Buscar

Políticas Públicas e Educação no Brasil

Prévia do material em texto

TUTOR:DANIELE GOMES DE PAULA
MILENA DA SILVA GILDO | PED3006
FRANCISCA MARIANNE DA SILVA DANTAS
APRESENTAÇÃO
Acadêmico: Milena da Silva Gildo
 Francisca Marianne da Silva Dantas
Disciplina: Projeto de Ensino em Educação
Área de concentração: Educação, escola e políticas públicas
Tema: Politicas Publicas e Direitos Educacionais
OBJETIVOS
Analisar a relação entre sociedade e educação.
 Os investimentos voltados para a mesma, avanços e aplicação.
 Principais programas existentes até hoje e como está o conhecimento da sociedade sobre o assunto.
Levar informações ao maior número de pessoas sobre a importância de saber como funciona a edução em nosso país,
INTRODUÇÃO
considerando a importância da educação como um direito social garantido pela Constituição Federal, podemos dizer que as políticas educacionais fazem parte do processo de crescimento e desenvolvimento do nosso país — contribuindo, inclusive, para mudar o Brasil que conhecemos. Por isso nos sociedades precisamos ter conhecimento de como é realizada e aplicada as politicas publicas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Politicas publicas e o que eu tenho haver com isso? Elas ajudam a administrar conflitos e a superar os inúmeros desafios existentes na educação brasileira.
 Na citação de Caldas (2008,p5): ‘ o bem estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade” Por que isso ocorre?
Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral. Ela faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam às demandas da população. As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui, conforme apontado acima, sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral (CALDAS, 2008, p. 5-6
METODOLOGIA
Inicialmente pesquisamos em livros e sites para aprofundarmos nosso conhecimentos, Encontramos além da LDB e do PNE o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação (FUNDEB), Programa Caminho da Escola, Brasil Alfabetizado (PBA), Programa Universidade para todos (PROUNI), Sistema de Cotas e a Politicas Intersetoriais, programa auxilio Brasil entre outros.
METODOLOGIA
Em seguida fomos para a praça da cidade, onde realizamos uma pequena entrevista com 15 moradores da cidade de Guaramiranga que passavam naquele momento fazendo perguntas como Você sabe o que são politicas publicas? Porque elas existem? O que temos haver com elas e qual a importância? O que poderia ser feito para facilitar os estudos? E a resposta obtida foi nítida a maioria desconhecem a existência de algumas
METODOLOGIA
Muitos alunos frequentam a sala de aula sem saber o valor da educação para seu crescimento pessoal e profissional e para o desenvolvimento de habilidades sociomocionais importantes para o convívio em sociedade.
CONCSIDERAÇÕES FINAIS
Como evidenciamos o desconhecimento da população pretendemos elaborar palestras principalmente em reuniões de pais, para os alunos e moradores da cidade. Para que eles tenham noção e saibam quais são os seus direitos e deveres para defendê-los. Porque em muitos casos essas politicas são falhas não conseguem alcançar seus objetivos devido a uma serie de fatores como corrupção, falta de administração qualificada, falta de participação dos profissionais da educação na elaboração dessas politicas, pois eles agem apenas como executores não participa da diretamente para a tomada de decisões e a participação da própria sociedade na luta pelos direitos e incentivos aos estudantes. 
CONCSIDERAÇÕES FINAIS
Desta forma toda a sociedade precisa ser mais participativa, pois atualmente nos deparamos com uma serie de problemas e dificuldades principalmente na escola publica que sempre foi desvalorizada na visão da população, que só quem faz parte da rede de ensino sabe as necessidades que existem, possui muitos profissionais excelentes o que falta é interesse da população e investimentos fiscalizados de verbas para que realmente cheguem ao lugar certo para criar e melhorar vários aspectos como: escola para todos, educação de qualidade, eliminação do déficit de aprendizagem, conciliação entre trabalho e atividades escolares, combate à evasão escolar, ambiente jovem e acolhedor, integração a iniciativas de combate à miséria e esclarecimento sobre o papel da escola.
CONCLUSÃO
Todos podem participar acompanhando leis em tramitação, mobilizando e pressionando os governantes e representantes para a aprovação de políticas que considerem relevantes, debatendo abertamente temas de interesse público e participando de conselhos deliberativos. Em uma sociedade onde o Estado é omisso ou ineficiente, criar, fiscalizar e garantir direitos é uma obrigação de todos. E, quanto mais organizada a sociedade civil for, mas força ela terá. 
REFERÊNCIAS
CALDAS, Ricardo Wahrendorff (Coord.). Políticas públicas: conceitos e práticas. Supervisão por Brenner Lopes e Jefferson Ney Amaral. Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008. Disponível em: <hp://www.agenda21comperj.com.br/sites/localhost/files/MANUAL%20DE%20POLITICAS%20P%C3%9ABLICAS.pdf>. Acesso em: 26 de julho 2022
https://blog.unyleya.edu.br/insights-confiaveis/o-que-sao-as-politicas-educacionais/#:~:text=Ao%20estabelecer%20modelos%20educacionais%20concebidos,extrema%20import%C3%A2ncia%20para%20o%20pa%C3%ADs. Acessado em 27/06/2022.
REFERÊNCIAS
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/15/as-politicas-publicas-e-o-direito-a-educacao-no-brasil-uma-perspectiva-historica#:~:text=As%20pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o,Educa%C3%A7%C3%A3o%20para%20todos%20os%20cidad%C3%A3os. Acessado em 27/06/2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. São Paulo: 
Nilobook, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembrode 1996.
“

Continue navegando