Buscar

TRABALHO de D.CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO
É possível dizer, diante do exposto, que uma norma pode ser valida mas não ser ainda vigente (vacacio); se valida e vigente, mas não Ter eficácia; não ser nem valida, nem vigente e Ter força ou vigor. O que fundamenta a produção retroativa de efeitos, isto é, embora revogada ela ainda conserva sua força vinculante e pode por isso produzir concretamente efeitos.
Comentário Pessoal:
Uma norma para ser tornar Lei tem que necessariamente seguir o caminho de sua formação, ou seja, ela tem que ser aprovada pelo Poder Legislativo e depois receber a Sanção do Poder Executivo, em seguida Publicada para se tornar Valida, após o período de Vigência (Vacacio) ela então entra em Vigor e adquire sua Eficácia.
Portanto uma norma pode ser valida mas terá que passar pelo período de vacacio para se tornar uma norma vigente e se a norma tem sua validade e vigência ela terá sua eficácia necessariamente ou então não tem o porque da Lei.
Se a norma não é valida ou vigente ela não poderá Ter eficácia e nem vigor.
A norma embora revogada só poderá produzir seus efeitos de maneira concreta se a mesma foi derrogada por outra norma, pois uma vez ab-rogada ela não tem Repristinação.
Marco Antonio Nadalin Peixoto
Ciência Jurídica - 1L3

Continue navegando