Buscar

Adaptação pedagógica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adaptação pedagógica
1) De acordo com os estudos apresentados nesta Unidade de Aprendizagem, que abordam questões associadas às dimensões e noções de moralidade social, formação do sujeito moral e também aquilo que podemos compreender como sendo os horizontes éticos que norteiam os sujeitos, é CORRETO afirmar que podemos compreender por Ética:
Resposta: O estudo do ethos, a ciência do ethos, que objetiva colocar à apreciação a experiência humana dentro de juízos de valor do que é certo e errado.
A ética é capaz de apresentar um estudo de valores que serão qualificados, do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a uma determinada sociedade, seja de modo absoluto.
2) Observe atentamente o esquema abaixo, que aborda tópicos muito importantes sobre a formação do sujeito moral circunscritos nas dimensões da psicologia e da moralidade: 
Resposta: O sujeito moral assume um papel de destaque, já que adota posturas que irão alterar eticamente a realidade em que vive.
Conforme apresentando no infográfico, o sujeito moral ocupa uma posição central, pois faz escolhas e age conforme preceitos éticos e orientações educacionais e psicológicas.
3) Vimos que a constituição do sujeito moral tem uma grande implicação no conjunto da sociedade, graças às consequências de seus atos e o que eles podem replicar em termos de normas de conduta e ação. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o sujeito moral em sua constituição leva em consideração:
Resposta: A importância das dimensões éticas das noções de lei e justiça.
As noções de lei e justiça estão amplamente imbricadas à constituição do sujeito ético.
1) O pesquisador Lawrence Kohlberg desenvolveu uma importante teoria que nos auxilia na compreensão da constituição do sujeito moral. Em tal teoria, o estudioso destaca os níveis de desenvolvimento do sujeito moral no que ele denominou de pré-convencional, convencional e pós-convencional. Tal desenvolvimento do sujeito moral está CORRETAMENTE expresso na alternativa:
Resposta: Consciência moral.
A consciência moral é um atributo moral de suma importância para a compreensão das ações do sujeito moral e sua constituição.
5)Leia atentamente o trecho abaixo:
Uma característica presente e comum a todos os modelos teóricos sobre a constituição do sujeito moral, segundo a psicologia, é a de que o raciocínio e a consciência moral não são processos inatos, mas ocorrem ao longo de um processo de desenvolvimento no qual as interações entre as pessoas e o contexto sociocultural têm papel relevante. Ou seja, a Psicologia reconhece e reafirma em suas várias orientações teóricas sobre moralidade que o bebê humano não nasce pronto nem moral, e se constitui Ser Humano Ético ao longo do seu existir a partir das interações recíprocas que estabelece com os outros, com o ambiente e com a sociedade.
(Fonte: COSTA, Anna E. Constituição do sujeito moral: contribuições da Psicologia para o estudo da moralidade. In: COELHO, Maria Inês, COSTA, Ana Edith. A educação e a formação humana. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 103.)
A ideia central do texto está expressa CORRETAMENTE em:
Resposta: A consciência moral não está dada no sujeito no momento de seu nascimento, mas sim constitui-se como algo que vai se consolidando segundo o contexto vivido.
A consciência moral não é um processo inato, mas ocorre ao longo de um processo de desenvolvimento no qual as interações entre as pessoas e o contexto sociocultural têm papel relevante.

Outros materiais