Buscar

Educação de Surdos nas escolas regulares de ensino.


Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL
LAYANE DE PAULA SANTOS, 150106876 
PARAUAPEBAS
2017
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL
 (MANTENHA ESTE TÍTULO ALINHADO COM O DA CAPA)
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: 
LAYANE DE PAULA SANTOS, 150106876
PARAUAPEBAS
2017
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES	4
2.1.1	Caracterização da escola de Educação Infantil	5
2.1.2	Caracterização da Escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental	5
2.1.3	Caracterização da Escola de Anos Finais do Ensino Fundamental	6
2.1.4	Caracterização da Escola de Ensino Médio	6
2.2	OBSERVAÇÃO DA GESTÃO COMO UM TODO	7
2.2.1	Observação na Gestão da Educação Infantil	7
2.2.2	Observação na Gestão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental	7
2.2.3	Observação na Gestão dos Anos Finais do Ensino Fundamental	8
2.2.4	Observação na Gestão do Ensino Médio	8
2.3	OBSERVAÇÃO ESPECÍFICA DO GESTOR	8
2.3.1	Observação do Gestor de Educação Infantil	8
2.3.2	Observação do Gestor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental	9
2.3.3	Observação do Gestor dos Anos Finais do Ensino Fundamental	10
2.3.4	Observação do Gestor do Ensino Médio	10
2.4	DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO	11
2.4.1	Aplicação do Planos de Ação na Educação Infantil	11
2.4.2	Aplicação do Planos de Ação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental	12
2.4.3	Aplicação do Planos de Ação nos Anos Finais do Ensino Fundamental	12
2.4.4	Aplicação do Planos de Ação no Ensino Médio	13
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS	14
REFERÊNCIAS	15
ANEXO A – Fichas de Avaliação na Escola-campo	16
ANEXO B – Planos de Ação	20
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado na Gestão Escolar realizado nas instituições Escola Municipal de Ensino Infantil Leide Maria Torres, Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso da Silva e Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim.
O Estágio na Gestão Escolar tem como objetivo compreender as diferentes relações que se estabelece no âmbito da gestão e sua influencia no processo de organização, funcionamento da escola e nas atividades pedagógicas permite que o estagiário tenha contato com o seu campo profissional de atuação, faça uso dos seus conhecimentos teóricos.
A Gestão Escolar se trata da caracterização do planejamento do trabalho escolar, a gestão se divide em seis pilares principais que buscam a autonomia administrativa, financeira, pedagógica e a otimização de tempo e processos nas instituições de ensino regular e curso. 
Para a realização deste trabalho foi realizada a caracterização das instituições, observação da gestão como um todo e observação especifica do gestor nas escolas. Também foi planejados e aplicados quatro planos de ação com temas diversos, que envolveram alunos, pais e professores um dos requisitos obrigatórios é o momento das intervenções com os pais, alunos e professores, tendo como objetivo discutir sobre um problema pertinente à escola.
20
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o Desenvolvimento que apresenta a Caracterização das Instituições; Observação da gestão como um todo; Observação especifica do gestor; Descrição da aplicação dos planos de ação; Considerações finais; Referências; Anexo A e B.
DESENVOLVIMENTO 
Neste item do relatório serão apresentadas as etapas 
cumpridas no Estágio Supervisionado Gestão Educacional, foram realizadas observações e questionamentos com as coordenadoras e conversas informais com os demais funcionários das instituições de ensino. 
A sociedade de hoje impõe um novo modelo de educação e a escola precisa estar cada vez mais preparada para lidar com questões que fazem parte desta nova visão da sociedade, através do trabalho coletivo de toda a equipe escolar.
Assim segundo Aranha (2005, p.76.). 
As transformações que o mundo em geral, a sociedade brasileira e a escola em particular tem vivenciado apontam para o aguçamento dessas dimensões [política e pedagógica] e desconhece-las pode ser além de um grave erro político-pedagógico, um entrave real ao avanço da escola e do processo de ensino-aprendizagem por ela desenvolvida.
Nos dias de hoje, ser gestor escolar não é tarefa fácil. Encontram-se muitas dificuldades dentro do espaço escolar, no entanto, o seu papel é imprescindível para dar sentido às novas conquistas e efetivar as relações democráticas afetivas e escolares.
Como refere Barroso & Carvalho (2009, p.12).
O trabalho da gestão escolar se deve centrar nas questões pedagógicas e que é aí que deve residir o essencial das mudanças da organização e funcionamento das escolas. Essa intervenção é necessária para gerir, em cada escola, a heterogeneidade dos alunos preservando, ao mesmo tempo, os princípios comuns à universalização do ensino público.
CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES
Neste item serão caracterizadas as instituições de ensino em que foi realizado o Estágio Supervisionado de Gestão Educacional nas Instituições de Ensino de Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Nesta parte do relatório será descrito todas as características das escolas em que foi realizado o Estágio de Gestão.
 Educação Infantil
No dia 15/08/2017 foi realizada a primeira visita a Escola de Educação Infantil Leide Maria Torres, situada na rua 18, Qd especial, S/N, Bairro Jardim Canada, na cidade de Parauapebas.
O quadro de funcionários, conta com 40 funcionários, 1 diretora, 1 coordenadora, 12 professoras, 10 auxiliar de turma, 2 cuidadora, 1 secretaria, 2 auxiliar adm., 3 vigia, 5 mediadores, 3 auxiliar de serviço gerais.
A escola é composta por 8 salas de aula, que atende 16 turmas, 8 no período da manhã e 8 no período da tarde, com o total de 218 alunos. A estrutura física 1 direção, 1 secretaria, 1 almoxarifado, 4 banheiros sendo 2 masculino (adulto/infantil) e 2 femininos (adulto/infantil), 8 salas de aula, 1 pátio/refeitório grande e coberto, 1 sala multiuso e 1 parquinho com brinquedos.
A escola junto com os professores desenvolve alguns projetos para os alunos, apresentações no pátio para os pais ou as outras turmas, os pais podem e são convidados para participarem das aulas de seus filhos ou para lerem uma historinha. Foi observado que a ludicidade esta muito presente no dia-a-dia da criança na escola, quando as crianças chegam na escola são recebidas com musicas e há brinquedo no pátio para elas brincarem enquanto não são encaminhadas para suas salas. Cada sala tem sua horta ou jardim. Uma vez por semana cada turma tem um banho de mangueira ou plantar na horta.
Caracterização da Escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental
No dia 17/08/2017 foi realizada a primeira visita a Escola Domingos Cardoso da Silva localizada na Rua Cristóvão Colombo, S/N, Quadra 117 Bairro Habitat Feliz cidade Parauapebas PA.
O quadro de funcionários conta com o total de 93 funcionários, 1 diretora, 1 vice-diretor, 52 professores, 5 auxiliares de turma, 8 auxiliares administrativo, 6 coordenadoras, 5 vigia, 8 auxiliares de serviços gerais, 7 merendeiras, 1 secretária.
A escola é composta por 17 salas de aula, 4 banheiros, 1 direção, 1 secretaria, 1 sala de apoio, 1 coordenação, 1 sala dos professores, 1 sala de informática, 1 biblioteca, 1 sala multifuncional, 1 pátio/refeitório coberto, 1 quadra coberta, 1 sala para guardar os materiais esportivos, 1 sala do Projeto Mais Educação. 
Não existe uma associação de pais, mestre ou funcionários a escola coordena o Projeto Soletrando para ajudar os alunos que ainda tem dificuldades na leitura e o Projeto Mais Educação que oferece aulas das disciplinas de Português, Matemática, Artes, Teatro e Caráterpara os alunos com nota baixa. Os pais comparecem na escola apenas quando são chamados para entrega de notas ou alguma festa comemorativa.
Caracterização da Escola de Anos Finais do Ensino Fundamental
No dia 17/08/2017 foi realizada a primeira visita a Escola Domingos Cardoso da Silva localizada na Rua Cristóvão Colombo, S/N, Quadra 117 Bairro Habitat Feliz cidade Parauapebas PA.
O quadro de funcionários conta com o total de 93 funcionários, 1 diretora, 1 vice-diretor, 52 professores, 5 auxiliares de turma, 8 auxiliares administrativo, 6 coordenadoras, 5 vigia, 8 auxiliares de serviços gerais, 7 merendeiras, 1 secretária.
A escola é composta por 17 salas de aula, 4 banheiros, 1 direção, 1 secretaria, 1 sala de apoio, 1 coordenação, 1 sala dos professores, 1 sala de informática, 1 biblioteca, 1 sala multifuncional, 1 pátio/refeitório coberto, 1 quadra coberta, 1 sala para guardar os materiais esportivos, 1 sala do Projeto Mais Educação. 
Não tem uma associação de pais e mestres, ou funcionários. Os projetos nesse ciclo constitucionais. A escola conta com 2 alunas surdas e 1 aluno deficiente auditivo, em questão da inclusão dos mesmos a escola deixa a desejar pois os alunos ainda não são alfabetizados no português e sabem pouco Libras, eles tem acompanhamento uma vez por semana por uma intérprete, nesses momentos a intérprete alfabetiza os alunos no português e ensina Libras, depois já em sala de aula junto com os demais alunos dar aula de libras para facilitar o diálogo entre os alunos.
Caracterização da Escola de Ensino Médio
No dia 28/08/2017 foi realizada a primeira visita a escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim localizado na Avenida Inglaterra, S/N, Bairro Novo Horizonte na cidade Parauapebas.
O quadro de funcionários conta como total de 50 funcionários, 1 diretora, 4 coordenadora, 34 professores, 3 auxiliar de serviços gerais, 1 secretária, 4 auxiliar administrativo e 3 vigias (cedidos pelo município).
A escola é composta por 11 salas de aula, 4 banheiros, 1 direção, 1 sala dos professores, 1 secretaria. A escola funciona em 3 períodos (Matutino, Vespertino e Noturno) atendendo o total de 1281 alunos divididos nesses 3 turnos.
A escola não possui alunos inclusos, pois a mesma não tem condições e estrutura física adequada para oferecer um atendimento apropriado para esses alunos. A escola coordena o projeto Mundiar, os alunos matriculados nesse projeto os alunos matriculados concluem o ensino médio em 18 meses.
OBSERVAÇÃO DA GESTÃO COMO UM TODO
Observação na Gestão da Educação Infantil
A Escola Leide Maria Tores funciona nos horários das 08h00min as 12h00min e das 14h00min as 18h00min, durante a visita foi observada que a escola abre 30 minutos antes do horário, é um ambiente acolhedor que desde a chegada dos alunos tem uma funcionária recebendo os pais na entrada e retirando alguma dúvida dos mesmos e logo encaminhando para o pátio para aguardarem o horário enquanto esperam as crianças brincam com os brinquedos disponíveis ou dançam, pois todos os dias é ligado uma caixa de som para a recepção dos alunos.
A coordenadora Pedagógica junto com a Diretora busca trabalhar em harmonia com os demais funcionários, estimulando ideias para elaboração de projetos e atividades tanto para alunos quanto para os pais e comunidade.
Observação na Gestão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Durante a visita a Escola Domingos Cardoso da Silva foi observado que a maioria dos alunos vai à escola de ônibus pelo fato de morarem longe a escola junto com o governo municipal articulam uma melhor forma de garantir a segurança dos alunos, assim à gestão escolar organizou algumas carteirinhas para o uso dos alunos e assim evitar que alguns outros alunos fossem por engano para outro bairro.
Todos os funcionários tem um bom relacionamento apesar do ambiente não ser democrático muitas vezes o vigia deixa o portão para fazer alguma outra função que foi solicitado a ele. A Diretora infelizmente deixa a desejar pelo fato de não ter “voz” na escola os alunos obedecem mais o vice-diretor pelo fato dele está sempre na entrada quando os alunos chegam e observando os mesmo para ver se não estão fazendo algo errado. As coordenadoras responsáveis por esse período vão de sala em sala conversar com as professoras e perguntar se algum aluno está com alguma dificuldade.
Observação na Gestão dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Durante a visita a Escola Domingos Cardoso da Silva foi observado que a maioria dos alunos vai a escola de ônibus pelo fato de morarem longe a escola junto com o governo municipal articulam uma melhor forma de garantir a segurança dos alunos, assim a gestão escolar organizou algumas carteirinhas para o uso dos alunos e assim evitar que algum outro alunos fosse por engano para outro bairro.
Todos os funcionários tem um bom relacionamento apesar do ambiente não ser democrático muitas vezes o vigia deixa o portão para fazer alguma outra função que foi solicitado a ele. A Diretora infelizmente deixa a desejar pelo fato de não ter “voz” na escola os alunos obedecem mais o vice-diretor pelo fato dele está sempre na entrada quando os alunos chegam e observando os mesmo para ver se não estão fazendo algo errado.
Observação na Gestão do Ensino Médio
A Escola Eduardo Angelim funciona em três horários 07h00min as 11h00min, 11h00min as 15h00min e das 15h00min as 19h00min. Durante a visita foi observado que a coordenadora pedagógica e a diretora têm um bom relacionamento com os professores e os demais funcionário, algumas vezes foi observado que alguns professores não querem cumprir o horário e liberam os alunos mais cedo assim criando confusões coma coordenadora por exigir que os professores tem o dever de cumprir seu horário, algumas disciplinas ainda não tem professores então a escola tem que liberar os alunos mais cedo.
OBSERVAÇÃO ESPECÍFICA DO GESTOR
Observação do Gestor de Educação Infantil
A observação foi realizada com a coordenadora pedagógica da escola. A coordenadora exerce a sua profissão há sete anos e há quatro anos está trabalhando na atual escola, as suas principais responsabilidades é todo o acompanhamento pedagógico (planejamento, observação das salas, formação dos professores, organiza e faz o acompanhamento de cominância de projetos). Contribui com os professores e alunos na coordenação dos estudos para ampliar o conhecimento e a aprendizagem dos alunos. A coordenadora sempre faz um atendimento individual com os pais, organiza reuniões para relatar algum problema se houver, solicita que os pais participem da sexta cultura onde os alunos fazem apresentações. 
Os principais projetos que são coordenados é em datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães, dia das crianças), também o projeto de horta e jardinagem onde incentiva cada professora a fazer uma horta ou jardim junto com as crianças. Quando foi questionada sobre as facilidades e dificuldades que se tem presente na escola, a mesma disse “Não é facilidade, mas sim a parceria com os demais funcionários para a elaboração de projetos, as dificuldades são em questões materiais que são limitados e que as vezes é proposto projetos mas alguns funcionários tem dificuldades ou não se interessam para desenvolver”, quando se trata dos conflitos a coordenadora busca sempre ouvir os dois lados, ser parcial, e conversar com as crianças sobre respeitar o espaço do outro.
Todos os dias quando se inicia mais um período de aula a coordenadora vai de sala em sala verificando o que precisa ser feito e arrumado e melhorado nas salas, foi observado que a mesma sempre é atenciosa e quando está nas salas interage com as crianças e é bem recebida pelas professoras.
Observação do Gestor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A observação foi realizada com a coordenadora pedagógica, a coordenadora exerce a profissão a oito anos e a sete está na escola, suas entre suas principais responsabilidades está o planejamento didático, gestão em sala de aula e análise da leitura dos alunos, com os professores contribui fazendo pesquisas, organizando materiaisde estudo para retirada de duvidas no planejamento.
Com os pais organiza reuniões, incentiva os pais a fazer o acompanhamento da aprendizagem dos filhos, organiza momentos culturais em datas comemorativa e convida os pais para participar, atualmente a coordenadora é responsável pelo Projeto Soletrando que busca a melhoria da leitura dos alunos, mas segundo a coordenadora a maior dificuldade é conseguir que a família participe na escola já que pais não entendem a importância de fazer acompanhamento do aprendizado dos filho. No dia a dia tem poucos conflitos e como foi relatado anteriormente o maior conflito é a família não comparecer na escola, os alunos dificilmente tem conflitos e quando existe é resolvido na base do diálogo e as vezes é chamado os pais para conversar.
Foi observado que a coordenadora vai de sala em sala fazendo a análise da leitura, demonstra muito afeto com as crianças e paciência explicando as palavras que a criança tem dificuldade, a coordenadora relatou que a maioria das crianças que tem mais dificuldades são as que não tem suporte em casa que é uma ferramenta importante para o aprendizado, pois os pais também precisam incentivar os filhos e os auxiliar em dúvidas e nas atividades para casa.
Observação do Gestor dos Anos Finais do Ensino Fundamental
A observação foi realizada com a coordenadora pedagógica, a coordenadora exerce a profissão a 6 anos e a 8 meses trabalha na instituição, suas principais responsabilidades é o planejamento com os professores, mantendo sempre um bom dialogo com a equipe, acompanhamento pedagógico, observação na sala de aula ajudando na prática dos professores, e acompanhamento das frequências dos alunos. Com os alunos contribui pedagogicamente com ideias que possa acrescentar na prática pedagógica e fazendo o acompanhamento da aprendizagem dos mesmos.
Quando existe algum conflito, a coordenadora sempre mantem um bom dialogo ouvindo as partes envolvidas, telefona para os pais para relatar algum problema quando há necessidade, principalmente quando se trata da frequência dos alunos para juntos resolveres algum problema que possa estar impedindo do aluno comparecer na escola e sempre buscando fortalecer o vínculo e a parceria entre a família e a escola.
A coordenadora vai de sala em sala conversar com os professores para saber se há algum problema que ela possa resolver ou alguma reclamação sobre o comportamento dos alunos. Sempre ver as necessidades que está tendo no momento e tenta melhorar a realidade com palestras incentivadoras, motivacionais, despertando o interesse dos alunos pelo estudo.
Observação do Gestor do Ensino Médio
A observação foi realizada com a coordenadora pedagógica da escola, a coordenadora exerce há 18 anos a profissão e há 6 anos está na escola suas principais responsabilidades é o planejamento e o acompanhamento pedagógico e orientação educacional para os alunos. A organiza todos os horários dos professores, como a escola ainda tem algumas disciplinas sem professores ela é responsável por avisar os professores em qual sala eles devem ir ou pedindo para os mesmos adiantar aula em alguma sala. A coordenadora relata que o trabalho com os pais é complicado pois como a escola não tem um amplo espaço o atendimento é individualizado. 
A coordenadora é uma das responsáveis para supervisionar o Projeto Mundiar, esse projeto é a aceleração de aprendizagem com os alunos que tenham a idade mais avançada para concluir o ensino médio em 18 meses. Segundo a coordenadora, não há facilidade pois o trabalho na coordenação é complexo e que a todo momento está mediando conflitos principalmente de alunos contra alunos. 
A escola atende principalmente alunos de classe média baixa e alguns que tem algum histórico com drogas ilícitas então no dia a dia a coordenadora sempre mantém um bom diálogo com os alunos, procurando saber se tem algum problema entre eles ou se alguém está vendendo algo ilícito na escola para tomar as devidas providencias e não expor os demais alunos a algum risco.
DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO
Aplicação dos Planos de Ação na Educação Infantil
No dia 16/10/2017, aplicou-se o plano de ação para os pais da escola Leide Maria Torres abordando o tema “A importância dos pais na escola”, o objetivo era conscientizar os pais sobre como é importante acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Para iniciar a ação foi realizada a leitura do texto A lição da borboleta desde já os pais ficaram emocionados com a história, em seguida foi proposto uma dinâmica para os pais todos pegaram um pedaço de papel e escreveram ideias de como podem melhorar a escola ou dificuldades que tem ao lidar com os filhos e como podem ajudar no aprendizado, após todos ter escrito o papel foi dobrado e colocado em um balão, foi colocada uma música e foi solicitado aos pais a pegarem seus balões e jogarem para o alto para mistura-los, no inicio os pais ficaram um pouco tímidos, mas logo se soltaram e entraram na brincadeira com o fim da música cada pai/mãe pegou um balão e voltou ao seu lugar. Após todos estarem em seus lugares de um por um foi estourado os balões e foi lido o que havia no papel e cada pai/mãe deu sua opinião de como eles deviam contribuir mais com a escola, entretanto alguns relatavam que não tinham tempo para ir a escola por causa do trabalho, mas que sempre que podiam, ajudavam em alguma atividade ou ler o alfabeto. Com o decorrer da dinâmica foi possível observar que alguns pais ainda pensam que a responsabilidade de ensinar a criança é somente da escola, porém alguns sabem que é essencial ajudar e acompanhar a aprendizagem da criança. 
Aplicação dos Planos de Ação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
No dia 19/10/2017, aplicou-se o plano de ação para os alunos da escola Domingos Cardoso da Silva abordando o tema “Consumo sustentável de água”, o objetivo era conscientizar os sobre compreender a importância de evitar o desperdício da água. Para iniciar a ação foi abordado com os alunos sobre os três estados que se pode encontrar a água (liquido, sólido e gasoso), foi questionado aos alunos como seria a vida na terra se acabasse a agua, alguns ficaram em dúvida e disseram que a água nunca acabaria, porém foi explicado aos alunos que apesar de ainda ter muita água ela não é renovável, ou seja, no futuro ela pode acabar e que o que podemos fazer é utilizar a agua de forma responsável e não desperdiçar para garantir um futuro também para as próximas gerações. Com isso, foram levantados alguns questionamentos para os alunos, se eles se policiam, se sabem como economizar água ou se o pai ou a mãe reutilizam água para fazer outros a fazeres da casa. Foi observado que alguns alunos ainda eram convictos que agua nunca iria acabar, mas com o decorrer da palestra os mesmos entenderam que devem evitar o desperdício e que mesmo que a agua não acabe agora no futuro as pessoas poderiam sofrer com a escassez de agua e que cada um deveria fazer sua parte.
Aplicação dos Planos de Ação nos Anos Finais do Ensino Fundamental
No dia 27/10/2017, aplicou-se o plano de ação para os alunos da escola Domingos Cardoso da Silva abordando o tema “Gravidez na adolescência”, o objetivo era conscientizar os alunos sobre a importância de evitar à gravidez na adolescência a palestra teve inicio com um vídeo com depoimentos de jovens que engravidaram na adolescência, com isso foi explicado para os alunos que a gravidez na adolescência esta cada vez mais comum, e que com a gravidez também vem algumas dificuldades, pois na maioria dos casos as alunas abandonam a escola por vergonha ou por não ter com quem deixar a criança. Foi questionado aos alunos se a algum caso na família deles ou se tinham alguma amiga que acabou desistindo da escola por esse motivo. 
Foi explicado aos alunos que haviam vária maneiras de se evitar a gravidez não desejada, usando pílulas anticoncepcionais, injeções e a mais importante utilizando a camisinha que além de evitar a gravidez também evita de pegar alguma doença sexualmente transmissível como a AIDS e o HIV entre outras.Foi observado que principalmente as alunas se sentiam com vergonha de falar abertamente sobre esse assunto pois isso ainda é um tabu dentro da família que não fala sobre sexo com os filhos, mas no fim, todos deram sua opinião sobre como é importantes evitar a gravidez e usar a camisinha, alguns admitiram que as vezes “relaxam” ou que não gostam de usar.
Aplicação dos Planos de Ação no Ensino Médio
No dia 30/10/2017, aplicou-se o plano de ação para os pais da escola Eduardo Angelim abordando o tema “Orientação profissional”, o objetivo era conscientizar os alunos sobre como é importante fazer a escolha profissional correta. A palestra teve inicio com a dinâmica do barbante, onde cada aluno se apresentou e disse qual a profissão que gostaria de seguir e por que gostariam, alguns alunos relataram que os seus pais queriam que eles seguissem uma profissão com uma remuneração alta, mas eles não se identificavam e isso acabava criando um conflito. Foi explicado aos alunos que primeiramente eles devem se conhecer pois isso é fundamental, saber do que gostam e não gostam, fazer uma lista de habilidades para assim poderem fazer a sua escolha sem medo e evitar de escolher algo que não se identificam. Também foi explicado que não se deve pensar na remuneração, pois teria chances de ser infeliz profissionalmente. Foi observado que muitos alunos ainda não decidiram o que fazer, e que alguns estavam pensando em escolher algumas profissões por causa da opinião dos pais ou das amizades, porém com a palestra esse alunos agora podiam pensar melhor e rever suas escolhas para evitar se arrepender no futuro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término do estágio percebi o quanto é gratificante essa experiência pois é por meio do estagio que vivenciamos na prática o que é ser um gestor escolar, as maiores dificuldades que encontrei nas escolas foram a falta de comprometimento dos pais na educação dos próprios filhos deixando a escola como sua única responsável sendo que a participação dos pais é essencial na educação.
Ser pedagogo não é somente ocupar um cargo na escola é assegurar a aprendizagem dos alunos, fazer o acompanhamento do progresso do aluno junto com os professores, adotar medidas de intervenções, proporcionar formas de atuação para melhorar o funcionamento tanto para os professores quanto para os alunos.
Todas as partes dos estágio foram essenciais para o desenvolvimento profissional, pois proporcionou a oportunidade de está atuando no meio da gestão escolar e adquirindo experiências para o futuro, a melhor parte foi a aplicação dos planos de ação pois tive a oportunidade de interagir diretamente com os pais e alunos não somente ensinando mas também aprendendo.
 
REFERÊNCIAS
ARANHA, Antônia Vitória Soares. Gestão e organização do trabalho escolar: novos tempos e espaços de aprendizagem. IN: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Gestão Educacional: Novos olhares, novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p.75-86.
BARROSO, J. e CARVALHO, L. M. (2009). La gestion de centros de ensegñanza obligatoria em Portugal . In: Sallán, J. G. (Coord.) La gestion de centros de ensegñanza obligatoria en IberoAmerica, pp. 126-137.
ANEXO A – Fichas de Avaliação na Escola-campo
Educação Infantil
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Anos Finais do Fundamental
Ensino Médio
ANEXO B – Planos de Ação
	
[Type text]	[Type text]	[Type text]