento educacional especializado (AEE), analise as sentenças a seguir:
( ) Baseia-se no pressuposto de que a aprendizagem é um processo que depende da condição intelectual ser mais ou menos privilegiada.
( ) Dispõe recursos pedagógicos, além de oferecer, acompanhar o uso de materiais e de recursos em sala de aula.
( ) A adequação e a produção do material didático pedagógico é de responsabilidade do especialista em educação especial.
A - Somente a sentença I está correta.
B - As sentenças II e III estão corretas.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - As sentenças I e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O trabalho de Locke intitulado "Proposta de uma representação contendo um esquema de métodos para a inserção empregatícia dos pobres", publicado em 1671, faz uma explanação sobre medidas adequadas para equacionar os problemas vivenciados pela sociedade inglesa em relação à população pobre e, dentre estas sugestões, há muitas proposições que contemplam a educação.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- De acordo com Locke, a experiência é a condição fundamental dos processos complexos de pensamento.
II- Conforme Locke, somente os surdos que usavam implante coclear podiam frequentar escolas regulares.
III- Para Locke, a experiência sensorial é dispensável no processo de aprendizagem, já que é a racionalidade pura que deve orientar a prática pedagógica.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Constatamos que a elaboração da Iconographia dos Signaes dos Surdos-Mudos, por Flausino da Gama, transformou-o num mito da história da surdez e da língua de sinais. Como foi o precursor na elaboração de uma obra pioneira, muitas pessoas da área valorizam a iniciativa, porém desconhecem realmente o que Flausino fez.
No que se refere à história de surdos no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A O principal momento da educação de surdos no solo brasileiro aconteceu em 1998, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso contratou Helder Duarte (que é surdo) para ser ministro da saúde. Ele instituiu o uso de Libras nas escolas.
B Um dos marcos ocorreu em 1855, no momento em que o imperador Dom Pedro II trouxe um professor francês surdo - Hernest Huest -, para começar um trabalho educativo com os surdos.
C Em 1975, o presidente Ernesto Geisel decretou que crianças surdas passavam a ter o direito de frequentar escolas regulares no segmento privado. A pedagoga americana Aimee Semple McPherson veio para o Brasil, para dar formação docente aos professores.
D João Figueiredo foi o presidente que mais colaborou para a educação de estudantes surdos. Em 1983, ele nomeou António Ramalho Eanes como ministro da educação e, a partir de então, a presença do intérprete de Libras nas escolas passou a ser obrigatória.

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
A Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
B Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
C Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
D Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

No trabalho clínico, o uso da leitura de literatura para crianças com dificuldades de aprendizagem tem se mostrado muito produtivo. Não é só o professor de língua portuguesa que pode incentivar os estudantes a lerem.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir: I- É ideal que uma equipe multiprofissional esteja capacitada para atender as crianças surdas. Parte delas apresenta dificuldade de aprendizagem, por conta da dificuldade de comunicação. Além disso, algumas sofrem bullying pela sua condição. II- Na vertente socioantropológica, o aluno surdo é aceito como alguém que possui uma dificuldade para se comunicar, mas que essa dificuldade pode ser melhorada, assim como qualquer dificuldade de aprendizagem que um aluno ouvinte tem. III- As dificuldades de aprendizagem têm origem genética, portanto é ineficaz estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e demais funções relacionadas ao processo de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

As línguas de sinais são organizadas espacialmente e, portanto, estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial. Já as línguas orais estão relacionadas ao hemisfério esquerdo - responsável pela linguagem.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais. II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas. III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem. IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Welter, Vidor e Cruz (2015) realizaram um estudo sobre educação especial, mais precisamente envolvendo práticas de leitura e escrita por parte de sujeitos surdos. Trata-se de um estudo sobre o letramento, que abrangeu estratégias de leitura e escrita em contexto escolar e terapêutico.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Para aprendizagem da leitura e escrita de ouvintes, é recomendada a exploração de diversos gêneros discursivos tais como revistas, contos, livros, jornais, cartas, e receitas. Já no caso da aprendizagem da leitura e escrita de alunos surdos, esses gêneros são dispensáveis, já que o livro é o gênero discursivo suficiente para eles. II- É recomendável que o processo de aprendizagem relacionado à leitura e escrita de alunos surdos no ensino formal em sala de aula seja conduzido fazendo uso de materiais visuais que despertem o interesse deles, como imagens, vídeos e dramatizações. III- A técnica de scaffolding têm sido muito útil na aprendizagem de leitura por parte dos estudantes surdos. Ela é proveitosa para memorizar pontos relevantes do texto que está sendo abordado na sala de aula, bem como, para a organização temporal dos fatos, e melhor compreensão do texto. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

A respeito do de Francisco de Goya, conhecido como pintor do mundo e da vida interior dos homens, analise as sentenças a seguir: I- Esse célebre pintor espanhol viveu entre 1746 e 1828. A surdez não o impediu de se tornar um brilhante artista. II- Suas convicções ideológicas e políticas eram totalmente explícitas tanto no que dizia quanto em suas obras. III- Aos quarenta e seis anos contraiu uma doença desconhecida na época, e logo em seguida, perdeu a audição. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

De acordo com Moreira, Bolsanello e Seger (2011, p. 129), "do mesmo modo que a proposta da inclusão na educação básica precisa ter uma organização pedagógica planejada, devidamente financiada para assegurar os apoios e recursos físicos, humanos e materiais aos alunos com necessidades educacionais especiais, o ensino superior necessita das mesmas condições".
No que concerne à educação superior, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Poucos alunos surdos conseguem ingressar e permanecer no ensino superior e pouco tem sido feito para facilitar o acesso e o prosseguimento deles nas faculdades. Nem sempre eles encontram condições satisfatórias nas instituições para concluir seus estudos.
b) É preciso que as tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas instituições de ensino superior atendam às especificidades dos acadêmicos surdos. A disponibilização de vídeos que explicam o conteúdo através da língua de sinais é um exemplo.
c) A expansão dos referenciais de atuação do tradutor-intérprete no processo de inclusão, o campo de estudos sobre letramentos acadêmicos bilíngues de estudantes surdos em nada podem colaborar para a qualidade do ensino superior de alunos surdos.
d) Uma minoria de surdos ingressa no ensino superior e nem todos os ingressantes conseguem finalizar o curso; muito ainda precisa ser feito para que de fato o ensino superior seja um local de aprendizado efetivo para estudante surdo.

Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada. Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II- O domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III- A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas.
IV- A difusão do conhecimento tecnológico.
a) I e II.
b) II, III e IV.
c) I e III.
d) I, III e IV.

É correto apenas o que se afirma em:
I- A inclusão digital é um fator importante para o desenvolvimento social.
II- A inclusão digital deve ser promovida por meio de políticas públicas.
III- A inclusão digital é um direito de todos os cidadãos.
IV- A difusão do conhecimento tecnológico.
A - I e II.
B - I, III e IV.
C - I e III.
D - II, III e IV.

Ao examinarem o AEE em Manaus, Santos et al. (2017) recorreram à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, enfatizando que a oferta do AEE está prevista como gratuita e obrigatória nos dispositivos legais.
No tocante ao atendimento educacional especializado (AEE), analise as sentenças a seguir:
( ) Baseia-se no pressuposto de que a aprendizagem é um processo que depende da condição intelectual ser mais ou menos privilegiada.
( ) Dispõe recursos pedagógicos, além de oferecer, acompanhar o uso de materiais e de recursos em sala de aula.
( ) A adequação e a produção do material didático pedagógico é de responsabilidade do especialista em educação especial.
A - Somente a sentença I está correta.
B - As sentenças II e III estão corretas.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - As sentenças I e III estão corretas.

Prévia do material em texto

Deficiência Auditiva: Fundamentos e Metodologias AVALIAÇÃO FINAL
1 "O trabalho de Locke intitulado "Proposta de uma representação contendo um esquema de métodos para a inserção empregatícia dos pobres", publicado em 1671, faz uma explanação sobre medidas adequadas para equacionar os problemas vivenciados pela sociedade inglesa em relação à população pobre e, dentre estas sugestões, há muitas proposições que contemplam a educação" (TAMBARA; ARRIADA, 2017, p. 365). Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- De acordo com Locke, a experiência é a condição fundamental dos processos complexos de pensamento. II- Conforme Locke, somente os surdos que usavam implante coclear podiam frequentar escolas regulares. III- Para Locke, a experiência sensorial é dispensável no processo de aprendizagem, já que é a racionalidade pura que deve orientar a prática pedagógica. Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro; ARRIADA, Eduardo. John Locke: alguns problemas referentes à educação do pobre. Hist. Educ., Santa Maria, v. 21, n. 52, p. 363-378, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200363&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2018.
A
Somente a afirmativa I está correta.
B
Somente a afirmativa III está correta.
C
As afirmativas I e II estão corretas.
D
As afirmativas II e III estão corretas.
2 "Constatamos que a elaboração da Iconographia dos Signaes dos Surdos-Mudos, por Flausino da Gama, transformou-o num mito da história da surdez e da língua de sinais. Como foi o precursor na elaboração de uma obra pioneira, muitas pessoas da área valorizam a iniciativa, porém desconhecem realmente o que Flausino fez. A reprodução do material de Pélissier foi realizada com base nos conhecimentos que possuía de desenho; talvez, no Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, as aulas relativas a essa disciplina tenham lhe proporcionado algumas noções da técnica" (SOFIATO; REILY, 2011, p. 638). No que se refere à história de surdos no Brasil, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: SOFIATO, Cássia Geciauskas; REILY, Lucia Helena. "Companheiros de infortúnio": a educação de "surdos-mudos" e o repetidor Flausino da Gama. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 625-640, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2018.
A
O principal momento da educação de surdos no solo brasileiro aconteceu em 1998, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso contratou Helder Duarte (que é surdo) para ser ministro da saúde. Ele instituiu o uso de Libras nas escolas.
B
Um dos marcos ocorreu em 1855, no momento em que o imperador Dom Pedro II trouxe um professor francês surdo - Hernest Huest -, para começar um trabalho educativo com os surdos.
C
Em 1975, o presidente Ernesto Geisel decretou que crianças surdas passavam a ter o direito de frequentar escolas regulares no segmento privado. A pedagoga americana Aimee Semple McPherson veio para o Brasil, para dar formação docente aos professores.
D
João Figueiredo foi o presidente que mais colaborou para a educação de estudantes surdos. Em 1983, ele nomeou António Ramalho Eanes como ministro da educação e, a partir de então, a presença do intérprete de Libras nas escolas passou a ser obrigatória.
3 (ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno: 
FONTE: http://www.cepae.faced.ufu.br. Acesso em: 7 jul. 2017.
A
Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
B
Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
C
Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
D
Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
4 “No trabalho clínico, o uso da leitura de literatura para crianças com dificuldades de aprendizagem tem se mostrado muito produtivo” (BARONE, 2020, p. 229). Não é só o professor de língua portuguesa que pode incentivar os estudantes a lerem. Sobre as dificuldades de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- É ideal que uma equipe multiprofissional esteja capacitada para atender as crianças surdas. Parte delas apresenta dificuldade de aprendizagem, por conta da dificuldade de comunicação. Além disso, algumas sofrem bullying pela sua condição.
II- Na vertente socioantropológica, o aluno surdo é aceito como alguém que possui uma dificuldade para se comunicar, mas que essa dificuldade pode ser melhorada, assim como qualquer dificuldade de aprendizagem que um aluno ouvinte tem.
III- As dificuldades de aprendizagem têm origem genética, portanto é ineficaz estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e demais funções relacionadas ao processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARONE, L. M. C. A literatura na primeira infância. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 37, n. 113, p. 225-231, ago. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2022.
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
5 "As brincadeiras, entre outras atividades, deflagram que a surdez, a língua de sinais e a identidade do surdo se constituem em meio a um permanente diálogo com a sociedade ouvinte, numa dinâmica rica entre diversidades culturais e linguísticas" (SILVA, 2006, p. 135). Sobre o brincar e as crianças surdas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Quando a brincadeira acontece entre crianças surdas e ouvintes, e não há uma língua em comum, nem a intervenção de profissionais que intermedeiem essa relação, torna-se difícil existir um equilíbrio entre as crianças. 
( ) Enquanto a criança surda está brincando é bom observar os recursos linguísticos que ela aciona para estabelecer os papéis na brincadeira, as negociações das regras, a expressão dos sentimentos por meio do faz de conta. 
( ) Quando a criança surda tem a oportunidade de brincar com outras crianças, todas são beneficiadas. As vivências com crianças ouvintes faz com que a criança com surdez elabore sua limitação comunicacional com a sociedade em que vive. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: SILVA, Daniele Nunes Henrique. Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, p. 121-139, ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2018.
A
F - V - F.
B
F - F - V.
C
V - F - F.
D
V - V - V.
6 Fernandes e Healy (2013, p. 365) apresentaram "generalizações matemáticas de um grupo de alunos surdos enquanto esses interagem principalmente através de Libras. Ao longo das duas sessões, há evidências nas generalizações expressas por eles que refletem um modo de pensar algebricamente, mesmo que ainda não recorram à língua algébrica convencional". As línguas de sinais são organizadas espacialmente e, portanto, estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsávelpelo processamento de informação espacial. Já as línguas orais estão relacionadas ao hemisfério esquerdo - responsável pela linguagem. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais. 
II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas. 
III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem. 
IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: FERNANDES, Solange H. A.; HEALY, Lulu. Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos. Cad. CEDES, Campinas, v. 33, n. 91, p. 349-368, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2018.
A
Somente a afirmativa II está correta.
B
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
Somente a afirmativa III está correta.
7 Welter, Vidor e Cruz (2015) realizaram um estudo sobre educação especial, mais precisamente envolvendo práticas de leitura e escrita por parte de sujeitos surdos. Trata-se de um estudo sobre o letramento, que abrangeu estratégias de da leitura e escrita em contexto escolar e terapêutico. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Para aprendizagem da leitura e escrita de ouvintes, é recomendada a exploração de diversos gêneros discursivos tais como revistas, contos, livros, jornais, cartas, e receitas. Já no caso da aprendizagem da leitura e escrita de alunos surdos, esses gêneros são dispensáveis, já que o livro é o gênero discursivo suficiente para eles. 
II- É recomendável que o processo de aprendizagem relacionado à leitura e escrita de alunos surdos no ensino formal em sala de aula seja conduzido fazendo uso de materiais visuais que despertem o interesse deles, como imagens, vídeos e dramatizações. 
III- A técnica de scaffolding têm sido muito útil na aprendizagem de leitura por parte dos estudantes surdos. Ela é proveitosa para memorizar pontos relevantes do texto que está sendo abordado na sala de aula, bem como, para a organização temporal dos fatos, e melhor compreensão do texto. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: WELTER, Gabriela; VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques; CRUZ, Carina Rebello. Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 3, p. 459-470, 2015.
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
Somente a sentença III está correta.
8 “No que se respeita aos desenhos preparatórios para gravuras de Goya, é de salientar que, no geral, não copiava exatamente os desenhos em suas gravuras, senão que os 'adaptava', dado que ele era o próprio gravador, o que não era tão frequente entre os artistas de seu tempo” (HIDALGO, 2016, p. 654). A respeito do de Francisco de Goya, conhecido como pintor do mundo e da vida interior dos homens, analise as sentenças a seguir:
I- Esse célebre pintor espanhol viveu entre 1746 e 1828. A surdez não o impediu de se tornar um brilhante artista.
II- Suas convicções ideológicas e políticas eram totalmente explícitas tanto no que dizia quanto em suas obras.
III- Aos quarenta e seis anos contraiu uma doença desconhecida na época, e logo em seguida, perdeu a audição.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HIDALGO, Beatriz. A originalidade técnica no desenho de Goya e seus contemporâneos: Abordagens sobre o desenho na segunda metade do século XVIII. Varia Historia [online]. 2016, v. 32, n. 60, pp. 639-668. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-87752016000300004>. Acesso em: 9 mar. 2022.
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
9 De acordo com Moreira, Bolsanello e Seger (2011, p. 129), "do mesmo modo que a proposta da inclusão na educação básica precisa ter uma organização pedagógica planejada, devidamente financiada para assegurar os apoios e recursos físicos, humanos e materiais aos alunos com necessidades educacionais especiais, o ensino superior necessita das mesmas condições". No que concerne à educação superior, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: MOREIRA, Laura Ceretta; BOLSANELLO, Maria Augusta; SEGER, Rosangela Gehrke. Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educ. rev., Curitiba, n. 41, p. 125-143, set. 2011. Disponível em; http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2018.
A
É preciso que as tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas instituições de ensino superior atendam às especificidades dos acadêmicos surdos. A disponibilização de vídeos que explicam o conteúdo através da língua de sinais é um exemplo.
B
A expansão dos referenciais de atuação do tradutor-intérprete no processo de inclusão, o campo de estudos sobre letramentos acadêmicos bilíngues de estudantes surdos em nada podem colaborar para a qualidade do ensino superior de alunos surdos.
C
Uma minoria de surdos ingressa no ensino superior e nem todos os ingressantes conseguem finalizar o curso; muito ainda precisa ser feito para que de fato o ensino superior seja um local de aprendizado efetivo para estudante surdo.
D
Poucos alunos surdos conseguem ingressar e permanecer no ensino superior e pouco tem sido feito para facilitar o acesso e o prosseguimento deles nas faculdades. Nem sempre eles encontram condições satisfatórias nas instituições para concluir seus estudos.
10 (ENADE, 2015) Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada. Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam: 
I- A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. 
II- O domínio de ferramentas de robótica e de automação. 
III- A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. 
IV- A difusão do conhecimento tecnológico. 
É correto apenas o que se afirma em: 
FONTE: FERREIRA, J. R. et al. Inclusão Digital. In.: Brasil. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004.
A
I e II.
B
I, III e IV.
C
I e III.
D
II, III e IV.
11 "A prevenção da surdez comprovadamente custa muito menos do que o seu tratamento (protetização ou implante coclear). Além disso, a reabilitação dessas crianças para o desenvolvimento do processo auditivo e sua integração na sociedade é muito mais dispendiosa e trabalhosa para a área da saúde do que a simples profilaxia" (CECATTO et al., 2003, p. 239). No que concerne à infância e à surdez, analise as sentenças a seguir: 
I- Na concepção vygotskyana, é fundamental quea criança surda aprenda a língua de sinais, e é desnecessário que ela aprenda a linguagem oral de forma mecanizada. É ideal que as crianças aprendam a língua desde cedo.
 II- A criança surda, quando expressar o seu pensamento na forma linguística, pode ser discriminada pela sociedade. A participação dos pais, nesse caso, não é importante durante o processo terapêutico da criança surda. 
III- Devemos proporcionar meios viáveis - incluindo-se a língua de sinais - para que ela seja inserida em um mundo mais solidário e que possa compreender as limitações que a surdez implica. 
IV- O aluno com surdez tem melhores condições de interagir com os colegas de sala de aula por conta dos aprendizados da língua de sinais e de outras maneiras de expressar o que pensa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CECATTO, S. B. et al. Análise das principais etiologias de deficiência auditiva em Escola Especial "Anne Sullivan". Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo, v. 69, n. 2, p. 235-240, mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2018.
A
Somente a sentença IV está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
12 Ao examinarem o AEE em Manaus, Santos et al. (2017) recorreram à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, enfatizando que a oferta do AEE está prevista como gratuita e obrigatória nos dispositivos legais. No tocante ao atendimento educacional especializado (AEE), analise as sentenças a seguir:
(    )  Baseia-se no pressuposto de que a aprendizagem é um processo que depende da condição intelectual ser mais ou menos privilegiada.
(    ) Dispõe recursos pedagógicos, além de oferecer, acompanhar o uso de materiais e de recursos em sala de aula.
(    ) A adequação e a produção do material didático pedagógico é de responsabilidade do especialista em educação especial.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, João Otacílio Libardoni dos. et al. Atendimento Educacional Especializado: Reflexões sobre a Demanda de Alunos Matriculados e a Oferta de Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus-AM. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 3, 2017.
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina