Buscar

Prova N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova N2 comunicação
1- No contexto empresarial, a comunicação (oral ou escrita) é necessária para que rumos e posicionamentos sejam estabelecidos. Neste contexto, é importante entendermos sobre a cultura organizacional da empresa e sobre os atores envolvidos no processo de comunicação.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, analise as asserções a seguir no que diz respeito aos atores envolvidos na comunicação de uma empresa:
 
I. Colaboradores.
II. Clientes.
III. Fornecedores.
IV. Concorrentes.
É correto apenas o que se afirma em: I,II,III.
2- Faz parte da cultura organizacional de uma empresa sua identidade organizacional. Toda empresa possui uma identidade própria e deseja transmiti-la ao seu público-alvo. Dessa forma, em um ambiente competitivo onde existem empresas que oferecem o mesmo produto ou produtos similares, se posicionar com sua própria identidade é essencial.
 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente os fatores que formam a identidade de uma organização, no que diz respeito à comunicação com seu público-alvo:R: identidade visual e linguagem das campanhas publicitarias 
3- As duas categorias básicas de comunicação são: o texto escrito e o texto oral. Sobre essas duas categorias de uso da língua, existem aspectos que as caracterizam e as diferenciam entre si. As diversas relações profissionais e acadêmica, podem usar um ou outro tipo de texto. Ou ainda, os dois tipos de textos de maneira mista 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, analise as asserções a seguir no que diz respeito à utilização de textos orais em ambiente acadêmico: 
I. Dissertações.
II. Palestras.
III. Debates.
IV. Seminários.
É correto apenas o que se afirma em: II, III e IV.
4- Os autores Halliday e Hasan (1976) destacam cinco estratégias linguísticas de coesão textual que devem estar presentes na elaboração de um texto. Desta forma, este estará coeso e organizada para apresentar coerência ao leitor.
 
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta as cinco estratégias às quais os autores se referem: Resposta correta. A alternativa está correta, pois quando estudamos as cinco estratégias dos autores Halliday e Hansan (1976) nos deparamos com a referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical. 
5- Para analisar se um texto é ou não coerente além de realizar uma leitura e interpretação, podemos recorrer a alguns princípios básicos. Segundo Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são fundamentais para a estruturação de um texto coeso. 
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85.
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta os princípios básicos citados pelos autores: Resposta correta: A alternativa está correta, pois trata-se da continuidade (retomada de elementos e ideias no decorrer do texto), a progressão (informações que acrescentadas fazem o texto progredir), a não contradição (as partes externas e internas do textos não se contradizem) e a articulação (princípio da coerência que mantém relação estreita com a coesão textual).
6- Um dos três tipos de domínio da coerência textual diz respeito à interação: o contexto, o tipo de ato de fala, os valores e as crenças dos interlocutores. Assim, torna o texto coerente, visto que atende ao que é solicitado (uma narrativa de experiência pessoal, é um exemplo). E é adequado à situação comunicativa em questão.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que indica o tipo de domínio ao qual o trecho acima se refere: 
Resposta Correta: Domínio Pragmático. Resposta correta. A alternativa está correta, pois trata-se do domínio pragmático que ajuda a determinar a coerência externa do texto.
7- Atualmente, convivemos com diversos tipos de gêneros textuais digitais. Dessa forma, é comum utilizarmos os gêneros textuais digitais, como o e-mail, as mensagens instantâneas, o bate-papo, a vídeo chamada entre outros para diversas ações e relações no dia a dia. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito ao uso dos gêneros textuais digitais no dia a dia:
I. Para estudar
II. Para socializar com outras pessoas.
III. Para se informar e se entreter.
IV. Para trabalhar.
É correto apenas o que se afirmar em: I,II,II,IV.
8- A multimodalidade é um conceito desenvolvido por Kress e Van Leeuwen (1996) para descrever os diversos modos ou modalidades semióticas pelos quais os textos são compostos. Nesse contexto, cada um desses modos ou modalidades possui potencial para a construção do sentido no texto.
Fonte: KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. New York: Longman, 1996.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta elementos multimodais:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois o som, a imagem, o texto escrito, os gestos e o uso das cores são elementos multimodais que possuem potencial para a construção de sentido do texto.
9- A argumentação possui muita importância em um texto, já que argumentos bem fundamentados e explicitados são capazes de convencer o público, seja por meio da linguagem oral ou escrita. Nesse sentido, vale destacar que uma habilidade importante para uma boa argumentação é a empatia.
 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que define a empatia na argumentação de um texto: O autor de um texto oral ou escrito deve sempre se colocar no lugar do seu ouvinte/ leitor.
10- Viegas (1999, p. 170) destaca que, no discurso científico, “[...] busca-se a objetividade, a isenção do autor, sua fidelidade ao fato, a descrição pura e simples, a neutralidade, sem posicionamentos subjetivos, ideológicos ou éticos”. Assim, são constituídos os princípios básicos da linguagem acadêmica.Fonte: 
VIEGAS, W. Fundamentos de Metodologia Científica. Brasília: Editora da UNB, 1999.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta os quatro princípios básicos da linguagem acadêmica: a clareza, a precisão, a comunicabilidade e a consistência.

Outros materiais