Buscar

Mercado de Capitais - Simulado 15

Prévia do material em texto

Mercado de Capitais
Simulado 15
1. A taxa SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia é a taxa básica da economia no mercado brasileiro. Qual órgão é responsável por determinar esta taxa?
A) CVM – Comissão de Valores Mobiliários
B) CEF – Caixa Econômica Federal
C) BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
D) BACEN - Banco Central do Brasil
2. São emitidas pelas empresas, normalmente com intermediação de uma instituição financeira que atua como agente fiduciário aos investidores. Assinale a alternativa correta:
A) Debêntures
B) Títulos Públicos Federais
C) LCI - Letra de Crédito Imobiliário
D) Certificado de Depósito Bancário
3. Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro, cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referência ou subjacente. O mercado de derivativos é um mercado de liquidação futura, ou seja, suas negociações são feitas hoje, mas sua liquidação é para uma data futura e ele se divide em quatro: Mercado de Futuros, Mercado a Termo, Operação com Opções e Contratos de Swaps.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Operação com Opções: são contratos que dão direitos a quem investe nelas. Existem dois tipos: opções de compra e opções de venda. As opções de compra dão direito ao
investidor de ter a opção de comprar os ativos negociados naquela opção; as opções de venda dão o direito ao investidor de vender os ativos negociados naquele contrato
de opções.
B) Contratos de Swaps: são trocas de rentabilidades entre indicadores diferentes. No caso do Swap, o investidor e a instituição financeira negociam a troca da rentabilidade de um investimento pela de outro indicador, por exemplo, variação do dólar e CDI.
C) Mercado de Futuros: são basicamente compromissos de compra/ou venda de determinado ativo em data futura, por um preço acordado. Sua utilização é comum para produtores e compradores que desejam se proteger das variações de preços. Quando são negociados contratos futuros, a parte que naquele dia teve uma variação desfavorável precisará pagar as variações do valor do contrato diariamente.
D) Mercado a Termo: são distorções de preços entre mercados, os quais investidores se favorecem disso para obter lucros, comprando derivativos no mercado “A” e vendendo no Mercado “B” e vice-versa.
4. No mercado de capitais e nas finanças, um dos aspectos mais importantes, quanto aos investimentos, é a mensuração dos componentes básicos de uma avaliação de ativos: risco e retorno. Para tanto, é amplamente utilizado um modelo de precificação de ativos conhecido como CAPM – Capital Asset Pricing Model. Este modelo, derivado da teoria do portfólio, busca uma resposta de como esses componentes básicos devem ser relacionados e mensurados na avaliação do ativo.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A) O CAPM é um indicador de atratividade de um negócio, ele mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu. O CAPMé obtido sob a forma de unidade de tempo e consiste, basicamente, numa modalidade de cálculo inversa à da rentabilidade.
B) O CAPM é baseado na idéia de que o investidor quer ter de retorno uma remuneração de baixo risco, conhecida como a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) do investimento e, além dessa taxa, deseja ainda receber um prêmio, uma taxa além da TMA, pelo risco da aplicação que ele está fazendo.
C) O CAPM oferece conceitos válidos e aceitos para a estimativa do custo de oportunidade do capital próprio. Ele foi desenvolvido por Willian Sharpe e é
considerado, teoricamente, uma das melhores alternativas para a apuração da taxa de retorno requerida pelos investidores.
D) Além de ser amplamente utilizado nas várias operações do mercado de capitais e no processo de decisão em condições de risco, por meio do CAPM também é possível encontrar a taxa de retorno buscada pelos investidores.
5. A liquidez do investimento refere-se à quantidade de valor monetário, o capital disponível para o investimento e o tempo em que se deseja recuperar esse capital. Em função disso, o investidor pondera qual a real capacidade de liquidar o valor mobiliário (papel valor), ou seja, a facilidade de vender esse “investimento” para levantar caixa.
Um dos elementos de decisão fica em função das necessidades de liquidez do investimento em questão, segundo Bruni (2009) ao que a liquidez se referente, marque a alternativa CORRETA:
A) A liquidez refere-se ao tempo de manutenção do investimento, podendo estar associado à dificuldade de venda ou realização dos ativos. Quanto menor a liquidez, maior o tempo do investimento ou a dificuldade para sua realização, sendo o inverso verdadeiro. Exemplo, diz-se que a liquidez de investimentos feitos em alguns imóveis é baixa, em função da maior dificuldade de vendê-los.
B) A liquidez refere-se ao tempo de duração do investimento, podendo estar associado somente à dificuldade de venda. Quanto menor a liquidez, maior o tempo do investimento ou a dificuldade para sua realização, sendo o inverso verdadeiro. Exemplo, diz-se que a liquidez de investimentos feitos em alguns imóveis é baixa, em função da maior dificuldade de vendê-los.
C) A liquidez refere-se ao tempo de manutenção do investimento, podendo estar associado à dificuldade de venda ou realização dos ativos. Quanto maior a liquidez, maior o tempo do investimento ou a dificuldade para sua realização, sendo o inverso verdadeiro. Exemplo, diz-se que a liquidez de investimentos feitos em alguns imóveis é baixa, em função da maior dificuldade de vendê-los.
D) A liquidez refere-se ao tempo de manutenção do investimento, podendo estar associado à dificuldade de venda ou realização dos ativos. Quanto menor a liquidez, maior o tempo do investimento ou a dificuldade para sua realização, sendo o inverso verdadeiro. Exemplo, diz-se que a liquidez de investimentos feitos em alguns imóveis é alta, em função da menor dificuldade de vendê-los.
6. Análise as assertivas e assinale a alternativa correta:
É um amplo indicador de atividade econômica de uma nação. É o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano pelas suas empresas. Inclui os rendimentos obtidos pelos cidadãos e pelas empresas no exterior, mas não inclui os rendimentos obtidos por estrangeiros dentro do país.
O texto refere-se ao conceito de :
A) IPCA.
B) PIB.
C) PNB.
D) PNB.
7. "A proposta da reforma tributária apresentada pelo governo ao Congresso na última sexta-feira (25) apresentou importantes mudanças que afetam a carteira do investidor, como a unificação da alíquota do Imposto de Renda (IR) em 15%, independentemente do prazo de resgate da aplicação, o fim da isenção sobre dividendos para os cotistas de fundos imobiliários e a tributação de fundos exclusivos fechados."
Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/onde-investir/quais-investimentos-poderao-manter-a-isencao-de-ir-com-a-reforma-tributaria/>. Acesso em: 30 de junho de 2021.
Atualmente qual a alíquota de IR nas aplicações em títulos públicos entre 361 e 720 dias?
A) 22,5%
B) 20%
C) 17,5%
D) 15%
8. O sistema financeiro segmentou-se em quatro grandes mercados: mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais.
Assinale a afirmação CORRETA em relação ao mercado de câmbio.
A) É constituído em essência pelos bancos comerciais e pelos bancos múltiplos.
B) É a grande fonte de recursos de longo prazo para investimentos na economia, assumindo papel relevante no processo de desenvolvimento econômico.
C) Neste mercado são realizadas as operações de curtíssimo prazo, que permitem o controle da liquidez monetária da economia.
D) É onde ocorrem as diversas operações de compra e venda de moedas estrangeiras conversíveis.
9. Assaf Neto e Lima (2017) apresenta a seguinte definição de mercado de capitais:
( F ) mercado monetário - neste mercado são realizadas as operações de curtíssimo prazo, que permitem o controle da liquidez monetária da economia. São negociados nesse mercado, principalmente, os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional e destinados à execução da política monetária do governo e aqueles emitidoscom o intuito de financiar as necessidades orçamentárias da União, além de diversos títulos emitidos pelos Estados e Municípios;
( F ) é constituído em essência pelos bancos comerciais e pelos bancos múltiplos. O objetivo básico desse mercado é o de suprir as necessidades de recursos de curto e médio prazo dos diversos agentes econômicos.
( V ) é onde ocorrem as diversas operações de compra e venda de moedas estrangeiras conversíveis, englobando todos os agentes econômicos com motivos para realizar operações com o exterior, como importadores e exportadores; investidores e instituições financeiras;
( V ) é a grande fonte de recursos de longo prazo para investimentos na economia, assumindo papel relevante no processo de desenvolvimento econômico, apresentando forte ligação entre os agentes superavitários, que possuem capacidade de poupança, e investidores carentes de recursos de longo prazo.
( ) A atuação desse mercado se processa por diversas modalidades de financiamento de longo prazo para capital de giro e capital fixo, atuando também com operações de prazo indeterminado, como aquelas que envolvem emissão e subscrição de ações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – V – V
B) F – V – V – V
C) V – V – V – V
D) V – V – F – V
10. Intermediação Financeira
Na economia moderna, os intermediários financeiros se “interpõem” entre poupadores e investidores. Nesse sentido, as atividades de intermediação financeira contribuem para a conciliação dos interesses dos agentes econômicos, através do equilíbrio de ?
Escolha a alternativa correta:
A) Prazos, Valores e Rentabilidade
B) Prazos e Risco
C) Prazos e Valores
D) Prazos, Valores e Risco

Mais conteúdos dessa disciplina